Mjr escreveu - "Este tipo de solução encaixa no esconder a degradação em SOC baixos. Só quem chega a esses estados de carga é que deteta o problema." Aleluia, agora sim, estamos a falar do mesmo. Mjr, para mim é por aí.
Mjr escreveu ainda - "No Leaf a degradação é óbvia, mesmo para quem não tem equipamento OBD. A autonomia estimada vai baixando progressivamente e depois, claro, desaparecem as barras de capacidade. Apesar de ter custos a curto prazo (a degradação fica logo escancarada), para o utilizador do carro é muito melhor." - Agora perspetiva leafesca, com a qual concordo.
Continuando - "Uma vez que o Canion não consegue (ainda) ler o estada da bateria, é até possível que não seja monitorizado esse parâmetro importantíssimo. Acho no entanto pouco provável que assim seja." É monitorizado, mas quem se está a dedicar a decifrar os dados que o carro vai enviando pela can-bus não lhe dá importância, pelo que temos de esperar até o dia em que lá se decidam a procurá-lo e a colocá-lo no Canion. Eu já insisti com eles, mas preferem ocupar-se a descobrir outras coisas, como o consumo do sistema de aquecimento em tempo real (era isso mesmo que eu queria

). Só para não os chatear mais, até me quiseram enviar por correio um aparelho que têm que lhes dá diretamente esse valor, de França e pelo correio, sem me conhecerem de lado nenhum e nem era à cobrança

. Disse-lhes que não merecia tanta generosidade e que iria conseguir viver na mesma sem saber o valor."
E para terminar, o maior elogio que recebi até hoje neste fórum "mas pelo menos o teu Leaf não usa essa tecnologia". O meu Leaf. Filipe, desculpa lá, mas acho que acabaram de te retirar o título de nº 1

.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.