Sim, foi trocada ao abrigo da garantia. Com esta nova bateria, talvez tenha feito uns 10.000 km, não sei bem. O spy leaf era do VETL, ou do RJSC, estão configurados para um valor a rondar os 65 Ah. Eu já vi Leafs com mais de 100% em novos (acho que até já vi 107% de capacidade). Talvez em nova tivesse também valores claramente superiores a 100.galt Escreveu:Mas a bateria foi trocada ao abrigo da garantia?Malm Escreveu:Por acaso não me ocorreu essa hipótese, de não estar atualizado. O que e' certo e' que passou no exame com excelente mais, Aveiras-Pombal, A1, com uma carga. Pertence agora ao grupo restrito que o conseguiram. E chegou a Pombal com 30%, isso e' fantástico. Só possível com um carro como novo e com alguém que saiba conduzir malmonasticamente. Está provado, o hsanchez consegue imitar-me na perfeição (subir a serra a 50 km/h e' importante) e tem uma bateria impecável. Eu acho que aqueles 100% são reais, deve e' ter recebido um pack novo com 68 Ah, e agora ainda está acima dos 66. Também e' verdade que não anda muito e só tem um verão. Tudo isso conta.
Quantos quilometros tem o carro feitos com esta bateria?
O programa spy leaf está configurado com 65ah capacidade em novo ou com um valor inferior?

Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo - Malm
Última edição por Malm em 23 mar 2014, 12:47, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Abaixo dos 30 C, sem dúvida. Descansar uma hora, se a temperatura exterior for de 35 C, ainda vão e' continuar a aquecer. Acho que numa hora, mesmo com uma temperatura 5C abaixo do pack, nem um grau desce. Ou arranjamos maneira de por ar fresco lá dentro, ou fica parado. A andar, no verão, 4% de degradação em apenas 3 meses.rdias Escreveu:Relativamente a futuras viagens no pico do verão qual seria a temperatura desejável de manter ? abaixo dos 30 ? dos 32 ? se a temperatura começar a aumentar será desejável parar e descansar mais uma hora ou não terá grande influencia na descida da temperatura do pack ?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Sem dúvida. Não deve ser muito difícil modificar um Leaf para que tenha refrigeração do pack. Ficavas com o problema resolvido.rdias Escreveu:Eu ando mais no verão que é quando consigo realizar mais serviços. Acho que no inicio do ano que vêm vou ter de tomar das decisões mais dificeis da minha vida e o mundo electrico continua muito parado. Preciso de mais informação e opções
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
É pá: Voçês são tramados...RJSC Escreveu:Quando ele aqui colocar a captura de ecrã vão-se roer de inveja...Malm Escreveu:Boas notícias.foi como fiquei quando me deram a conhecer a capacidade da bateria do Hsanchez - 100%.
E o mais incrível é que a bateria já tem mais de 1 ano em utilização.
Nem deixam o hsanchez dar as novidades.
Eu acho que a capacidade da bateria também poderia estar afetada pelas duas cargas rápidas. Nos dias em que dou cargas rápidas ao meu, a capacidade sobe logo. Vão ao meu gráfico da degradação e vêem claramente os dias em que teve CR. E eu só anoto o valor mais baixo do dia.
Quanto ao LeafSpy não consigo parametrizar agora a capacidade em novo como antes no LeafBatery. Penso que terá passado a ser um valor fixo não parametrizável...
Mas não deveríamos esperar pelo hsanchez e discutir isto no DB dele?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
E como refrigeravas o pack, Malm?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Pois, precipitei-me. Peço desculpa. Entusiasmei-me com a notícia, porque se há novidade que nos pode aqui alegrar a todos é esta. É que fiquei mesmo incrédulo.
Quanto a refrigeração dos pack dos Leaf, passar por dentro do pack uns tubos com líquido refrigerado, que circularia sempre que fosse necessário arrefecê-lo, não resolvia logo o problema? Acho que no Ampera é assim que funciona.
Quanto a refrigeração dos pack dos Leaf, passar por dentro do pack uns tubos com líquido refrigerado, que circularia sempre que fosse necessário arrefecê-lo, não resolvia logo o problema? Acho que no Ampera é assim que funciona.
Última edição por Malm em 23 mar 2014, 17:48, editado 1 vez no total.
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Sabes MALM... não desanimes com a limitação que lhe foi dada por software.
No meu Leaf ainda este fim de semana quando cheguei a Lisboa reparei no seguinte:
O carro apresentava ainda 4 barras (2 barras normais + 2 barras de reserva) de um total de 12 barras.
O spy Leaf indicava-me que a bateria tinha de SOC 41%. Imagina a energia que está ali protegida/escondida. Se andares na auto-estrada sempre a 80kms quando desaparecem todas as barras o SOC é de +/- 21%. Esta energia é utilizável apesar de eu não o fazer. Se o fizesse teria mais 20 kms pelo menos. Penso que o incremente de autonomia no modelo de 2013, para além de outros aspetos importantes se deveu também à actualização do software para usar mais energia armazenada.
Relembro que o software do meu carro, apresenta sempre a média de consumo 0,1 (devia ter 2 casas decimais).
Comentem...
No meu Leaf ainda este fim de semana quando cheguei a Lisboa reparei no seguinte:
O carro apresentava ainda 4 barras (2 barras normais + 2 barras de reserva) de um total de 12 barras.
O spy Leaf indicava-me que a bateria tinha de SOC 41%. Imagina a energia que está ali protegida/escondida. Se andares na auto-estrada sempre a 80kms quando desaparecem todas as barras o SOC é de +/- 21%. Esta energia é utilizável apesar de eu não o fazer. Se o fizesse teria mais 20 kms pelo menos. Penso que o incremente de autonomia no modelo de 2013, para além de outros aspetos importantes se deveu também à actualização do software para usar mais energia armazenada.
Relembro que o software do meu carro, apresenta sempre a média de consumo 0,1 (devia ter 2 casas decimais).
Comentem...
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
O meu é de 2011, mas já traz 2 casas decimais. Foi matriculado dia 28/03/2013. Quando faço as viagens para Lisboa reparo nisso, o Leaf Spy apresenta 50% de SOC e as barras ja são apenas 5...algures por aqui já li que havia uma barra escondida e com o uso e a experiência que vou tendo, consegui aproveitar essa "barra extra" com o uso da aplicação. Faço os 130kms para Lisboa, saindo de Évora com 19,5kw no Leaf Spy e chego a Lisboa com cerca de 3kw. Por norma apenas me dá o primeiro aviso de bateria fraca. Mas sei que ainda fazia mais uns 10 a 20km. Contudo, aproveito essa reserva para procurar o mobi.e livre mais próximo, pois o usual é o que pretendo usar estar ocupado por CI...galt Escreveu:Sabes MALM... não desanimes com a limitação que lhe foi dada por software.
Comentem...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Isto é mais insegurança por saber que voltei a ser ignorante outra vez. Eu agora não sei quando me vai parar, se com 5% de SoC, se com 0% de SoC ou se com -5% de SoC. No dia 28 de fevereiro, esgotava-o e punha-o de seguida à carga, consumia-me 15,8 kWh, porque tinha essa capacidade. Neste momento, eu tenho a certeza que não degradou instantaneamente para consumir muito menos. O que eu não sei é se ele chega aos 5% e pára (só porque acha que tem apenas 5% e afinal tem 15%). A minha esperança é que ele pare, não considerando o SoC, mas a voltagem das células. Neste último caso, pode-se dar o absurdo de andar com SoC negativo. Ele agora pode ter muito energia escondida para lá da última barra, mas eu não sei se a tendo, me vai deixar utilizá-la. E esta dúvida ninguém me é capaz de esclarecer. Terei de ser eu um dia a levá-lo de propósito a valores muito baixos para ver se realmente é possível andar com -1% da carga total.galt Escreveu:Sabes MALM... não desanimes com a limitação que lhe foi dada por software.
Comentem...
Cada contrariedade é vista como um desafio e fico motivado para o suplantar. Nunca desanimo, pelo contrário, as derrotas do presente para mim só são um estímulo para mais e melhores vitórias no futuro.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
99% de certeza que não dará SOC negativo. Provavelmente o SOC para de baixar quando o BMS reparar que a tensão na célula mais fraca não atingiu determinado patamar. Seria (muito) má programação permitir que o SOC estimado fosse negativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt