Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Orlando » 22 abr 2014, 13:42

E já pensaste que ele não faz degradação nenhuma... e quem pensa por ele são 2 ou 3 técnicos que se deliciam com algoritmos, bem sentados atrás duma secretária, que só para eles fazem sentido.... e que mandam instalar nos carros só para seres novamente beta testes!?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 22 abr 2014, 14:15

Malm Escreveu:
Malm Escreveu:Agora vamos lá ver quanto é que ele me vai carregar :? . Mais de 12,75 kWh (mais de 14,66 da rede), espero.
Gastou-me 14,64 kWh. Não há hipótese, definiu este valor como máximo que pode carregar e mesmo que tenha bateria para carregar mais, chega aos 12,75 kWh de carga na bateria e para de carregar. 12,75 kWh é o máximo que eu posso ter de energia, na atualidade, no meu pack, e não há volta a dar-lhe.
E carregou até quantos Volts?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 22 abr 2014, 16:30

mjr Escreveu:
Malm Escreveu:
Malm Escreveu:Agora vamos lá ver quanto é que ele me vai carregar :? . Mais de 12,75 kWh (mais de 14,66 da rede), espero.
Gastou-me 14,64 kWh. Não há hipótese, definiu este valor como máximo que pode carregar e mesmo que tenha bateria para carregar mais, chega aos 12,75 kWh de carga na bateria e para de carregar. 12,75 kWh é o máximo que eu posso ter de energia, na atualidade, no meu pack, e não há volta a dar-lhe.
E carregou até quantos Volts?
Essa é a pergunta (pelo menos era a que eu faria logo). Quantos Volts. Hoje de manhã não tive tempo para me dedicar a isso, regresso ao trabalho, regresso do Malm júnior às aulas, foi uma manhã um bocado complicada (não houve tempo para ligar tablet, esperar pela sincronização,...). Mas arrisco-me a dizer que terá carregado um pouco menos que o normal, isto porque também já não era a primeira vez que via isso a acontecer, em vez de as células ficarem a 4,1 V, poderão ter ficado a 4,08V. É o mais lógico.

Muitos de vocês já devem ter percebido, aquilo que eu aqui digo tem como base muita observação, não são meros devaneios. Se eu digo que não carregou tudo é porque já não era a primeira vez.
Última edição por Malm em 22 abr 2014, 16:50, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 22 abr 2014, 16:35

Orlando Escreveu:E já pensaste que ele não faz degradação nenhuma... e quem pensa por ele são 2 ou 3 técnicos que se deliciam com algoritmos, bem sentados atrás duma secretária, que só para eles fazem sentido.... e que mandam instalar nos carros só para seres novamente beta testes!?
O que acredito é que é o carro que decide, com os algoritmos que ele trás de origem, e conforme os dados que ele vai recolhendo, assim faz a respetiva atualização da capacidade. O que eu acredito é que se eu o conduzir de determinada maneira e colocar o pack a determinada temperatura eu vou conseguir condicionar o valor de capacidade que ele me vai dar anualmente. Tal como acreditava que os 3,25 V nunca foram o limite.

É naquilo em que eu acredito, e tenho-me dado muito bem com as minhas crenças. Em equipa ganhadora não se mexe.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 01 mai 2014, 12:55

:D

Já há mais de uma semana que não se escrevia nada aqui, há muito tempo que isso não acontecia. Ia por aqui alguma frustração, algum desalento, e isso acabou por se refletir na frequência com que escrevo. E o facto é que depois de 1 de março havia muito para descobrir, mas depressa estava a reconhecer tudo o que tinha de novo no meu carro. Que ele era de 12,75 kWh, que jamais carregaria mais que isso, em que condições parava a 0,0% ou a 3,5%, e com que voltagem na mais fraca ficava (e as infinitas possibilidades em que ele podia parar e eu conseguia antecipar todas elas). Ou seja, estava tudo descoberto e eu estava resignado que assim ia ser até 1 de março de 2015. Não havia, pois, nada mais a dizer até esse dia.

Resignado a 20% de degradação, é o que ele considerava, e mesmo que esse valor tivesse sido incorretamente calculado, não havia nada a fazer.

Hoje, dia 1 (não será por acaso), tive uma grande surpresa. Desde 1 de março que, invariavelmente, quando carregava, 100% eram 14,66 kWh. Por mais que eu tentasse convencê-lo que poderia carregar mais, jogando com recálculos de SoC (magia malmonástica), nada feito. Já tinha desistido, não havia nada a fazer. Ontem parei-o com 22,5% de SoC e deixei-o a carregar até aos 100%. De manhã, que hoje até se tem tempo, pensei cá para comigo: Malm és capaz de adivinhar o que ele carregou? E imaginei 11 vírgula qualquer coisa. Olhei para o contador e marcava 11,74 kWh. Achei tudo normal, mas acabei por pegar no telemóvel e fazer as contas. Se 77,5% corresponde a 11,74 kWh, obviamente 100% vão ser... Eu pensava que tinha a resposta, só poderiam ser 14,66, os mesmos 14,66 de sempre. Digitei a conta e o resultado foi :shock: :shock: :shock: 15.15 kWh. :lol: .

Obviamente, não houve tempo ainda para confirmações e é bem possível que seja prematura a festa. Mas acredito que ele recalculou hoje a capacidade e considera agora que é de 13,2 kWh :lol: . Se assim for, cada barra agora vale um pouco mais e vai demorar um pouco mais a carregar. A partir de hoje (e vamos lá ver por quanto tempo), considera uma degradação de 17,5% e eu acho que está bem mais próximo hoje da realidade do que ontem.

E se confirmar esta mudança, vai continuar a ter a tartaruga imievesca com mais autonomia do mundo, porque ainda não vai parar aos 4% de SoC como os outros, pelo que até acredito que poderá devolver-me, neste verão, mais 2,5%. Nesse caso, passaria a considerar-se de 13,6 kWh, a carregar 15,64 kWh da rede (que era o que carregava em fevereiro) e ele estará a considerar, nesse caso, degradação de 15%. Mas para já, 17,5% e está hoje mais próximo da sua real capacidade do que ontem.

Feliz sobretudo porque assim, relativamente a ontem, posso fazer mais uns 3 km. Na prática, tenho mesmo mais autonomia hoje do que tinha ontem.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 12:02

Agradeço a preocupação. Depois de ter tirado todas as dúvidas sobre o carro que tive entre 1 de março de 2014 e 1 de maio de 2014 foi como se tivesse ficado parado no tempo. Fiquei parado no tempo e estava a contar de assim ficar até 1 de março de 2015, pois só nessa altura iria ter novidades para dar. Porque já estava resignado ao rótulo dos 20%, à perda de autonomia (artificial) daí resultante, ao facto de ser impossível conseguir por mim alterar as coisas para um valor mais consentâneo com a realidade.
Talvez eu devesse ir à Mitsubishi dizer que o Zelenec (proprietário de um C0 esloveno) para com 4% e eu não, e eu não sou menos que Zelenec, por isso fazem favor de dizer ao meu que ele é de 13,6 kWh, que eu não sou menos que ninguém e só quero igualdade. Aliás, todos o indicam, 4/5% para parar. E assim, eu podia dizer, convicto e de forma clara para todos, anda menos 15% da distância do que quando era novo. Já me deu 2,5% mas ainda faltam 2,5%. Está-me a devolver a capacidade às prestações e das duas uma, ou me devolve a segunda em 1 de julho ou vai à Mitsubishi, já está avisado. E se não me der esses 2,5% vai-me pagar com juros, que eu vou exigir que me deem na Mitsubishi mais 5% porque vai ser parar já bem dentro da tartaruga, mas brincamos ou quê. Sim, porque eu faço questão que ele me carregue até aos 4,1 V em todos as células e que me descarregue até aos 2,75V numa carga.

Enganei-me, afinal o carro faz mais determinações na capacidade do que uma vez por ano. Mas estava certo que é o carro que as faz sozinho. Já tinha chegado a essa conclusão e agora temos a confirmação (não, isto não segue nenhum plano previamente estabelecido).

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 12:59

Que eu tenha conhecimento, nos centros comerciais nunca ninguém ficou sem os adaptadores. Os cabos, como ficam presos aos carros, é mais difícil de os levar. Agora os adaptadores qual quer um, sem ter trazido as ferramentas, os pode levar, mas que eu tenha conhecimento tal nunca aconteceu a ninguém. Pelo contrário, por vezes as pessoas esquecessem-se dos carregadores ou dos adaptadores junto aos carregadores e alguém os guarda e procura o dono. Aconteceu foi à utilizadora do Smart roubarem-lhe o EVSE de 10A, em Viseu, num posto mobi-e. Não sei lá como foi, mas ela queixou-se e eu evito ali usar o mennekes para que ela possa usar o posto, e ela usa-o todos os dias.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 13:32

Relativamente a de ter de facto devolvido 2,5% da capacidade, a principal razão que me faz duvidar que assim tenha sido é que ele pode ter-me dado entretanto, no dia 31, uma barra extra e sendo assim iria parar aos 2,5% de SoC (e não aos 0,0%). Isso quer dizer que ele não iria carregar os 15,15 (dos 0 aos 100%), mas iria ficar-se pelos habituais 14,66. Acontece que não me lembro nada de ele me ter dado a tal barra extra e eu até andei com atenção a isso (acho que nunca ando desatento a essas coisas) e depois parei com 22,5% de SoC e 331V. As voltagens não enganam e sempre que eu tive 330V a 22% ele parou-me nos 0,0% sem tocar nos 2,75V. Mas assim que tiver oportunidade de cronometrar o tempo que demora a carregar uma barra de 5%, penso que esse resultado vai por termo a todas as dúvidas. Se demorar uns 13 min. e 40s, é de 12.75, se demorar mais de 14 minutos (14 min. e 10 s), é de 13,2. Lá para as 00:45 de amanhã vai estar aqui a resposta.
Última edição por Malm em 02 mai 2014, 14:34, editado 1 vez no total.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 13:38

rdias Escreveu:Obrigado Malm. A questão é que o evse da tesla leva uns adaptadores na ponta e penso que ai não trancam. Só do lado menekes do carro é que prende. Lembrei me de perguntar isso.

A senhora do smart esta contente com a bateria tesla ? Queixa-se de alguma coisa ?
A não ser que a senhora venha a ser uma extraordinária surpresa, ela nem sequer deve saber de quantos kWh é a bateria, quanto mais se são Tesla e se já degradaram alguma coisa. Pergunta isso à minha mulher, que é dos indivíduos de sexo feminino que mais tem tido contato com um elétrico, e vais ouvir respostas que ou levas a coisa para a brincadeira, ou dá-te uma coisa má :? . A minha mulher ainda hoje não tem qualquer noção da distância que o carro pode fazer. Por isso, quando vamos à Figueira, das duas uma, ou há dinheiro na conta e assim já sabe onde gastá-lo no Fórum de Coimbra e diz-me para levar o elétrico, ou já não há dinheiro na conta e pede-me para levar o CI porque não lhe apetece estar tanto tempo em Coimbra. Como se 100 km com desnível favorável de uns 200 metros não se fizessem com uma carga só.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 02 mai 2014, 17:02

Eu pouco converso com ela porque ele tem um CI e é só o tempo de trocar de carro. Ela tem sempre um carro dela lá parado, ou o CI, ou o Smart. Mas o CI para um pouco ao lado, para não estorvar o acesso ao carregador. A não ser as questões do carregador, que aquilo tem os seus truques e ela não sei lá como percebeu logo o jeito que lhe tinha de dar, e eu nem sequer lhe conhecia a voz. Se eu não tivesse visto a eficácia com que ela põe a luzinha azul a acender, eu acho que desistia de usar a industrial, mas agora, que estive lá um quarto de hora a treinar, ora encosta a porta para a esquerda, ora para direita, ora fecha com mais força,... já sei do que ele precisa para funcionar. Se ela conseguia, eu também tinha de conseguir ;) .

Do carro nunca lhe perguntei nada e, sinceramente, também acho que é a conversar sobre os carregadores que melhor nos entendemos. Isso é óbvio porque se assim não fosse ela já me teria feito alguma pergunta sobre o meu (2011, ninguém que percebe de VE e vê 04/2011 na matrícula deixa fugir a oportunidade de perguntar sobre a degradação). Sabem quantas perguntas ela me fez até hoje sobre o meu carro? 0. Agora sobre os carregadores de Viseu, ainda chega atrasada ao trabalho se começa na conversa e se distrai nas horas.

Pois é, eu quando estou com uma mulher, pelo menos das primeiras vezes, faço um exercício para perceber o que lhes interessa e depois o que me poderia interessar já não tem interesse porque o que interessa é que a conversa continue, para ela, a ter interesse :roll: .

Mas está bem, a pensar no rdias vou perguntar pelas baterias, talvez para a semana, que o encontro costuma ser às 5ª feiras.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”