Diário de bordo - Malm

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 set 2013, 15:24

Se o mistério da tartaruga desaparecida se deve a uma célula que descarrega mais que as outras, e que só se nota abaixo de 25% de SoC, então arrisco-me a afirmar que as tartarugas imievescas de 2011 são uma espécie em vias de extinção. Se calhar só eu e' que dei pelo desaparecimento porque só eu e' que fui ver se ela lá estava. Nos VE de 2011, ter células a descarregar a taxas diferentes pode ser a norma, mas e' coisa que só se vê abaixo dos 30% de SoC. Lá vou ter que o descarregar aos 10%, 'a procura da célula responsável. Aposto na 73.
Isso também quererá dizer que, mudando um pack apenas, eu poderei recuperar parte significativa da autonomia perdida (que, diga-se, não me tem feito falta, porque estava disponivel pós-tartaruga). Pode também estar aqui a explicação para o facto de os i-MiEV trazerem uma tartaruga com tanta autonomia.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 28 set 2013, 16:44

Já agora, onde compraste o aparelho?

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 set 2013, 17:42

O meu é um STN1170 Bluetooth OBDII Adapter. Comprei em http://batman.homelinux.com/blog/stn117 ... i-adapter/. Neste momento está esgotado. Paguei pelo brinquedo cerca de 85€, mas depois ainda foram mais 28,67€ na alfândega. Se quiseres combinamos um dia e experimentamos no teu Ion.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 set 2013, 17:46

Ontem fui a Viseu e vim e no regresso estava assim.

Imagem

Quando saí não foi a 100%, pelo que à vinda usei e abusei do N para chegar a casa com pelo menos 3 barras.

Hoje fui a Viseu e vim, mesmo percurso e no regresso estava assim.

Imagem

Desta vez saí a 100% e à vinda não utilizei uma unica vez o N.

Conclusão: as células ficam melhor balanceadas sem o uso do N (sempre vão carregando de forma mais constante ao longo do percurso, o que ajuda a que fiquem balanceadas). Mas sem N gasta-se mais de SoC.
Última edição por Malm em 28 set 2013, 18:28, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 28 set 2013, 17:49

Malm Escreveu:O meu é um STN1170 Bluetooth OBDII Adapter. Comprei em http://batman.homelinux.com/blog/stn117 ... i-adapter/. Neste momento está esgotado. Paguei pelo brinquedo cerca de 85€, mas depois ainda foram mais 28,67€ na alfândega. Se quiseres combinamos um dia e experimentamos no teu Ion.
Ok, excelente :)

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 set 2013, 20:38

Imagem

É neste momento que o carro para. Antes mostrou a tartaruga por um segundo.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 28 set 2013, 21:52

Boa! Parece que o nível de tensão para parar o carro são os 2,75V. Estranho ele indicar 14% de SOC, quando obviamente a célula mais fraca tem muito menos do que isso até aos 2,5V. Talvez seja o SOC médio ou o SOC da célula mais alta. Não parece haver muito a fazer pois há muitas células próximas da célula mais fraca.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 set 2013, 22:20

Estou inclinado para que ele apresente o SoC médio (acho que é a opção mais lógica, senão bastava ter uma célula impecável e as restantes muito fanadas e ele dava sempre SoC alto). Também cheguei a essa conclusão, não há nada a fazer. O carro é que podia ser mais inteligente e redistribuir os 85% que dá para utilizar pelas 16 barras mais tartaruga. Mas não, a minha tartaruga é agora a última barra, com a desvantagem de o carro não a interpretar como tal.

Embora eu seja o primeiro a mostrá-lo (provavelmente, pela simples razão de o ter levado lá abaixo), o mais provável, a meu ver, é esta situação de existirem células bem mais abaixo que outras ser comum a todos os VE de 2011. Eu sei que ninguém está interessado em levar o seu carro abaixo de 25% de SoC, mas se por acaso acontecer e tiverem o ELM 327, vejam como estão as coisas.

No meu carro, tanto a 100% como a 50% de SoC não se nota nada, é tudo alinhadinho. Só quando baixa dos 30% é que começa a revelar-se a diferença, e à medida que se aproxima dos 15% a coisa piora de maneira exponencial.

Continua a dar para fazer a viagem de ida e volta a Viseu, uns 105 km, ainda com a folga de mais duas barras e para lá sobe-se bastante. Mas dá um bocado de insegurança saber que o carro não nos dá a informação que devia. Em boa hora mandei vir o OBDii, assim já sei que quando a 73 chegar aos 2,75V acabou-se.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 28 set 2013, 23:04

Parece-me que no pack das baterias, até pelo screenshot que já aqui mostrei (o padrão têm-se mantido semelhante ao longo do tempo), há sítios normalmente um pouco mais quentes que outros. Isso pode explicar que as zonas das células 19, 63 e 73 estejam claramente piores. Se esta minha hipótese estiver correta, esta situação vai acontecer em todos os i-MiEV e seus clones, mais ano, menos ano.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 28 set 2013, 23:12

Também substituindo só essas três células, obtém-se uma melhoria considerável.

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