Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 20:31

Orlando Escreveu:Qdo comecei a andar de mota, tinha uma de gel, depois passsei para 3kwh de litio, depois para 3,7kwh de nimh, de seguida para 5kwh de litio, e já pus um rabo numa de 8kwh...e em nenhum caso fiquei a pé...mas conheci-as de cor e salteado....e as vossas frases recordam-me esses sentimentos.
Se bem entendi, acho que agora disseste tudo. Tu tens uma grande vantagem em relação a todos aqueles que pretendem adquirir um elétrico, pois a maioria não faz a mínima ideia no que se vai meter. Tu tens essa vantagem da experiência nas motas. Isto é das tais coisas, se uma pessoa gosta disto, se se sente realizada a deslocar-se de elétrico, não é preciso mais nada. Eu acredito que no final, fazendo as contas, não nos vai ficar mais caro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9930
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por mjr » 09 mar 2014, 20:39

Hoje voltei a ver 6 barras de temperatura após uma carga rápida. Começou nos 23C e aos 26C acendeu a sexta barra. A tenperatura máxima que atingiu foram 30C, meia hora após o fim da carga. Ficou na garagem a arrefecer pois lá fora estão 20C e na garagem 16C!

Noto que agora as cargas rápidas provocam mais aquecimento do que quando estava mais frio. Antes, começando em BF, carregava 1 minuto a 125A r rapidamente descia para os 60-70A. Hoje ficou uns 5 minutos nos 125A e depois desceu lentamente até aos 90A, quando o SOC já estava a 60% e interrompi a carga. Cuidado com as cargas rápidas no Verão, especialmente se forem diárias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 20:54

mjr Escreveu:Hoje voltei a ver 6 barras de temperatura após uma carga rápida. Começou nos 23C e aos 26C acendeu a sexta barra. A tenperatura máxima que atingiu foram 30C, meia hora após o fim da carga. Ficou na garagem a arrefecer pois lá fora estão 20C e na garagem 16C!

Noto que agora as cargas rápidas provocam mais aquecimento do que quando estava mais frio. Antes, começando em BF, carregava 1 minuto a 125A r rapidamente descia para os 60-70A. Hoje ficou uns 5 minutos nos 125A e depois desceu lentamente até aos 90A, quando o SOC já estava a 60% e interrompi a carga. Cuidado com as cargas rápidas no Verão, especialmente se forem diárias.
Pelo contário, os 4 ases (vidigueira, nmh, lmlr e malm), pelo que tenha visto nas variações de temperatura do meu, podem mesmo beneficiar em fazer carregamentos rápidos em vez de lentos. Se o meu pack tiver a 25º C eu opto or dois rápidos em vez de um lento. De certeza que as temperaturas vão ficar mais baixas depois dos dois rápidos do que depois de um lento.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9930
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por mjr » 09 mar 2014, 21:25

Em princípio sim, mas confirma que ao fim de uma carga rápida desde um SOC baixo a temperatura não sobe devido ao calor acumulado no interior das células. No caso de uma CR com um SOC inicial elevado, aí sim, é um verdadeiro arrefecedor pois a corrente de carga será mais baixa e por isso provoca pouco aquecimento. Numa CR a partir de SOC baixo a corrente passa muito tempo nos 125A, o que gera mais de 2kW de energia a aquecer o pack. O arrefecimento por ar não consegue suster o aquecimento de 2kW, embora naturalmente consiga mitigar parte do aquecimento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ledve
Proprietário Leaf
Mensagens: 154
Registado: 21 mai 2013, 18:22

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por ledve » 10 mar 2014, 02:34

O meu tem 15% de degradação apesar de ainda não ter 11000km. Tem matricula de 2013 mas foi fabricado em 2011, estimo que a uma velocidade entre os 80 e 90 kmh faça 100km se for mais devagar faço mais.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por Orlando » 10 mar 2014, 14:38

VETL Escreveu:
Orlando Escreveu:Ah e onde posso adquirir esse spy não sei das quantas?
O LeafSpy está na playstore da Google:
https://play.google.com/store/apps/deta ... af_Spy_Pro
Esta é a versão Pro. Tem outra gratuita e ainda outra intermédia, mas essas com menos funcionalidades.
Funciona com a interface bleutooh ODB II ELM327.
Eu prefiro até a interface bleutooh ODB II mini ELM327. Tipo isto:
http://www.ebay.com/itm/ELM327-V1-5-Sup ... 1238276990
Não vendem para Portugal,,,,onde encontro?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por VETL » 10 mar 2014, 15:02

Orlando Escreveu:Não vendem para Portugal,,,,onde encontro?
Presumindo que se refere ao ELM327, há milhares deles.
É só escolher um:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0 ... ni&_sop=15

Prefiro o mini por ser mais prático e não ficar sujeito a levar com os pés.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por Orlando » 10 mar 2014, 16:10

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por VETL » 10 mar 2014, 17:10

O primeiro é USB! Fora de questão.
O segundo tem um feedback positivo do vendedor muito baixo.
O terceiro parece Ok.
Alguém que perceba alguma coisa disto que ajude o Orlando se eu estiver enganado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)

Mensagem por Orlando » 10 mar 2014, 17:26

Agradecia :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”