Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Malm » 10 fev 2014, 23:08

mjr Escreveu:19,8kW.h da rede de 0 a 100% quando o carro tinha alguns meses? Se assim foi já devia ser a célula avariada a fazer das suas...

O carro novo armazena cerca de 22kW.h de energia na bateria, o que faz os tais 25-26kW.h de energia da rede elétrica devido a ineficiências do carregador.
Mjr, o vitormcpinto nunca refere que foi dos 0 aos 100 que carregou os 19,8 kW.h. Provavelmente foi entre 15 e 100%. Ele apenas indica que em dezembro tem um registo de consumo de 19,8 kW.h, que recorda por ter sido dos maiores, mas não implica que tenha começado a carregar com tartaruga.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
ledve
Proprietário Leaf
Mensagens: 154
Registado: 21 mai 2013, 18:22

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por ledve » 10 fev 2014, 23:15

Eu no meu que ainda não tem 10.000km armazena nas baterias de 19 a 19.2kw no maximo.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Malm » 10 fev 2014, 23:22

ledve Escreveu:Eu no meu que ainda não tem 10.000km armazena nas baterias de 19 a 19.2kw no maximo.
E desde quando um VE (ainda por cima um Leaf) precisa de andar para degradar? Ainda não tem 10.000 km mas já vai com dois ou três verões portugueses em cima.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
ledve
Proprietário Leaf
Mensagens: 154
Registado: 21 mai 2013, 18:22

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por ledve » 10 fev 2014, 23:52

Malm Escreveu:
ledve Escreveu:Eu no meu que ainda não tem 10.000km armazena nas baterias de 19 a 19.2kw no maximo.
E desde quando um VE (ainda por cima um Leaf) precisa de andar para degradar? Ainda não tem 10.000 km mas já vai com dois ou três verões portugueses em cima.
Pois é Malm tens razão, as baterias só deviam de degradar com os km e não por estarem paradas, vamos ver como vão ser as futuras baterias espero que dei-ao para mais km e menos degradação.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por lmlr » 11 fev 2014, 12:16

Eu quer-me parecer, pelas experiências aqui no fórum, que os km contam muito pouco para a degradação, desde que sejam feitos com juízo. O pior é mesmo o verão.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 11 fev 2014, 15:07

OBA! :P

Se em 2 anos já "ganhei" cerca de 6 mil euros, faço ideia em 10 anos...

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Malm » 11 fev 2014, 16:06

rdias Escreveu:Sim, mas então 10 anos e 250 mil kms . e nessa altura ate pode funcionar mas com menos de 50 % da sua capacidade inicial que não será aceitável. Todos fabricantes tem um longo caminho a percorrer.
Dizes bem, até pode funcionar. Já percebi que as baterias, a partir de determinada capacidade, perdem a restante extremamente rápido. Será que alguém sabe a que percentagem de perda de capacidade é que as baterias do Leaf ou do i-MiEV capitulam? A partir desse momento não há nada a fazer, mas ainda não vi em lado nenhum a percentagem a que lhes acontece isso. Mais um segredo muito bem guardado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Malm » 11 fev 2014, 17:31

rdias Escreveu:Mas será que um carro que só vai fazer 40 kms em condições reais serve ?
Para mim chega e sobra. Em certos dias faço mais de 10 km só aqui na vila. Ir para o trabalho com o miúdo - 1,5 km, ir almoçar a casa com o miúdo - 1,5 km, levar o miúdo à escola depois do almoço - 1,5 km, trazer o miúdo para casa - 1,5 km, levar o miúdo ao basket - 1,5 km, trazer o miúdo do basket - 1,5 km. Mais uma volta até ao supermercado ou outra coisa que é preciso tratar - 10 km só aqui na vila. Mas também falar só de 40 km é um exagero. Poupo já o trabalho ao mjr que indicaria, com toda a certeza, que com 50% da carga dá para uns 60 km e concordo com ele.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 11 fev 2014, 17:33

Depende. A mim serve pois apenas preciso de 25km para o dia a dia ( 25 para ir, carregar no trabalho e mais 25 para voltar). Mas suspeito que abaixo dos 50% de capacidade o Leaf comece a perder rapidamente capacidade até 0.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 11 fev 2014, 17:34

rdias Escreveu:Mas será que um carro que só vai fazer 40 kms em condições reais serve ?
Para mim já não... contudo, por essa altura já terei necessidade de adquirir uma bateria nova.
...a não ser que carregue no destino para poder voltar a casa, no final do dia.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”