Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 17 abr 2014, 00:01

rdias Escreveu:Eu estava à espera que o Malm fala-se disso...
Olha que se não fosse o VETL abordar o assunto eu não iria tocar nele. Já me tinha esquecido disso, são águas passadas e entre subir uma rampa e ir até ao supermercado de tartaruga, a segunda parece-me bem mais interessante.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 17 abr 2014, 00:14

Eu não tinha quaisquer dúvidas em relação ao i-MiEV.
Mas não deixar o motivo de uma viagem dessas documentado é uma falha muito grave...
Este DB merecia e eu, no seu lugar, estaria muito chateado.
:mrgreen: :mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 17 abr 2014, 00:46

VETL Escreveu:Eu não tinha quaisquer dúvidas em relação ao i-MiEV.
Mas não deixar o motivo de uma viagem dessas documentado é uma falha muito grave...
Este DB merecia e eu, no seu lugar, estaria muito chateado.
:mrgreen: :mrgreen:
Então, também nas falhas quero ser o 1º. Não dei boleia ao Ogadiv, não é vitormcgomes, 30 mV de diferença é normal num Leaf e o carro do Orlando afinal não é de 2013, esta semana acho que ainda não tinha feito das minhas. É a incortornável falha da semana, não mencionei o que aconteceu na rampa.

Por acaso, pensei que isso não era para aqui chamado. Estava convencido que esse assunto não foi desenvolvido por aqui. Eu pelo menos não me lembro de lhe ter dado qualquer importância. Eu teria que fazer esta viagem, com ou sem rampa, mas com rampa teria de ser de i-MiEV :D .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 17 abr 2014, 10:15

Já não sou só eu que penso que de início, o i-MiEV tem mais capacidade do que 16 kWh, mas não nos deixa usar esse excedente. Mas um dia, devido ao avançar da degradação, passa a deixar-nos usar toda a energia disponível até aos 2,75 V numa célula. Por isso, durante muito tempo, na prática não ocorre qualquer perda de autonomia.

Isto apareceu ontem no myimiev.com:

"According to the chart on page 54D-634 in the service manual, the BMU outputs the current AH capacity of the battery at full charge, the residual AH capacity of the battery (I assume minimum charge), and the highest and lowest internal resistance of any one cell in the pack. That information must be going to the CAN buss so the MUT-III can read it for diagnostic purposes----or to calculate the battery AH capacity at your "annual checkup". When I had my RAV4-EV, the Holy grail of battery health was the internal resistance of the NiMH cells. The scan tool would read out the resistance of each cell and you could pick out which ones were suspect and needed watching. We know that when new, the AH rating of the cells in our cars is 50 AH. If you read the data for the cells you will find that it is calculated running the battery from 4.2 volts down to 2.75 to reach that number. We know the I-MiEV BMU won't let the cells reach 4.2 volts (they basically go to 4.105 according to the CAN-ION) and we never get anywhere near 2.75 low voltage on a new pack. So when new, we never had quite a 16 KWH usable pack because we would have to discharge it to those levels to achieve that number. At 4.105 volts we are still above 17 KWH if we go the 2.75 volt threshold. If we could get the pack to 4.2 volts per cell and discharge it to 2.75, we would have over 18 KWH available. If there is any "hidden" range in the pack, it must be found at the lower voltage levels and possibly as the pack ages, the BMU will let us go there if needed. When my pack is very low, no bars left, the voltage is way above, nearly a volt above, the 2.75 volt threshold. I know there isn't much energy at the lower levels, but there is some. The bulk of untapped energy is in the area of 4.1 to 4.2 volts if you look at the discharge curves for our cells. However it is dangerous/destructive to flirt with 4.2 volts in our cells on a regular basis. When my car was delivered, I had them check the battery capacity (because it had been sitting for a year). The number they came back with was 47.8 AH for the pack. Sounds good but it sure isn't usable the way the BMU controls it. 4.105 volts X 47.8 AH X 88 cells = 17.27 KWH available in the pack. So I think the calculation that determines capacity by the MUT III is making assumptions that the BMU wouldn't allow to happen. The car is sold as a 16 KWH car--but there is actually more there if you could access it. I would be interested to see what the BMU is allowing for lower voltages on older high mileage cars vs. newer low mileage cars."

e mais:

"It sounds like the BMU is adjusting for the age of Malm's battery. The I-MiEV technical information manual has a block diagram on how the BMU calculates battery energy level. Of interest in the calculation is a block labeled "Calculating total amount of battery (including capacity adjustment). The inputs into that block are listed as "history of battery usage" and "history of charge". I have read in the service manual that if the BMU is without power for an extended amount of time (I think it was 6 months) it could loose battery data. One of the items mentioned was the build date of the pack which would have to be re-entered into the BMU through the use of the MUT III. So, I think there is a date/cycle calculation built into the BMU that works with the other data like current sensor inputs and CMU (cell monitoring unit) inputs to see what the actual available capacity is. It also appears that Malm's car is allowing a far deeper voltage discharge then my car will allow (ele não sabia que agora talvez já não seja assim). At some point the degradation of the battery would become apparent because it cannot run below 2.75 volts on any one cell without damaging it. Until that point, degradation would be masked by the BMU and wouldn't be noticeable by the operator of the car unit the BMU couldn't make any further adjustment. That's the only thing I can think is going on here---or maybe I am reading too much into what the car can do."

Sim senhor, para mim faz todo o sentido. Mil e um aplausos que isto é de primeira água. Vê-se que é alguém que tem acesso a muito mais informação do que eu e que percebe do que fala. Agora sim, começam a enterder-me.

E eu digo isso à quanto tempo? O rdias até me deixou um bocado incomodado em fazer referência a isso como se de uma certeza absoluta se tratasse (de o i-MiEV vir com capacidade que não deixa usar). É que até ontem, ninguém mais, para além de mim, punha essa hipótese no myimiev.com.

E há quanto tempo eu digo que me desaparecem e aparecem barras? Acham que alguém, no myimiev.com, vê tal coisa? É só o Malm, que o carro dele tem um problema qualquer ou então é mesmo ele que não tem os parafusos todos. Pois é, mais dia menos dia vão ter de encarar essa realidade também, só espero que quando chegar o dia não se esqueçam de dizer, obrigado Malm.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 17 abr 2014, 17:26

Hoje já fui a Mangualde, mais de 100 km, ir e voltar. Evitei carregar, queria ver até que ponto 100 km são possíveis. Cheguei com 12%, mas a célula mais fraca estava nos 3,65V. Quis esclarecer se também desta vez, não lhe dando qualquer oportunidade ao longo do dia de ele recalcular o SoC (aparecerem ou desaparecerem barras), também ia até aos 0,0%. Andei, andei, andei, até que parei por minha iniciativa, no meu lugar de garagem, aos 1,0% e 3,3 V na célula mais fraca. É evidente que chegava lá novamente.

https://www.dropbox.com/s/39kxbrxidim4g ... esized.png

É uma pena, até aos 2,75V ainda dada para fazer, talvez, uns 3 ou 4 km. Tenho lá mais uns 3% de SoC guardados para degradação futura.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 17 abr 2014, 19:31

Confirma-se então que ele agora não deixa descer dos 3,25V?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 17 abr 2014, 20:06

rdias Escreveu:Então imagina que não conseguidas ver voltagem das células... Só o soc .... Confias que agora só para mesmo aos 0 % de soc .

Ou seja , para mim agora ele esta a fazer bem as contas. Ele deve guardar agora algo para degradação futura pois de inicio também o fazia .

E esquecendo o Canion ... Pode- se confiar mais na instrumentação do imiev...
Sim. Mas também se pode dar o caso de eu ir daqui direto a Aveiro e chego lá e deixo-o parado sem carregar e ele recalcula e chega a conclusão que a lá mais 5%. Paro com 32% e depois quando pego nele outra vez já tenho 37% (mas tenho exatamente o mesmo numero de barras). Se acontecer isso, e já aconteceu este mês, já vai parar com 2% e não com 0%. Por isso só a informação que o carro dá, neste momento, seria insuficiente para eu arriscar e leva-lo ate ao zero. E depois também pode acontecer o contrário, que e ir a Santa Comba e tira-me 5%, e depois paro em Tábua e vai mais 5%, se entretanto for para Coimbra, chego lá com 0,0% de SoC mas com a célula mais fraca a 3,7 V. Neste momento, o correto era ele para-me com 2% sempre, que isso garantia-me utilizar sempre o máximo de energia.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 17 abr 2014, 20:19

mjr Escreveu:Confirma-se então que ele agora não deixa descer dos 3,25V?
Não. Pára a 0,0% de SoC se a célula mais fraca tiver uma voltagem superior a 2,75 V ou, se alguma célula descarrega até aos 2,75 V, pára independentemente do SoC. 0,0% de SoC, neste momento, tanto pode ser 2,75, como 3,20, como 3,50, como 3,70V para a célula mais fraca. Isso vai depender dos recalculos que ele entretanto fez e do momento das paragens. Esses recalculos são, quase sempre de 5% de SoC. Se não lhe der oportunidade de recalcular (sempre a andar), ele com toda a certeza pára agora aos 0,0%, mas isso pode ser perfeitamente 3,1V.

lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por lmlr » 17 abr 2014, 20:44

Malm, boas notícias. A N110 abriu, embora na zona da derrocada a circulação seja alternada.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 17 abr 2014, 20:46

1%, não valia a pena levá-lo ao 0, já percebi tudo e já sei tanto deste como sabia do defunto (o de 16kWh). Vamos lá agora ver quanto ele vai gastar. Eu aposto em 15 kWh certos.

Mas um dia destes engano-o, para-me com 2,75 V na mais fraca e 2% de SoC, e vão ser 15,8 kWh como em fevereiro.
Última edição por Malm em 18 abr 2014, 00:06, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”