Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Declaro aberta a época da degradação em Portugal. Para quem fez a atualização, é possível estar a registar uma ligeira melhoria na capacidade, é apenas a ganhar balanço. Para quem não a fez, é a primeira vez que a vão ver, no spy leaf, a cair a sério. Querem perder menos de 7% ao ano? Dentro do razoável, evitem aquecê-las.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Eu não aqueço as minhas. Elas é que aquecem...
Hoje com apenas 50Km, já aqueceram mais que no dia da última carga rápida em que fez mais de 200Km!

Hoje com apenas 50Km, já aqueceram mais que no dia da última carga rápida em que fez mais de 200Km!

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Carregaste o carro a que horas? ao sol? numa garagem? conta lá...VETL Escreveu:Eu não aqueço as minhas. Elas é que aquecem...![]()
![]()
Hoje com apenas 50Km, já aqueceram mais que no dia da última carga rápida em que fez mais de 200Km!![]()
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Não, nada disso, a culpa é toda minha. Hoje mesmo declarei aberta a época de degradação. Mais umas semanas e vou proibir a apanha da ameijoa na Ria Formosa.Orlando Escreveu:Carregaste o carro a que horas? ao sol? numa garagem? conta lá...VETL Escreveu:Eu não aqueço as minhas. Elas é que aquecem...![]()
![]()
Hoje com apenas 50Km, já aqueceram mais que no dia da última carga rápida em que fez mais de 200Km!![]()
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
Nada disso!Orlando Escreveu:Carregaste o carro a que horas? ao sol? numa garagem? conta lá...VETL Escreveu:Eu não aqueço as minhas. Elas é que aquecem...![]()
![]()
Fui trabalhar hoje e apenas o estacionei de manhã bem cedo num local que até costuma ser habitual.
E até tinha o meu próprio lugar de estacionamento coberto à disposição, mas por comodidade...
À hora de almoço, quando saí cá para fora e vi o tempo que estava até me doeu cá uma coisinha!! Estava um sol e calor abrasador e o gajo a "torrar".
Resultado: Pack com média de 24º quando o tinha deixado de manhã com 17º.
À tarde já ficou debaixo de telha e há pouco, mesmo depois de 30Km, já estava com média de 19º.
Cada vez me convenço mais que se pudesse escolher uma cor para ele, seria o branco. Digam-me o que disserem...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
POIS. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Nem recorrendo à minha bola de cristal eu te consigo dizer se é aceitável. Não se sabendo de onde ele é, nada feito. Sei que parece advinhação muito do que eu escrevo, mas eu cá tenho a minha lógica. Para te responder à tua pergunta, o dado mais importante, mas muito mais importante que os outros todos, é a latitude/altitude onde ele passa a maioria do tempo. Se ele fosse norueguês, eu diria que afinal entre um S e um Leaf a coisa será ela por ela.rdias Escreveu:Malm, falou nos 7 % ao ano. Que giro. Ha um model S nos Estados Unidos. Não sei o estado , mas tem 14 meses e mais de 100.000 kms e estima-se que tem 7% de degradação . No Tesla não ha nada muito cientifico pelo que vão medindo essa degradação pelas cargas a 100 % e pelos kms de autonomia apresentados. Esses 7 % e um numero aceitável ?
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Então deve ser nessas viagens à Flórida que está a degradar as baterias. Sempre a andar e a carregar indo para um zona mais quente, já estou a ver que até os Teslas pagam a fatura. É esse americano a degradá-las quando vai à Flórida e eu quando vou à Figueira. É aceitável, 7% nessas condições, na minha opinião, é aceitável. Não fizesse ele essas viagens até à Flórida e estaria muito melhor. Pior que esse só os do Arizona e Texas, então.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Vamos tornar isto prático.
Quem tem 10% de degradação? Quem?
E qts kms reias faz a menos, no mesmo trajeto, com a mesma temperatura, mesmo peso, etc....
Estamos aqui a falar de 3, 4 ou7 ou mesmo 10%....mas em termos práticos, vamos traduzir em vez de assutar o pessoal !
Quem tem 10% de degradação? Quem?
E qts kms reias faz a menos, no mesmo trajeto, com a mesma temperatura, mesmo peso, etc....
Estamos aqui a falar de 3, 4 ou7 ou mesmo 10%....mas em termos práticos, vamos traduzir em vez de assutar o pessoal !

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
Eu não vou por aí. Ainda que necessitando de mais algum rigor, eu olho apenas para os números que o LeafSpy saca do carro.Orlando Escreveu:...E qts kms reias faz a menos, no mesmo trajeto, com a mesma temperatura, mesmo peso, etc....
Porquê?
Porque eu hoje já evoluí na forma de conduzir e actualmente, com essa aprendizagem, consigo fazer muitos mais Km do que nos primeiros meses após a aquisição do carro. Inconscientemente vamos aprendendo a rentabilizar os Kw com o tipo de condução e parece que não existe degradação. E não quer dizer que andemos mais devagar.
Os números que o LefSpy apresenta até podem necessitar de maior rigor mas essa história de quantos km no mesmo trajeto, com a mesma temp.ª, mesmo peso, etc para mim vale zero! Há sempre muitos outros factores a influenciar resultados desses...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS