Diário de bordo de vip

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Malm
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 25 abr 2014, 14:51

Penso que se outros como o vitormcpinto fizessem este teste, de o descarregar completamente e a seguir carregá-lo a 100%, também iriam verificar que iriam ficar longe dos 25 kWh. Alguns iriam ver o SoC a baixar muito rapidamente abaixo dos 10%.
Começo a ficar convencido que existe uma diferença entre o valor de perda de capacidade determinado pelo carro e a efetiva perda de autonomia. Ou seja, a perda de autonomia situar-se-á uns pontos percentuais acima.

É possível que com o verão o valor de capacidade desça mais rapidamente e se aproxime de um valor mais próximo daquele que se obtém através do que carrega.

Vou passar então a considerar 25 kWh como o máximo que um Leaf pode carregar nos meus cálculos. Se calhar, também num i-MiEV, estou fazer mal em considerar 18,25 kWh como o máximo que ele poderia carregar, porque também nunca vi nenhum valor superior a 16,6 kWh.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 25 abr 2014, 15:55

A 12ª barra é para esquecer.
Nos meus registos, consegui 20,3 KW num carregamento a 100% em Maio de 2013. Desconheço o ponto de partida.

Em Janeiro deste ano, consegui carregar 19,9 KW com estes registos

Imagem

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Neste momento, no meu terreno, com a minha condução os 100Km de autonomia são possíveis. Chega e sobra.
Futurologia:
Espero ver o Leaf como 2º carro daqui a 3/4 anos para as minhas rotinas e um outro "eléctrico" para as restantes necessidades. Continuo a pensar que os alemães não estão a dormir e o mundo não vai ser só Tesla. ;)
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 25 abr 2014, 21:42

Malm Escreveu:Vou passar então a considerar 25 kWh como o máximo que um Leaf pode carregar nos meus cálculos. Se calhar, também num i-MiEV, estou fazer mal em considerar 18,25 kWh como o máximo que ele poderia carregar, porque também nunca vi nenhum valor superior a 16,6 kWh.
Sempre considerei 22kwh como limite máximo possível de carga. Mas...

Fazendo as contas pelo lado da capacidade reportada, 54,17 AHr e se à capacidade máxima correspondem 66,3 AHr tenho uma perda de 18%.
Se fizer as contas considerando os 25Kwh como valor de carga máximo, os 19/20 que carregaria dá 20% de perda.
Os valores estão próximos e são as contas que tenho feito.

Isso das barras é para esquecer. Hoje saí com as 12, fiz 34 km, gastei 5,6 kW.h e cheguei com 7. Lá gastei eu os meus 165wh/km, "sem flores", apenas com sobe e desce e muito pouco plano.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 05 mai 2014, 13:28

Carwings
Hoje de manhã, 100 mts após a saída confronto-me com a informação, no painel de navegação, de que foram acrescentadas 83 estações de carga perto de minha casa!!!!
Carreguei logo no botão azul mas, a única que encontrei na zona, foi a de minha casa.
Pensei logo nos do armazém da Efacec, mas era sorte a mais :lol:
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 05 mai 2014, 13:49

41100 km, 54,00 AHr.

Em 5 de Abril tinha 40 000 km, 54,6 AH
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 05 mai 2014, 15:39

E 12 barras, certo? 54 Ah e doze barras. Está mesmo, mesmo para se pirar de vez. Mesmo assim, 4 mesinhos.
No final de janeiro escrevi aqui - "Claro que ninguém acredita nesses 61,15 Ah. Parece-me que a forma de os Leaf fazerem a leitura da sua capacidade restante não é lá muito eficiente. Talvez por isso mesmo os Mitsubishi não considerem esse valor, apesar de fazerem a sua determinação. Continuo na minha, agora que estes dias vão em linha ao que acreditava iria acontecer. É como se voltasse a fazer a atualização, a capacidade vai agora descendendo, até encontrar uma base, a um ritmo que vai manter a 12ª barra por vários meses."

Está para muito breve. Talvez ele faça a média dos últimos 30 dias ou coisa parecida, e só quando essa média atinge determinado valor é que a barra desaparece. Isso quererá dizer que se por alguma razão a capacidade descer muito num dia em particular, ele não perde a barra logo. Mais uma teoria malmonástica a juntar à coleção.
Última edição por Malm em 05 mai 2014, 17:13, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 05 mai 2014, 16:15

Não é teoria, é mesmo verdade. Não se sabe ao certo é qual o método, se uma média deslizante dos últimos x dias, média ponderada dos últimos dias, redes neuronais...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 05 mai 2014, 17:11

mjr Escreveu:Não é teoria, é mesmo verdade. Não se sabe ao certo é qual o método, se uma média deslizante dos últimos x dias, média ponderada dos últimos dias, redes neuronais...
Desconfiei que assim fosse, mas não tinha lido nada sobre isso até agora. O meu também deve trabalhar com valores médios para depois definir, ao fim de algum tempo, quanto pode carregar.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 07 mai 2014, 10:11

Maio 2014
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Maio 2013 - Após substituição das células 72 e 73

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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 07 mai 2014, 11:11

Demora imenso tempo a equilibrar! Mas está melhor, sem dúvida. Na prática não tem efeito pois a SOC baixos os papeis invertem-se.
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