Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm »

Não tenho dúvidas, há zonas mais quentes e mais frias num pack imievesco, que se notam bem após carregamentos lentos mais demorados ou depois de fazer uns quantos quilómetros. A fartura de sensores torna-o evidente. Não vejo nenhuma razão para não acontecer o mesmo num Leaf (pode é não ser tão pronunciado, ou até mais que olhando para uma imagem do pack, aquilo de certeza não aquece tudo da mesma maneira). Só não o detetam porque não têm número de sensores suficientes para isso. O resultado dessa assimetria já eu conheço :cry: .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por RJSC »

Os Leafs têm uma ventoinha dentro da caixa das baterias para fazer circular o ar e harmonizar a temperatura.
Não é perfeito, mas é alguma coisa para tentar minimizar o diferencial de temperaturas.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm »

RJSC Escreveu:Os Leafs têm uma ventoinha dentro da caixa das baterias para fazer circular o ar e harmonizar a temperatura.
Não é perfeito, mas é alguma coisa para tentar minimizar o diferencial de temperaturas.
Pelo menos mostraram que têm noção do problema. Isso irá minimizar o efeito. Penso que o i-MiEV não a tem, pois nunca vi nada sobre isso.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3111
Registado: 19 fev 2011, 02:51
Data de Aquisicao: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe »

RJSC, por acaso sabes a localização exata da dita ventoinha? E se comunica diretamente para o exterior. ( estou a ser comodista, pois tenho algures um manual de manutenção
que de certeza o indica :oops: ) ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por RJSC »

Onde está não sei, mas sei que a caixa de baterias é selada do exterior.
E ainda bem, senão quando a abrissem era só pó, terra e contactos oxidados com o pó e humidade.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr »

O Leaf não tem ventoinha dentro do pack. A dissipação do calor pelo pack é completamente passiva e sem qualquer tipo de ventilação forçada. Mesmo em andamento a ventilação dentro do pack é muito reduzida. Para verificar basta tirar a tampa do fusível de emergência, no meio dos bancos de trás.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por RJSC »

mjr Escreveu:O Leaf não tem ventoinha dentro do pack. A dissipação do calor pelo pack é completamente passiva e sem qualquer tipo de ventilação forçada. Mesmo em andamento a ventilação dentro do pack é muito reduzida. Para verificar basta tirar a tampa do fusível de emergência, no meio dos bancos de trás.
Ok, já descobri a razão desta "desinformação" presente em muitos site. Os protótipos iniciais tinham ventoinha mas retiraram-na nas versões de produção.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm »

Pelo menos as células não se constipam :lol: .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3111
Registado: 19 fev 2011, 02:51
Data de Aquisicao: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe »

Qual será então a melhor posição para colocar uma ventoínha externa ao pack, para dissipar algumas calorias ao dito. ( sem o constipar, conforme dica do Malm :mrgreen: )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm »

O meu palpite é por baixo. Na zona mais central do pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”