Se bem entendi, acho que agora disseste tudo. Tu tens uma grande vantagem em relação a todos aqueles que pretendem adquirir um elétrico, pois a maioria não faz a mínima ideia no que se vai meter. Tu tens essa vantagem da experiência nas motas. Isto é das tais coisas, se uma pessoa gosta disto, se se sente realizada a deslocar-se de elétrico, não é preciso mais nada. Eu acredito que no final, fazendo as contas, não nos vai ficar mais caro.Orlando Escreveu:Qdo comecei a andar de mota, tinha uma de gel, depois passsei para 3kwh de litio, depois para 3,7kwh de nimh, de seguida para 5kwh de litio, e já pus um rabo numa de 8kwh...e em nenhum caso fiquei a pé...mas conheci-as de cor e salteado....e as vossas frases recordam-me esses sentimentos.

Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9930
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Hoje voltei a ver 6 barras de temperatura após uma carga rápida. Começou nos 23C e aos 26C acendeu a sexta barra. A tenperatura máxima que atingiu foram 30C, meia hora após o fim da carga. Ficou na garagem a arrefecer pois lá fora estão 20C e na garagem 16C!
Noto que agora as cargas rápidas provocam mais aquecimento do que quando estava mais frio. Antes, começando em BF, carregava 1 minuto a 125A r rapidamente descia para os 60-70A. Hoje ficou uns 5 minutos nos 125A e depois desceu lentamente até aos 90A, quando o SOC já estava a 60% e interrompi a carga. Cuidado com as cargas rápidas no Verão, especialmente se forem diárias.
Noto que agora as cargas rápidas provocam mais aquecimento do que quando estava mais frio. Antes, começando em BF, carregava 1 minuto a 125A r rapidamente descia para os 60-70A. Hoje ficou uns 5 minutos nos 125A e depois desceu lentamente até aos 90A, quando o SOC já estava a 60% e interrompi a carga. Cuidado com as cargas rápidas no Verão, especialmente se forem diárias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Pelo contário, os 4 ases (vidigueira, nmh, lmlr e malm), pelo que tenha visto nas variações de temperatura do meu, podem mesmo beneficiar em fazer carregamentos rápidos em vez de lentos. Se o meu pack tiver a 25º C eu opto or dois rápidos em vez de um lento. De certeza que as temperaturas vão ficar mais baixas depois dos dois rápidos do que depois de um lento.mjr Escreveu:Hoje voltei a ver 6 barras de temperatura após uma carga rápida. Começou nos 23C e aos 26C acendeu a sexta barra. A tenperatura máxima que atingiu foram 30C, meia hora após o fim da carga. Ficou na garagem a arrefecer pois lá fora estão 20C e na garagem 16C!
Noto que agora as cargas rápidas provocam mais aquecimento do que quando estava mais frio. Antes, começando em BF, carregava 1 minuto a 125A r rapidamente descia para os 60-70A. Hoje ficou uns 5 minutos nos 125A e depois desceu lentamente até aos 90A, quando o SOC já estava a 60% e interrompi a carga. Cuidado com as cargas rápidas no Verão, especialmente se forem diárias.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9930
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Em princípio sim, mas confirma que ao fim de uma carga rápida desde um SOC baixo a temperatura não sobe devido ao calor acumulado no interior das células. No caso de uma CR com um SOC inicial elevado, aí sim, é um verdadeiro arrefecedor pois a corrente de carga será mais baixa e por isso provoca pouco aquecimento. Numa CR a partir de SOC baixo a corrente passa muito tempo nos 125A, o que gera mais de 2kW de energia a aquecer o pack. O arrefecimento por ar não consegue suster o aquecimento de 2kW, embora naturalmente consiga mitigar parte do aquecimento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
O meu tem 15% de degradação apesar de ainda não ter 11000km. Tem matricula de 2013 mas foi fabricado em 2011, estimo que a uma velocidade entre os 80 e 90 kmh faça 100km se for mais devagar faço mais.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Não vendem para Portugal,,,,onde encontro?VETL Escreveu:O LeafSpy está na playstore da Google:Orlando Escreveu:Ah e onde posso adquirir esse spy não sei das quantas?
https://play.google.com/store/apps/deta ... af_Spy_Pro
Esta é a versão Pro. Tem outra gratuita e ainda outra intermédia, mas essas com menos funcionalidades.
Funciona com a interface bleutooh ODB II ELM327.
Eu prefiro até a interface bleutooh ODB II mini ELM327. Tipo isto:
http://www.ebay.com/itm/ELM327-V1-5-Sup ... 1238276990
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Presumindo que se refere ao ELM327, há milhares deles.Orlando Escreveu:Não vendem para Portugal,,,,onde encontro?
É só escolher um:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0 ... ni&_sop=15
Prefiro o mini por ser mais prático e não ficar sujeito a levar com os pés.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
qual deles?
http://www.ebay.com/itm/MINI-ELM327-V1- ... 37&vxp=mtr
http://www.ebay.com/itm/Mini-ELM327-V1- ... 19e8a5d882
http://www.ebay.com/itm/Mini-ELM327-V1- ... 2331f0d3c8
http://www.ebay.com/itm/MINI-ELM327-V1- ... 37&vxp=mtr
http://www.ebay.com/itm/Mini-ELM327-V1- ... 19e8a5d882
http://www.ebay.com/itm/Mini-ELM327-V1- ... 2331f0d3c8
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
O primeiro é USB! Fora de questão.
O segundo tem um feedback positivo do vendedor muito baixo.
O terceiro parece Ok.
Alguém que perceba alguma coisa disto que ajude o Orlando se eu estiver enganado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Atenção, aviso para todos os Leaf (inclusive o meu)
Agradecia 

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh