Nissan Leaf steals the show
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Contacto:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Nissan Leaf steals the show
Tenho que o fazer um dia destes!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Ai tem? Mas como? Já tem um Leaf?Orlando Escreveu:Tenho que o fazer um dia destes!
Ou vai fazer com a mota?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Eu já o teria feito, se não fosse ter algum pudor em fazer as pessoas passar por este tipo de situações (embora nos i-MiEV haja tampas semelhantes e corre-se o risco de entrar mesmo gasolina no local de carregamento). E pedir para medir o nível do óleo?
Mas estou curioso para saber o que vai acontecer na inspeção, quando chegar a altura. Tipo abra o capot, onde está o motor do carro? Querem ver que mo roubaram? Ponha o carro a trabalhar. Mas ele está a trabalhar! E depois a parte da emissão de gases - será que vamos ter um "não aplicável", ou vão ficar sem saber o que fazer? Aí sim, vou fazer-me de ignorante e deixá-los desenrascarem-se sozinhos. Vai com certeza ser um dia diferente no centro de inspeções de Tábua. Se for outra pessoa a levá-lo, só para abrir o capot para aceder ao motor vai ser uma complicação, porque primeiro hão-de abrir-me a tampa do carregamento normal e nem vão perceber, depois a do carregamento rápido e também não vão perceber, e só depois de ler o manual é que vão chegar lá, e depois a cara que vão fazer quando não encontarem lá o motor.

Mas estou curioso para saber o que vai acontecer na inspeção, quando chegar a altura. Tipo abra o capot, onde está o motor do carro? Querem ver que mo roubaram? Ponha o carro a trabalhar. Mas ele está a trabalhar! E depois a parte da emissão de gases - será que vamos ter um "não aplicável", ou vão ficar sem saber o que fazer? Aí sim, vou fazer-me de ignorante e deixá-los desenrascarem-se sozinhos. Vai com certeza ser um dia diferente no centro de inspeções de Tábua. Se for outra pessoa a levá-lo, só para abrir o capot para aceder ao motor vai ser uma complicação, porque primeiro hão-de abrir-me a tampa do carregamento normal e nem vão perceber, depois a do carregamento rápido e também não vão perceber, e só depois de ler o manual é que vão chegar lá, e depois a cara que vão fazer quando não encontarem lá o motor.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Com a mota já costumo fazê-lo quando vou verificar pressão dos pneus.VETL Escreveu:Ai tem? Mas como? Já tem um Leaf?Orlando Escreveu:Tenho que o fazer um dia destes!
Ou vai fazer com a mota?
Mas a senhora agora já me conhece, nem sai da portaría, lol
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Então se com a mota já não funciona, isso quer dizer que o Leaf estará já por aí a romper?Orlando Escreveu:Com a mota já costumo fazê-lo quando vou verificar pressão dos pneus.VETL Escreveu:Ai tem? Mas como? Já tem um Leaf?Orlando Escreveu:Tenho que o fazer um dia destes!
Ou vai fazer com a mota?
Mas a senhora agora já me conhece, nem sai da portaría, lol
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
- Registado: 06 jan 2011, 00:19
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 0000
Já passei por isso, a ultima vez levei o telele para filmar.... mas, não se passou nada demais.Malm Escreveu:...
As primeiras vezes foram realmente engraçadas:
ainda o carro estava na fila com os restantes veiculos e veio de lá um técnico direitinho ao meu saxo com o papel na mão:
- Ó chefe... tem aí o documento do carro?
- Sim, claro, está aqui. dei-lho e (ele a olhar para a papelada que a secretária preencheu quando me inscrevi para a inspecção, e a olhar para o documento do carro) ainda assim pergunta:
- O carro é eléctrico?
- Eu olho para ele e (não me aguentei) sorri e disse que sim, que os documentos não estavam errados. e lá vem ele com a conversa normal:
- áh não conhecia... blá blá... nunca tinha visto... blá blá... pensava que a menina se tinha enganado na inscrição... blá blá... blá blllllááááá ...
Foi-se embora. Fiquei a aguardar a minha vez, claro.
No momento da inspecção, o carro acaba de entrar na linha e ainda em andamento, eu com o vidro aberto ouço logo outro inspector:
- Então o carro é eléctrico?
- Sim!
- Muito bem, ligue o carro!
- O carro está ligado, o que é que quer fazer?
- Áhh está?... Vamos então ver as luzes... Ligue minimos, médios......
Depois de ver todas as luzes, eis que chega o momento crucial:
- Abra o capot!
Assim que o capot abre ele põe-se à procura de um lugar para colocar o captor de rotações do motor (CI)....
-Fica aqui! (Enquanto coloca o dito captor mesmo em cima do sinal de perigo electrico, que esta na tampa do controlador)
Dito isto, pega na agulheta dos gases e vai para a rectaguarda. olha, olha......vai ao monitor e volta ao carro ... e continua a olhar.... parece uma barata tonta sem saber o que fazer, anda de um lado para o outro enquanto coça a cabeça.
Vem uma voz lá do fundo:
- Pá, isso não faz gases....
Então parece que foi neste ponto que o homem teve consciência do que é que realmente está ali a fazer arruma o material e pede para abrir a mala do carro.
Abre a porta do condutor e põe-se à procura de etiquetas, vai À frente, vai atras até que eu lhe pergunto:
-Diga lá o que é que precisa?
- Estou À procura da placa do fabricante para verificar o num do chassi.
- Ahh sim, está aqui.
E foi neste ponto que o homem baixou a carapaça de sabichão (prepotente e arrogante) e lá vêm todas as curiosidades que o homem tinha à cerca de carros electricos; a estas já todos estamos habituados.
Depois de verificado o VIN, entra no carro e....
- Então?? Não tem mudanças?
e eu explico....depois, ele:
- É engraçado não sabia.... blá, blá... que já haviam carros destes com esta idade.... blá blá....
Até que...
- Então e marcha atras? Isto faz marcha atras, certo?
- Não.
-NÃO???? Então....(eu interrompo)
- Estou a brincar, claro que tem, é assim tem aqui um botão......
E lá vem ele com a mesma:
- É engraçado não sabia.... blá, blá... é um protótipo?? há mais carros destes?.... blá blá....
Depois de andar umas 5 vezes para trás e para a frente as brincar com o "carrinho", lá se decidiu em continuar, fomos ver as suspensões, travões, direcção, rodas e no final da linha, começam a aparecer os restantes inspectores curiosos em saber mais sobre o carro.
Depois percebi que poucos se aproximaram do carro exactamente porque não sabiam o que fazer, e que o que gritou a dizer que não fazia gases estava no gozo, pois nem ele sabia que o sistema informático já estava preparado para inspecionar VEs.
Vim para casa com o selo verde

Isto só aconteceu na 1ªa vez que fui à inspecção, das outras 3 vezes que fui, já não teve piada, parece que eles já sabem o que fazer; provavelmente no computador já aparece a lista de tarefas a fazer a cada carro; só não me escapo às perguntas de curiosidade.
sergiomms
Saxo Electrique
Saxo Electrique
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Obrigado pelo relato. Eu vou divertir-me à grande quando chegar a minha vez. Marcha-atrás???
.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Os inspetores ainda tiveram a sorte de terem nos documentos que era elétrico.
Se fosse sem informação como os da bomba de gasolina havia de ser bonito...
Se fosse sem informação como os da bomba de gasolina havia de ser bonito...
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Podemos ir 3 meses antes da data da matrícula. Já só faltam 18 meses 

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt