Carregamentos sempre a 100%

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Malm
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 27 fev 2014, 19:07

victormcpinto Escreveu:Eu nunca aqui escrevi que readquirir a 12a barra me aumentou a autonomia, mas que gosto de a ver lá, confesso que sim.
Daqui a 2 meses só espero regressar às 11 e não às 10 :lol:
Se calhar sou o único que acha que a tua 12ª barra é real. Ter só 11 é que era irreal. Nunca devias ter perdido a 12ª. O carro baralha-se todo a determinar a capacidade restante e andava a dar-te uma capacidade significativamente menor do que aquela que realmente tinhas. Talvez seja o único a acreditar nisso, talvez por isso tenha sido o único a prognosticar uma persistência por meses da mesma desde que ela apareceu. Fevereiro está no fim e ela continua lá. Só eu escrevi que ela estava lá para ficar. Agora já referes que ela desaparece daqui a 2 meses, eu sempre achei que ela ia durar 4 ou 5 meses.

Sempre achei isso porque tu tratas o carro como ninguém, carro sempre à fresca, pouco anda.

Quanto à possibilidade de comprar um Leaf para fazer 240 km por dia, como um carregamento a 100% no trabalho, baterias sempre quentes, ao fim de 5 anos tem menos de 70% da capacidade. Ao fim de 2 anos menos de 80% da capacidade. Fazer 120 km seguidos para nós é a exceção, não a regra. Podem ocorrer sempre imponderáveis, A/C ou aquecimento ligado por esquecimento, um temporal com ventos contrários, um acidente que nos obriga a ir à volta,... para mim é asneira comprar um Leaf para fazer essas distâncias todos os dias. Mas se as baterias custarem só 5000 €, se calhar não é má ideia.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Orlando » 27 fev 2014, 22:59

rdias Escreveu:isto agora ficou muito interessante . Entao um ICE nao aguenta 60.000 por ano ? Ao fim de 100.000 e so comer peças ?
Não disse isso.
Disse que a partir dos 100.000 começa...Vejam os forums das marcas premiums...o meu CI, que se vai na terça, ao fim de 16 anos, é dos únicos sobreviventes de uma geração robusta e fiável.
Apenas quis realçar que a preocupação duma bateria em fim de vida é válida, mas num CI as preocupações com outras peças é muito maior devido ao seu maior número.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Orlando » 03 mar 2014, 12:52

Malm, como fazes para calcular a degradaçaõ da bateria.
Imagina os nossos primeiros colegas que compraram em 2011 e que tenham feito 30000kms....como calculas a degradação? E depois como fazemos para saber qts kms podemos fazer com uma carga a determinada velocidade?
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por victormcpinto » 03 mar 2014, 14:06

rdias Escreveu:SIm, à partida um electrico e mais fiavel devido a varias questoes que conhecemos. Uma experiencia que a vida me deu porque já tive carros que andava pouco e agora carros que andam como gente grande, em termos de KM´s, claro, é que um carro parado ou com poucos Km´s estraga-se mais. Agora carros a fazer 60.000, 80.000 , 120.000 e ate 140.000 ano conheço alguns e com uma fiabilidade até interessante.

E á actividades que fazem mais km´s do que os Táxis. Por exemplo vendedores e por exemplo auditores de uma empresa onde trabalhei. Esses faziam 140.000 ano.
Comprei em 1996 uma A4 TDI Sport. Entreguei-a ao meu filho não sei bem quando, nem com quantos kms. Sei que tem 275000 kms e ele não a troca por um novo qualquer...
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por mjr » 03 mar 2014, 14:33

As tabelas do Tony Williams são bastante úteis para quem não tem o Leaf Spy:

100% de capacidade
http://dl.dropbox.com/u/35284720/postfi ... n7G100.pdf

93%
http://dl.dropbox.com/u/35284720/postfi ... on7G93.pdf

82% (11 barras)
http://dl.dropbox.com/u/35284720/postfi ... on7G82.pdf

75%(10 barras)
http://dl.dropbox.com/u/35284720/postfi ... on7G75.pdf

69%(9 barras)
http://dl.dropbox.com/u/35284720/postfi ... on7G69.pdf

63%(8 barras)
http://dl.dropbox.com/u/35284720/postfi ... on7G63.pdf

Para quem tiver o Leaf spy é mais fácil, basta introduzir os Wh/km e ele dá a autonomia até um determinado nível da bateria (LBW, VLBW, Tartaruga).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 03 mar 2014, 16:51

Orlando Escreveu:Malm, como fazes para calcular a degradaçaõ da bateria.
Imagina os nossos primeiros colegas que compraram em 2011 e que tenham feito 30000kms....como calculas a degradação? E depois como fazemos para saber qts kms podemos fazer com uma carga a determinada velocidade?
A melhor forma é através do que consome desde os 4% de SoC (parado), até aos 100%. Devem considerar 18 kWh para 0% de degradação (considerando as perdas e o valor que nunca é utilizado, penso ser o valor mais correto). Tal como os Leaf, mais que os km, em Portugal, conta o relógio. Para 3 anos, mesmo com apenas 30.000 km, de 10% de degradação não escapam. Mas provavelmente, quem tem estes carros, vai dizer que não, pois não nota nenhuma perda na autonomia. Eu também não notaria se fizesse apenas 60 km de cada vez.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Orlando » 03 mar 2014, 17:12

Então estamos a falar de 3,5% de degradação por ano e por cada 10000kms?
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por VETL » 03 mar 2014, 17:21

Orlando Escreveu:Então estamos a falar de 3,5% de degradação por ano e por cada 10000kms?
Os Km têm influência residual.
O tempo decorrido alguma influência.
As temperaturas elevadas a que o pack é sujeito muita influência.

Se estiver errado corrijam-me.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 03 mar 2014, 18:03

VETL Escreveu:
Orlando Escreveu:Então estamos a falar de 3,5% de degradação por ano e por cada 10000kms?
Os Km têm influência residual.
O tempo decorrido alguma influência.
As temperaturas elevadas a que o pack é sujeito muita influência.

Se estiver errado corrijam-me.
Não esquecer que estamos a falar de um Leaf muito especial. Estou de acordo, por isso me refiro aos dois últimos de forma sintética: nº de verões.
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Re: Carregamentos sempre a 100%

Mensagem por Malm » 03 mar 2014, 18:18

Orlando Escreveu:Então estamos a falar de 3,5% de degradação por ano e por cada 10000kms?
Sim, exatamente 3,5% ao ano, mas para isso o pack só deve passar esporadicamente dos 25º C. Em Portugal é muito difícil, apenas de inverno se consegue, sem artifícios (tipo PCR que quase nada carrega), mantê-lo consistentemente abaixo dos 25º C. Eu acredito que no geral, tenho um pack com uma degradação de 10% (pelo que carrega, quase 16 kWh, deve ser mais ou menos por aí). Mas algumas células já terão 14% de degradação (e já não é a 73 a mais fraca :| ). Ora como quem decide o momento de parar é a mais fraca, mesmo com 10% de degradação global tenho menos 14% de autonomia.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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