O problema é que eu não sei se o problema é nas células ou no controlador ou sequer se há problema. Se com cargas a 100% as células ficarem OK penso não ter razão de exigir a sua troca.
Não vejo qualquer problema em indicar as ferramentas que utilizamos. Naturalmente que eles terão de confirmar com o equipamento deles, que dará exatamente o mesmo resultado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
mjr Escreveu:O problema é que eu não sei se o problema é nas células ou no controlador ou sequer se há problema. Se com cargas a 100% as células ficarem OK penso não ter razão de exigir a sua troca.
Não vejo qualquer problema em indicar as ferramentas que utilizamos. Naturalmente que eles terão de confirmar com o equipamento deles, que dará exatamente o mesmo resultado.
Como é feito o balanceamento no final de carga, por sangramento?
O balanceamento é realizado a qualquer momento, mas a quantidade de carga a retirar a cada célula penso só ser calculada no fim das cargas (seja a 80% ou a 100%). O processo de retirar carga é feito por um transístor em paralelo com cada célula que quando ligado deixa passar uma pequena corrente.
Ainda hoje ao fim do dia após 66km da carga da manhã a aplicação LS reportou que estavam as células quase todas com os shunts (transístores em paralelo) ativos. Devem ser necessários muitos dias para equilibrar o meu pack.
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Sendo assim, o bms equilibra por tensão e não por capacidade.
Se assim for, é normal a 100% terem todas a mesma tensão: sinal que o BMS é bom e seu algoritmo muito bom.
Logo em descarga, tendo elas capacidades já bem distintas, vão ver os valores oscilar muito.
Será?
O problema é que a 100% as tensões não estão todas iguais. Como referi, há duas células, a 2 e a 4, que tem uma tensão significativamente inferior às restantes. Só quando elas estiverem todas equilibradas é que é possível aferir a real capacidade das mesmas.
Aqui está o estado das células hoje de manhã após uma carga a 100%:
Está ligeiramente melhor do que ontem, vai demorar muito tempo a equilibrar.
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Ele só corrige com o carro ligado ou nos 20 minutos após o termino de uma carga. Para poupar a bateria de 12V o LBC fica desligado no tempo restante.
A imagem de hoje:
Não ligar à capacidade, pois fiz uma carga rápida que como tem sido habitual provoca um (ligeiro) aumento da capacidade reportada. Já começou a baixar, pois chegou aos 55,55Ah. Tem havido uma lenta melhoria...
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