Autonomia real do leaf

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
victormcpinto
Proprietário Leaf
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por victormcpinto » 15 jan 2014, 16:05

1. Descanse a comunidade Leaf, porque não o vou trocar pelo Ampera. Existe até uma outra razão e que tem a ver com o facto de já o ter prometido ao meu neto mais novo. :)
Quando me refiro ao Ampera, penso apenas em mim, ao meu perfil de condutor e ao uso que dou actualmente a um automóvel. Este ou outro de filosofia semelhante podia bem ser uma opção a considerar. Isto tem a ver com 50% dos meus percursos diários serem inferiores a 25km, mais de 80% inferiores a 75km e de evitar fazer grandes viagens de automóvel, por opção pessoal. Porto / Lisboa, comboio, sem dúvida.
2. Já me aconteceu não poder utilizar o Leaf apenas porque não tencionava "sair" e, como não o deixei à carga, não havia disponibilidade de bateria. Não é carro para decisões tomadas "na hora". Outra razão para quebra de autonomia, tem a ver comigo, apenas. Não consigo estacionar na garagem com menos de 2,5/3 kW. Esta margem para alguns pode ser exagerada, mas é a minha.
3. Hoje consigo fazer viagens tranquilas, mas apenas as de regresso a casa porque, as de ida, nunca sei o que me espera ao nível de disponibilidade de carregamento.
Concluindo, tenho o carro a carregar no Dolce Vita - Dragão (o que me garante electrões de qualidade), vou sair com 100% e fazer cerca de 65 km, com 60 de AE que levarão com o CC a 100 km/ h. Excepções: passagens na via verde e se verificar que a minha margem de segurança está a perigar. Logo direi o resto.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

vitorcoias
Registado: 31 out 2012, 19:33

Mensagem por vitorcoias » 15 jan 2014, 23:38

hsanchez Escreveu: Adoptei para mim, após várias pesquisas e consultas na net e muito especialmente neste forum, que uma autonomia aceitável seriam os 140 km com uma condução suave, apropriada a um veículo eléctrico e nunca me senti defraudado, antes pelo contrário sempre superou as minhas expectativas. Já atingi os 163 km reais de autonomia só com um carregamento.
hsanchez
Caro hsanchez, dou-lhe os meus parabéns! Eu também estaria plenamente satisfeito se conseguisse fazer 163 km com uma carga! Infelizmente em dois anos e meio nunca consegui passar dos 100 km. É claro que a autonomia é muito condicionada pela forma como se conduz. Mas acontece que a Nissan promete que se conseguem fazer cerca de 170 km com uma condução "convencional", podendo a autonomia ser maior se a condução for suave e ser menor se for "desportiva". Para qualquer pessoa isso significa que para conseguir a autonomia anunciada nem poderá fazer uma condução stressada, com grandes velocidades e acelerações, nem precisará de andar a empatar o transito, incluindo os pesados! A Nissan diz que está tudo bem com o meu carro e que eu é que não conduzo como deve ser!
Vítor Cóias
Nissan Leaf branco, motor EM61 (80kW), registado em 2011-08-22.

vitorcoias
Registado: 31 out 2012, 19:33

Mensagem por vitorcoias » 16 jan 2014, 00:10

VETL Escreveu: Há qualquer coisa que não bate certo, vitorcoias.
Esses 90Km de condução suave são em serra ou num trajecto plano? Autoestrada ou cidade?
Condução suave com que média de velocidade?
Já agora de que zona do país é?
Quantas barras de capacidade da bateria já perdeu?
Usa o LeafSpy ou o LeafBattery com o ELM327 para monitorizar a degradação do pack?
Refiro-me a uma estrada nacional quase toda horizontal, a uma média da ordem dos 50 km/h com máximos de 70 km/h, circulando a maior parte do percurso sem passar das quatro "bolas" do indicador de potência e sem usar o AVAC senão episodicamente para desembaciar o pára-brisas. O carro tem 2,5 anos e 29 000 km. Mantém todas as barras (para poupar a bateria nunca fiz um carregamento rápido e carrego muitas vezes a 80%). Os meus percursos são na grande Lisboa.
Nissan Leaf branco, motor EM61 (80kW), registado em 2011-08-22.

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 16 jan 2014, 01:06

Definitivamente, faço das palavras do VETL as minhas, há qualquer coisa que não bate certo. Se é realmente assim como refere, o carro tem 29.000 km, ainda tem as 12 barras, e no entanto a médias de 50 km/h só faz 100 km???? Um carro nessas condições deveria fazer 170 km. Se só faz 100, esse pack deve ter algum problema. De certeza que há aqui alguém disposto a dar uma espreitadela nesse pack através da canbus e do spyleaf, se for preciso até me disponibilizo para tal. Muito estranho a Nissan indicar que a culpa é do condutor, algo está muito mal nesta estória.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 16 jan 2014, 01:14

vitorcoias Escreveu:Refiro-me a uma estrada nacional quase toda horizontal, a uma média da ordem dos 50 km/h com máximos de 70 km/h, circulando a maior parte do percurso sem passar das quatro "bolas" do indicador de potência e sem usar o AVAC senão episodicamente para desembaciar o pára-brisas. O carro tem 2,5 anos e 29 000 km. Mantém todas as barras (para poupar a bateria nunca fiz um carregamento rápido e carrego muitas vezes a 80%). Os meus percursos são na grande Lisboa.
Eu num percurso plano, com essas velocidades conseguia fazer bem mais do que 100Km.
O meu percurso mais habitual (embora existam frequentemente variações por força da minha profissão) é este:
[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... rofile.png[/IMG]
A elevação não é significativa mas ora estamos a subir, ora estamos a descer. Existem troços planos (ou que parecem planos), mas poucos e pequenos.
Tento habitualmente circular pelo menos a 70Km/h a subir, 90Kmh/h em plano e nas descidas o que der sem gastar muita energia.
Mas o trânsito em hora de ponta não me deixa atingir sempre essas velocidades e a média com semáforos e cruzamentos baixa forçosamente.
O percurso é feito habitualmente em 30minutos, ora com 2 ora com 3 pessoas no carro e inclui trajecto citadino, rural e um pouco de uma variante.
Saio de casa com 80%SOC e chego sempre com pouco mais de 30%SOC. Isto inclui ir almoçar (cerca de 3,5Km para cada lado mas neste caso, carro normalmente com 5 pessoas).
Não chego a gastar 50%SOC num dia normal destes sem carregamento intermédio.
Se gastasse 50%SOC para estes 67Km, vejam quantos km eu faria com 85%SOC.
Isto está acima das espectativas que tinha quando comprei o carro.
Eu, neste aspecto, sabia para o que ia quando comprei e as primeiras críticas que lancei quando entrei neste mundo foi para o serviço de vendas da nissan por não perceberem patavina do assunto.
Como já referi, à 2,5 anos admito que não existisse a informação que eu tinha à 0,5 anos.
Tenho um outro percurso com log que também posso documentar, mas este foi devagarinho.
Foram 02h06m para fazer estes 119Km (Figueira - Óbidos em 28/08/2013):
[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... rofile.png[/IMG]
Comecei com 92,03%SOC e acabei com 33,18%SOC.
Quantos Km faria gastando 85%SOC e qual a velocidade média?
Só não me lembro se o A/C foi sempre ligado ou se o ia ligando de vez em quando - estava muito calor.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 16 jan 2014, 10:54

vitorcoias Escreveu:
VETL Escreveu: Há qualquer coisa que não bate certo, vitorcoias.
Esses 90Km de condução suave são em serra ou num trajecto plano? Autoestrada ou cidade?
Condução suave com que média de velocidade?
Já agora de que zona do país é?
Quantas barras de capacidade da bateria já perdeu?
Usa o LeafSpy ou o LeafBattery com o ELM327 para monitorizar a degradação do pack?
Refiro-me a uma estrada nacional quase toda horizontal, a uma média da ordem dos 50 km/h com máximos de 70 km/h, circulando a maior parte do percurso sem passar das quatro "bolas" do indicador de potência e sem usar o AVAC senão episodicamente para desembaciar o pára-brisas. O carro tem 2,5 anos e 29 000 km. Mantém todas as barras (para poupar a bateria nunca fiz um carregamento rápido e carrego muitas vezes a 80%). Os meus percursos são na grande Lisboa.
Isso é de facto muito estranho! É possível que tenha um problema semelhante ao que o victorcmpinto teve com uma célula danificada. Como a capacidade da bateria é indicada pela média das células, é possível que uma célula em mau estado reduza a autonomia para metade e mesmo assim ter as 12 barras. Há um teste simples que pode fazer para testar a capacidade da bateria. Tem de descarregar o mais que conseguir a bateria (idealmente abaixo do aviso de bateria muito fraca) e depois carregar até 100% com o EVSE de 16A (ficha CEE). Se não conseguir medir a energia (kW.h) colocados no carro meça o tempo que demorou entre o início da carga e o seu término (energia abastecida é igual a +/- 3,7 x [tempo em horas]). No caso do victorcmpinto recordo-me que não conseguiu mais de 15kW.h nesta situação, contra pelo menos 20kW.h esperados para um carro com 12 barras).

Se fosse cá de cima teria todo o gosto em dar uma vista de olhos à sua bateria com o Leaf Spy.

Infelizmente não podemos confiar nos concessionários para avaliarem corretamente o estado da bateria. No caso do victorcmpinto foi a própria Nissan que o comunicou pois pelo Carwings detetou que a havia células em mau estado. Isto depois de ter ido algumas vezes queixar-se ao concessionário...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

hsanchez
Proprietário Leaf
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Mensagem por hsanchez » 16 jan 2014, 12:17

De facto parece muito estranho, julgo que será interessante algum membro do Forum que tenha essa possibilidade (conhecimentos para tal e uma aplicação) dar uma "olhadela" na bateria e, dependendo do resultado fazer, ou não, uma reclamação directa à Nissan, na Nissan são atenciosos e interessados na resolução dos problemas (ao contrário do concessionário Caetano Power) que sistemáticamente "chuta para o lado".

Não estou em condições de ajudar pois não tenho os conhecimentos técnicos nem a aplicação necessária.

Mas que não é uma situação normal, não é de todo.

Saudações eléctricas.

hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

prgc
Proprietário Leaf
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras

Mensagem por prgc » 16 jan 2014, 12:29

Há uns dias percorri praticamente 100Km (98 Kms mais concretamente) entre 79% e 24% de carga (como podem comprovar pelo "Odo").
Saí de Lx em direção a Alcochete pela Vasco da Gama, e voltei para casa. O percurso entre Lx -Alcochete-Lx é bastante plano, entre Loures e a área de serviço de Loures na A8 há uma subida generosa, e entre Montachique e a Malveira volta a subir, sendo que esta é menos acentuada.
Isto é apenas mais um relato relacionado com a "autonomia real"...

Quando me questionam sobre a autonomia, costumo dizer que se situa entre os 100Km e os 150 Km, ao que me respondem que é "muito pouco"... Eventualmente será, mas em quase 6 meses ainda não me inibi de fazer os percursos que fazia antes de ter o leaf. E a prova está nos 13000 Km. Calculo que no 1º aniversário estará nos 30000km, ou muito perto desse valor.

As dificuldades com que me deparo na utilização de VE têm principalmente a ver com o estado da rede de carregamento (Mobie). Por exemplo, em T. Vedras, existem 5 postos Mobie e só consigo carregar em apenas 1!!! :shock:

Em relação ao caso do vitorcoias, inclino-me para a sugestão de haver alguma irregularidade na bateria, visto que pratica uma condução que, em condições normais permitiria fazer mais Km's como a maioria dos utilizadores do forum.

ImagemImagem
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

ruimegas
Gestor do Forum
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Contacto:

Mensagem por ruimegas » 16 jan 2014, 12:50

Eu tive a oportunidade de conduzir o Leaf do nosso amigo VitorCoias porque ele até é meu vizinho e da experiência de condução que tive com o carro dele fiquei com a sensação de que as baterias do Leaf não tem nenhum problema.

Para mim o problema está relacionado com uma avaria no BMS (Battery Management System) pois neste Leaf é muito difícil conduzir duma forma económica pois as bolas saltam de imediato para as 2 e 3 bolas em andamento parecendo que o BMS solicita muito mais energia do que o necessário às baterias (isto em comparação com o meu) tudo em modo ECO.

Na altura do teste ainda não tinha na minha posse o ELM, mas agora que já tenho disponibilizo-me naturalmente a obter uns printscreens para colocar aqui para clarificar esta situação a ver se se arranja uma solução.

Em resumo, asseguro que este Leaf do vitorcoias não anda normalmente parecendo estar sempre sobre muito mais tensão e potência do que o necessário e daí o não conseguir as autonomias normais do resto da malta e para mim isso só se justifica devido a instruções desiquilibradas emanadas pela BMS, mas isto é um leigo a falar.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 16 jan 2014, 13:13

Sugiro um print das tensões nas células a 100%, 80%, aviso de bateria fraca a aviso de bateria muito fraca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”