Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 05 mar 2014, 08:21

Barras de cobre a aquecer com correntes de 10A?? A 125A, que nem sequer é o máximo de corrente, derreteriam instantaneamente! A potência dissipada num condutor é proporcional ao quadrado da corrente (R x I^2) ou seja a 100A iria dissipar 100 vezes mais e a 200A 400 vezes mais energia que a 10A. Next...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 05 mar 2014, 09:10

Penso que o cabo do EVSE também aquece com a corrente que lá passa. Muito devarinho, talvez 1º C por cada 1/2 hora, mas aquece.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 05 mar 2014, 10:36

Claro que aquece, é fio de 2,5mm^2. Está dimensionado para a corrente máxima de 16A que passa no EVSE. Mas na bateria as barras têm de estar dimensionadas para mais de 200A.

Um fio de 2,5mm^2 a 200A era um fusível.

Sinceramente não acho possível aquecimento por efeito de Joule, seja na bateria ou nos condutores, a esse nível de corrente pois a 200A derreteria tudo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 05 mar 2014, 12:03

Se não for das placas de cobre, não estou a ver outra hipótese. Compreendo o que estás a dizer mjr, mas, sinceramente, não vejo outra solução possível. Cada conjunto de 4 células terá o seu circuito eletrónico com a BMS e os sensores integrados. Porque razão, numa fiada de oito, com tudo idêntico, os primeiros 3 sensores aquecem bastante (os do primeiro conjunto de 4 células) e os últimos 3 quase nada?. Percebo que seja muito estranho, mas acho que a solução está naquelas peças de cobre que passam a corrente de uma fiada de 8 para a outra. Podem achar que não tem cabimento, o que compreendo, mas o que é que querem, não arranjo melhor.

Também é verdade que podemos por tudo em causa, a numeração das células, a localização dos sensores,... Pode estar tudo construído em pés de barro. Está na hora de voltar a repetir o que já aqui escrevi várias vezes, não me levem a sério.

Mas também já percebi que não são as células as responsáveis pela subida da temperatura do pack dos 14º C para os 20º C durante um caregamento lento, o que é sem dúvida uma boa notícia. Tenho de relativizar esta súbida de temperatura durante os carregamentos lentos, já que agora me parece evidente que não correpondem à realidade da temperatura das células.

Neste momento está na revisão dos 3 anos. Pedi-lhes para não deixarem de registar o valor de Battery current capacity. Deixei-lhes aquele documento que obtive na internet de um diagnóstico feito a um i-MiEV com uns 5.000 km e com 46,1 Ah, para o qual já deixei aqui o link. Até coloquei um círculo em volta do número e uma seta a apontar, meus amigos, é isto que eu quero. Lá vão eles ligar o carro à máquina, pegar nos manuais e tentar desenvencilhar-se :? . Pela conversa, enviaram-lhes procedimentos novos :) , o que poderá querer dizer que finalmente vão ensinar o carro que os 16 kWh já eram. Só na sexta vou saber, porque vai passar a noite lá a carregar. Tive o cuidado de puxar o cobertor para baixo, cheguei lá com uma barra no mostrador, 16% de SoC, com 8 km apenas de autonomia estimada.

Há-de vir diferente e vou ter de reaprender novamente a interpretar as informações que ele me dá.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 05 mar 2014, 14:03

Que desgraça!
Acho que então prefiro ter um pack selado como o do Leaf em que a água não tem hipótese de entrar que um com passagens de ar como o do iMiev.
Com o aumento do número de fenómenos climáticos extremos é cada vez mais provável que um carro possa levar com água numa garagem abaixo do nível do solo em qualquer lado.
Arrefecimento das baterias deve ser feito com com um circuito de refrigeração também isolado da células, até por causa da acumulação de lixo/pó que é notória nas passagens de ar do carros.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 05 mar 2014, 14:23

Olha que entre um e outro... Acho que não me faz diferença um pouco de pó, desde que isso me garanta menor degradação. Até hoje, que eu saiba, nenhum teve problemas por lá circular ar. Já se entra lá água é que se torna complicado. Mas tens razão, é uma maneira primitiva de arrefecer o pack. O ideal é como tu dizes.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 mar 2014, 00:51

Acho que já escrevi aqui, não sei onde, que não passaria 2014 sem apresentar um valor de capacidade restante para o meu carro. Já veio da revisão e tenho aqui o valor - 36,4 Ah. Contextualizando, o valor indicado para novo é 50 Ah, quanto tinha o meu quando o comprei não sei, sei é que existe um com 8 meses e tinha 46,1 Ah e vários com 1 ano de uma frota tinham em média 42,6 Ah. Finalmente um valor - 36,4 Ah. Paguei 99.19 € (mão de obra mais filtro purificador de ar). Desta vez fez mesmo uma atualização de software, que até assinei um documento relativo a esse procedimento. Para já, parece-me que trás mais voltagem para o mesmo SoC, vamos lá ver em que é que vem diferente.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 07 mar 2014, 01:03

Malm Escreveu:Acho que já escrevi aqui, não sei onde, que não passaria 2014 sem apresentar um valor de capacidade restante para o meu carro. Já veio da revisão e tenho aqui o valor - 36,4 Ah. Contextualizando, o valor indicado para novo é 50 Ah, quanto tinha o meu quando o comprei não sei, sei é que existe um com 8 meses e tinha 46,1 Ah e vários com 1 ano de uma frota tinham em média 42,6 Ah. Finalmente um valor - 36,4 Ah. Paguei 99.19 € (mão de obra mais filtro purificador de ar). Desta vez fez mesmo uma atualização de software, que até assinei um documento relativo a esse procedimento. Para já, parece-me que trás mais voltagem para o mesmo SoC, vamos lá ver em que é que vem diferente.
Então 36,4 / 50 = 72,8%
Não pode...
Há aí um engano qualquer!
E os pneus? Esvaziaram? Havia bombas no regresso?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 07 mar 2014, 01:03

Se novo tem 50Ah, isso dá 27,2% de degradação.
Sabes a data de fabrico do carro?

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 07 mar 2014, 01:35

Pelo VIN ele é de 2011. E acredito no valor - 36,4 Ah. Então se um com 8 meses tem 46,1 Ah, vários com um ano rondam os 42,6 Ah (de zonas bastante mais frias que Portugal), o que seria de esperar do meu? Eu disse ontem (ou estive mesmo para dizer, dado que também não os queria influenciar) lá na Mitsubishi, antes de me vir embora, o valor há-de ser entre 35 e 40. Acertei. Por isso, acredito no valor.

No entanto, ele poderá não ser determinado exatamente como no Leaf. Pode ser que se refira apenas a capacidade útil e não capacidade real. Seja como for, foi isso que deu e eu vi mesmo um print, estava lá, preto no branco, 36,4 Ah, num documento exatamente igual ao que aqui já mostrei, com uma diferença, o report do meu estava em espanhol.

Na prática, sei que até ontem carregando até 100% não ia ter as duas últimas barras, mais --- e tartaruga, tudo somado talvez menos 2,6 kWh do que é suposto num pack novo. Amanhã não sei, até pode ser que tenham ensinado ao meu carro que já não é de 16 kWh, mas sim de 13,4 e vai começar novamente a parar sempre com tartaruga. Mas só muito esporadicamente não me carregou as 16 barras, até lá na Mitsubishi, hoje, me disseram que ele carregava as dezasseis barras. Não devia.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”