Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo - Malm
Já aqui escrevi que o meu carro, finalmente, considera agora menos energia para cada barra. Parece-me que cada barra vale menos 25 a 30% do que valia inicialmente. Ainda estou na dúvida se ele se considera de 12 kWh ou um pouco mais. Quanto à autonomia, no início eu conseguia cerca de 165 km de máxima autonomia estimada (embora o ano passado eu tenha chegado aos 175 km, a verdade é que nos dois primeiros o carro nunca me deu valores a rondar os 170), agora cerca de 135 km. Menos 18%. No caso da Mitsubishi, penso que seja com este valor que eu tenho de argumentar (o da perda de autonomia) para receber um pack novo (com a Mitsubishi é mesmo um pack inteiramente novo, pelo menos por agora). Perdi 6% ao ano. Terei de perder mais 6% nos próximos dois anos para chegar aos 30%. Como a taxa de degradação deve agora reduzir-se, quer pela ordem natural das coisas, quer pelos cuidados que agora tenho, a Mitsubushi pode ficar descansada, porque não vai ter uma perda de autonomia de 30% daqui a dois anos. Aliás, é bem provável que daqui a dois anos ele se continue a considerar de 12 kWh, até porque foi preciso esperar 3 anos para que ele, finalmente, se atualizasse quanto à sua capacidade.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
É por causa desses argumentos que depois a pessoal opta por carros a combustível, já que não têm os constrangimentos de carregar, autonomia, etc...
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
O problema da fiabilidade não é tão simples nos elétricos. A bateria é, afinal, uma peça de desgaste e é por isso crucial que quem compra tenha uma ideia precisa da durabilidade e custo de substituição. O problema é a falta dessa informação. Fora a bateria, pelo menos no caso do Leaf a fiabilidade do powertrain tem sido espetacular. Não há nenhum registo que eu conheça de um problema num motor ou inversor, algo que é impensável para um CI. No iMiEV deve ser semelhante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Daí quem compra um LEAF sabe que tem carro para mts anos, apesar de saber que poderá vir a ter que mudar a bateria....mas qts e qts CI não mudam tudo o que é mecanica ao longo de anos sem totalizar custos...mjr Escreveu:O problema da fiabilidade não é tão simples nos elétricos. A bateria é, afinal, uma peça de desgaste e é por isso crucial que quem compra tenha uma ideia precisa da durabilidade e custo de substituição. O problema é a falta dessa informação. Fora a bateria, pelo menos no caso do Leaf a fiabilidade do powertrain tem sido espetacular. Não há nenhum registo que eu conheça de um problema num motor ou inversor, algo que é impensável para um CI. No iMiEV deve ser semelhante.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
O que a indústria automóvel anda a fazer com as baterias deixa muita gente de pé atrás (inclusivamente a mim).
Uns (Nissan) vendem com o carro mas depois se for necessário uma troca, só existe um nevoeiro de incertezas, sendo extremamente provável obrigarem a alugar a nova bateria tal como faz a congénere Renault desde o primeiro dia, com preços que em 5 ou menos anos permitem pagar o custo da bateria.
Outros ainda (iMiev e clones) também não divulgam o preço da bateria...
Uns (Nissan) vendem com o carro mas depois se for necessário uma troca, só existe um nevoeiro de incertezas, sendo extremamente provável obrigarem a alugar a nova bateria tal como faz a congénere Renault desde o primeiro dia, com preços que em 5 ou menos anos permitem pagar o custo da bateria.
Outros ainda (iMiev e clones) também não divulgam o preço da bateria...
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Estou à espera para saber as opções que vão dar para um carro fora de garantia e com menos de 9 barras de capacidade. Já não deve faltar muito para isso acontecer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- Malm
- Proprietário i-MiEV
11,44 kWh dos 23,5% aos 100% - Esta a medição mais ampla que fiz até agora no meu "novo" i-MiEV. Considerando que ele anda a medir com mais rigor o SoC (pelo que ando a ver ainda está é pior
) dos 0 aos 100% será 14,9 kWh. Se eu considerar 12,5% de perdas durante o carregamento, isso dá 13 kWh na bateria. Será agora, o meu i-MiEV, de 13 kWh?

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Já confirmaste se não lhe tiraram células na revisão????Malm Escreveu:11,44 kWh dos 23,5% aos 100% - Esta a medição mais ampla que fiz até agora no meu "novo" i-MiEV. Considerando que ele anda a medir com mais rigor o SoC (pelo que ando a ver ainda está é pior) dos 0 aos 100% será 14,9 kWh. Se eu considerar 12,5% de perdas durante o carregamento, isso dá 13 kWh na bateria. Será agora, o meu i-MiEV, de 13 kWh?

Como ainda não és colaborador para o modelo I-MIEV... eles atualizaram o software como se tratasse de um Peugeot com menos células....
Tou na brincadeira!...

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Galt, eu penso dessa forma, como se lhe tivessem tirado células (claro que continuam lá as 88). Mas na prática, é como se fosse de 13 kWh. É muito importante ter essa noção para lhe conhecer os limites. Faço questão de lhe conhecer os limites, só assim serei o único capaz de saber até onde posso ir com ele. No entanto, é uma tarefa complexa porque todos os dias esse limite muda (depende da degradação e da temperatura a que estão as células, depende da pressão dos pneus e da direção e velocidade do vento, depende...).
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Eu nunca disse que pensava que o carro seria agora de 12, 12,5. Eu disse que achava que o carro achava que era de 12, 12,5. O que o carro acha não é o que eu acho. Aliás, ele não acha o mesmo todos os dias. Um dia acha que é de 12, outro acha que é de 12,5, outra acha que é de 13. O que acho é que ele está a acertar nos dias em que se considera de 13. É o que acho. Ou seja, voltamos à mesma conversa de há uns dias, o Malm confia muito mais no seu cérebro do que no cérebro do carro, nada mudou nesse aspeto. A instrumentação dá facilmente erros que rondam 10% de SoC. Se em fevereiro eu tinha, muitas vezes, o carro a dizer-me que tinha 30% SoC quando na realidade só tinha 20%, em março é precisamente ao contrário, ele diz-me que tem 30% quando na realidade tem 40%. Daqui a dois anos ele vai finalmente acertar, quando degradar mais 10%, mas até lá vai continuar a baralhar-se todo. Eu digo isto com base no que estou agora a observar, e o que vos posso dizer é que ontem vim de Viseu e parei-o com 28% de SoC. Acontece que hoje de manhã, tendo já andado uns 9 km nas pequenas voltas aqui na vila, já me deu 2 barras. 10% dados. Estou aqui, depois de ter feito 9 km, com os mesmos 28%.rdias Escreveu:Se for 13 não e mau de todo. Salvo erro o Malm pensava que seria 12 , 12.5 ... Após ultima revisão. Se for 13 da uma degradação de 21,2 % .
Eu sei, para vocês isto é confusão a mais, talvez mesmo de loucos. Acredito mesmo que muitos duvidem do que eu digo e até comecem a questionar a minha sanidade mental. No entanto, quem conhece o meu percurso sabe que eu tenho sido tremendamente eficaz e eu acho que isso não é compatível com não estar na maioria das vezes correto.
Já aqui terei escrito que desconfio ser possível andar neste momento com o carro a mostrar-me um valor de SoC negativo. Reitero o que disse. Se diz que tem 30% e depois de estar algum tempo parado corrige para 40%, então há-de estar com 5% a dizer-me que tem -5%. Eu não queria levá-lo a valores tão baixos, mas fazer um vídeo a mostrar o carro a andar com SoC negativo era engraçado.