Evolução da temperatura do pack durante 1 hora e 21 minutos, período de tempo em que se efetuaram dois carregamentos rápidos, sempre com o carro desligado. Quando se iniciou o carregamento a temperatura do pack era de 19,4ºC e o carro ligou a ventilação no máximo, mas sem AC. Rapidamente esse valor subiu, atingindo 21,8º C no final do carregamento rápido. Durante este período o i-MiEV manteve a ventilação sempre ligada para o pack no máximo, mas nunca ligou o ar condicionado. Aos 14 minutos e 58 segundos, momento em que carregamento terminou, a ventilação também se desligou. A temperatura do pack continuou a subir até aos 22,5 ºC, atingindo esse valor 10 minutos após o final do 1º carregamento. No segundo carregamento a temperatura no início era de 22,2 ºC, subindo apenas para 22,3 ºC, valor que se manteve inalterado durante 2 minutos e meio, sendo que até ao final do carregamento se manteve a 22,2 ºC. Mais uma vez, esteve sempre a ventilação ligada sem o ar condicionado. Após o fim do carregamento, devido ao cessar da ventilação do pack, a temperatura subiu nos 10 minutos seguintes até aos 22,6 ºC.
Evolution of pack temperature for 1 hour and 21 minutes, time period in which two quick charges were executed, with the car off all the time. When it started the pack temperature was 19.4 º C and the car turned on maximum ventilation, but no AC. This value rose rapidly, reaching 21.8 ° C at the end of fast charging. During this period, the i-MiEV has maintained maximum venting always tied to the pack, but never turned on the air conditioning. After 14 minutes and 58 seconds, time when charging finish, the fan also turned off. The temperature of the pack continued to rise up to 22.5 ° C, reaching this value 10 minutes after the end of the 1st charging. In the second temperature load, in the beginning, it was 22.2 º C, rising only to 22.3 ° C, a value that remained unchanged for 2 and a half minutes, and by the end of the charge, temperature remain at 22.2 ° C. Again, always with ventilation but without air conditioning. After the end of the charge, due to cessation of pack ventilation, the temperature rose within 10 minutes up to 22,6 º C.
MAS se a temperatura inicial do pack for 29º C, bem, aí já é muito diferente. O ar condicionado é imediatamente ligado no máximo em conjunto com a ventilação e verifiquei que o valor mais alto que atingiu foi 29,2 ºC, mesmo início do carregamento, baixando progressivamente para 27 ºC. Num segundo carregamento feito de imediato, baixou dos 27,3 ºC para os 23,7 ºC (sim, não me enganei, foram mesmo 23,7 ºC), sempre com o ar condicionado ligado.
BUT if the initial temperature of the pack is 29 º C, well, things are very different. The air conditioning is immediately connected together with maximum ventilation and the highest value reached was 29.2 °C, in the beginning of the charge. After, gradually decreased to 27 º C. A second fast charge done and temperatures fell from 27.3 º C to 23.7 º C (yes, 23.7 º C), always with the air conditioning on.
Com isto tudo, fiquei curioso para saber o que provoca a ligação do ar condicionado e captei o exato momento em que a luz do AC se liga, tendo sido precisamente no momento em que uma célula atinge os 31 ºC. A temperatura do pack situava-se nos 26,8 ºC.
With all this, I was curious to find what causes the air conditioning turning on and I caught the exact moment the AC light turns on, being precisely at the time when a cell reaches 31 º C. The temperature of the pack was 26.8 °C when it happened.
Não se esqueçam, que eu vou procurar fazer o mesmo, não é um Leaf. As tartarugas do i-MiEV são as do i-MiEV, aparecem sempre com cerca de 10% de SoC quando o carro é novo. Por isso se pode andar uns bons quilómetros com elas. Não as confundam com as dos Leaf.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.