Mobi.e

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
victormcpinto
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Re: Mobi.e

Mensagem por victormcpinto » 14 mar 2014, 21:14

Malm Escreveu:Os bombeiros não têm uma associação nacional com a qual possamos estabelecer um protocolo?
Existe a Associação Nacional de Bombeiros. Já utilizei em 2 situações e sem problemas, embora contribuindo a título voluntário. Também tive oportunidade de trocar opiniões com Presidentes de direção de Bombeiros acerca:
1. da formação que os bombeiros possuem no caso de um acidente envolver um carro eléctrico;
2. da possibilidade de eles se tornarem parte interessada na definição nacional da rede de carregamentos.
Sempre defendi esta posição, por serem instituições pulverizadas por todo o lado, estarem sempre abertas, protegidas e bem localizadas.
Concluí que os problemas com que se debatem são de outra dimensão, e sem sensibilidade para a abordagem destes assuntos, ficamos pela cordial conversa.
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t3lmo
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Re: Mobi.e

Mensagem por t3lmo » 14 mar 2014, 22:50

Apr Escreveu:Acho que é uma oportunidade para criar uma rede privada de utilizadores. Não precisa de ser nada sofisticado, basta uma tomada perto da rua, uma morada, um telemovel e um preço.
Infelizmente tal projeto não é possível... publicamente!
Alguém (monopólio EDP) pensou nisso antes e fez uma lei que proíbe a venda de energia a elétrica a terceiros. Só o operador da rede o pode fazer.
Claro que nos vamos ligando a quem nos cede carga, mas o perigo de queixa (e multa) assusta alguns dos intervenientes.
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santanamos
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Re: Mobi.e

Mensagem por santanamos » 14 mar 2014, 23:03

Há algum país sem rede de carregamentos? Estamos sempre a tentar ser únicos em tudo... :cry:
Isto é mesmo triste, é vergonhoso!

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Apr
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Re: Mobi.e

Mensagem por Apr » 15 mar 2014, 01:40

A ilegalidade nao está no valor a pagar, porque esse pode ser dissociado da energia, pode ser por exemplo uma comunidade que se juntou e construiu uma infraestrutura e o utilizador paga para amortizar o investimento.

Pode haver ilegalidade em outra pessoa carregar um VE em minha casa com o meu consentimento? A minha inclinação tende para um comportamento legal, mas sinceramente não sei, só analisando o contrato com detalhe.

Sem rede mobi.e a unica alternativa é andar de tomada em tomada a pedinchar até que alguém tenha pena e deixe carregar. Se se for lá uma segunda vez já pode ser abuso, ou se for outro nao deixa.... assim não é vida.

Tenho a sensação que com alguma criatividade se consegue fazer alguma coisa interssante e 100% legal... ou então nao...

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Filipe
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Re: Mobi.e

Mensagem por Filipe » 15 mar 2014, 01:43

Até parece que estou a assistir ao noticiário da RTP1, só Desgraças, Guerras, Assaltos, Aumentos de Impostos, etc, etc, etc.
Pelo menos tive conhecimento de uma boa notícia para os Leafistas; A Nissan vai sustituir todoas os espelhos retrovisores actuais,
por uns com monitores de retaguarda totais que permite ao condutor, mesmo em condução normal, poder alternar a visão direta
para digital eliminando assim os ângulos mortos dos retrovisores. ( GRÁTIS ) 8-)
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RJSC
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Re: Mobi.e

Mensagem por RJSC » 15 mar 2014, 01:44

Só não se pode cobrar é de forma justa, ou seja, pelo kWh consumido.
Os parques de campismo cobram uma taxa fixa diária pela eletricidade independentemente do consumo e nunca tiveram problemas legais.
Só que é obviamente muito menos justo que cobrar pelo kWh.

Os parques de campismo podem ser uma opção embora dispendiosa, já que cobram todos entre 2€ a 4€ por dia por cada automóvel no interior e outros 3€ a 4€ pela taxa diária de eletricidade.
Por exemplo, este parque em Gondomar junto ao Rio Douro: http://campidouro.pt/precario.htm
2,60€ pela entrada do automóvel + 3.75€ pela taxa de eletricidade = 6.35€

Fazer um acordo com a federação portuguesa de campismo para ter uma taxa mais baixa só para carregar um VE por umas horas também podia ser alternativa.

Parece que o pafi já anda a carregar num parque de campismo...
Última edição por RJSC em 15 mar 2014, 03:15, editado 2 vezes no total.

OCasal
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Re: Mobi.e

Mensagem por OCasal » 15 mar 2014, 02:50

Acho que estão todos a dramatizar...

De facto é lamentável as últimas informações sobre o estado de vida da mobie, que já se encontrava em estado crítico pelo menos há 2 anos, e agora parece ter perdido os últimos sinais de vida!

Mas as empresas autorizadas para a comercialização na rede continuam interessadas no negócio, se não, os postos já estavam desligados há muito, porque a mobie acho que nunca devolveu às entidades o valor da energia consumida nos carregamentos.

Palavras dos responsáveis da Prio e da EDP com quem contactei a propósito da rede, referiam que preferiam suportar esses custos, que para eles são "peanuts", pois a mobie, ao contrário do que era suposto, desde que caiu o anterior governo, deixou de regularizar as contas com as empresas comercializadoras dos postos, nomeadamente a EDP nos postos encontrados nos lugares de estacionamento de rua e a Prio nos postos presentes nos shoppings.

Acho que esta inactividade da linha e do apoio a clientes não vai mudar nada, relativamente aquilo que temos tido desde que começamos a utilizar os nossos Leafs.

Cumprimentos eletricos.

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Re: Mobi.e

Mensagem por RJSC » 15 mar 2014, 03:12

Mas muda tudo para os novos utilizadores que não podem pedir cartão. Só a Mobi.e os emitia.

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Re: Mobi.e

Mensagem por OCasal » 15 mar 2014, 06:43

Sim, esse poderá ser o grande obstáculo.

Resta recorrer às empresas EDP, Prio ou Galp para emitirem cartões de acesso... mas dúvido que o possam fazer, pois estamos a falar de uma rede que se encontra ainda em fase piloto, pelo que não podem comercializar nada!

Corremos o risco de passar a ser o país com a pior rede de carregamento da europa, quando nos encontravamos no topo há 2 anos.

É bem possível que as próprias marcas automóveis deixem de ter interesse em comercializar modelos EV no nosso país, enquanto não acompanharmos a evolução dos outros!

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pafi
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Re: Mobi.e

Mensagem por pafi » 16 mar 2014, 11:45

RJSC Escreveu:Só não se pode cobrar é de forma justa, ou seja, pelo kWh consumido.
Os parques de campismo cobram uma taxa fixa diária pela eletricidade independentemente do consumo e nunca tiveram problemas legais.
(...)
Por exemplo, este parque em Gondomar junto ao Rio Douro: http://campidouro.pt/precario.htm
2,60€ pela entrada do automóvel + 3.75€ pela taxa de eletricidade = 6.35€
(...)
Fazer um acordo com a federação portuguesa de campismo para ter uma taxa mais baixa só para carregar um VE por umas horas também podia ser alternativa.

Parece que o pafi já anda a carregar num parque de campismo...
Mais propriamente, 1,5€/dia de eletricidade. Vantagens do douro interior :)
Mas que é uma bela opção é. E também no parque das caravanas de Estarreja, sempre que passamos por lá também pagamos 1€ ou 2€ por dia de utilização do local. Sem problema nenhum, tudo perfeito e ainda deixamos despesa no café que explora aquilo.
Quanto mais opções melhor para os VE.
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Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

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