Andei todo o dia: às 9h (20), às 13h(21), às 14h(22), às 17h....cheguei com 24.ºMalm Escreveu:E eu a pensar que hoje não passava dos 17º C. Já vai em 20º C, quase toda a tarde na garagem. Quando chegarem as 20:00 já deve compensar ficar na rua, pelo que é para lá que vai passar a noite. Se comigo está a ser assim, com todos estes cuidados, imagino vocês

Diário de bordo - Malm
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de bordo - Malm
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de bordo - Malm
Se optarem por um lugar que esteve ao sol de manhã e depois à sombra à tarde...pouco vai fazer diferença, pois o chão "iradia" o calor acumulado na manhã...prgc Escreveu:Confesso que já me passou pela cabeça... Uma coisa do tipo das pistas de gelo artificiais...RJSC Escreveu:Vamos ter que começar a colocar uma placa de gelo por baixo dos carros.
Ou então uma máquina de fazer gelo, como há nos cafés, e deitar o gelo num recipiente que ficasse por baixo do carro...
Enfim... Ideias...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - Malm
E às 19:30 atingiram-se os 20,8º C. Devera ter sido o máximo do dia. Agora já está parado na rua, não vai carregar e vamos repetir a receita amanhã. Espero começar o dia com 15/16º C e acabar com 19/20ºC.
Aprendi hoje que sem refrigerações artificiais, sejam elas como forem, é impossível, nestes dias em que as temperaturas exteriores atingem os 25º C, manter o pack abaixo de 19º C. Na garagem já se fazem sentir temperaturas de 20º C e se ele lá ficar, ao fim de 5 ou 6 horas iguala a temperatura que o rodeia.
Mesmo assim, atendendo a que estiveram ligeiramente acima dos 20º C durante poucas horas, e sabendo que a 20º C a degradação avançará a valores abaixo dos 3,5% ao ano, não foi mal de todo. Agora a verdade é que vai ser impossível conseguir essas temperaturas nos dias que tiver de carregar e/ou andar com temperaturas superiores a 20º C na rua, a não ser que recorra a uma qualquer solução engenhosa para as arrefecer, tipo à mrr.
Aprendi hoje que sem refrigerações artificiais, sejam elas como forem, é impossível, nestes dias em que as temperaturas exteriores atingem os 25º C, manter o pack abaixo de 19º C. Na garagem já se fazem sentir temperaturas de 20º C e se ele lá ficar, ao fim de 5 ou 6 horas iguala a temperatura que o rodeia.
Mesmo assim, atendendo a que estiveram ligeiramente acima dos 20º C durante poucas horas, e sabendo que a 20º C a degradação avançará a valores abaixo dos 3,5% ao ano, não foi mal de todo. Agora a verdade é que vai ser impossível conseguir essas temperaturas nos dias que tiver de carregar e/ou andar com temperaturas superiores a 20º C na rua, a não ser que recorra a uma qualquer solução engenhosa para as arrefecer, tipo à mrr.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - Malm
Pelas 8:45, 18,7 ºC - não arrefeceu quase nada, a noite não foi tão fresca como seria de esperar. Durante toda a manhã no beco, ao fim da manhã 18,8º C. Agora está na garagem e ficou a 19,2º C.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de bordo - Malm
Isto é muito quente....Malm Escreveu:Pelas 8:45, 18,7 ºC - não arrefeceu quase nada, a noite não foi tão fresca como seria de esperar. Durante toda a manhã no beco, ao fim da manhã 18,8º C. Agora está na garagem e ficou a 19,2º C.


Como é possível até Setembro as baterias estarem a menos de 21ºC?
Uma solução é não circular com o carro. Malm não viajes para o interior porque as temperaturas não descem muito abaixo de 22ºC.
Olha dá-lhe banho de água fria...



Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de bordo - Malm
Tás a gozar, mas ainda ontem lavei o meu! 

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - Malm
Para mim qualquer grau conta. Se conseguir ter uma média de 21º C em vez de 24º C nestes dias, para mim já irá produzir resultados a médio prazo. Eu estou a fazer estas experiências e publico-as porque acho que são úteis a todos. Comentários jocosos são bem vindos, nada me dá mais ganas para continuar a experimentar, para continuar a encontrar soluções, para continuar a aplicar soluções e apresentar resultados.galt Escreveu:Isto é muito quente....Malm Escreveu:Pelas 8:45, 18,7 ºC - não arrefeceu quase nada, a noite não foi tão fresca como seria de esperar. Durante toda a manhã no beco, ao fim da manhã 18,8º C. Agora está na garagem e ficou a 19,2º C.![]()
![]()
Como é possível até Setembro as baterias estarem a menos de 21ºC?
Uma solução é não circular com o carro. Malm não viajes para o interior porque as temperaturas não descem muito abaixo de 22ºC.
Olha dá-lhe banho de água fria...![]()
![]()
Em setembro do ano passado coloquei aqui uma fotografia do meu carro na rua, de noite. Talvez alguns tenham achado que eu estava a exagerar, que tal não se justificava, mas não tive problema nenhum em assumir naquele dia que ia passar a ter aquele comportamento, porque tinha a certeza que era a melhor opção. Hoje todos reconhecem que assim é.
Não, não lhe vou dar um banho de água fria. Nem vou deixar de andar (basta ir seguindo a quilometragem para perceber que ele não para). Mas digam-me um qualquer dia do ano, uma qualquer hora do dia, uma qualquer latitude do planeta, e estarão abaixo dos 21º C, é só eu querer. Eu também tenho os meus truques mrreanos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de bordo - Malm
Ontem à noite, cerca das 21h, medi o calor do pavimento na rua: 24.ºC.....assim é mais dificil arrefecer o pack....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9930
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - Malm
Desde que me mudei para o Porto (Dezembro) o carro fica sempre na rua durante a noite. Acaba por ser mais prático por ter o carro à porta de casa, do que ter de abrir os portões das garagens e perder tempo. E com o bónus de ficar com o pack muito mais fresquinho de manhã. Tenho carregado durante a tarde no trabalho numa garagem subterrânea e aproiveitado ao máximo os postos de carga existentes pelo Porto. A temperatura do pack anda uns 5ºC mais baixos do que no ano passado quando carregava na garagem durante a noite.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo - Malm
E não me admirava nada que menos 5 ºC em média significassem, ao fim de um ano, menos 2 a 3% de degradação. Aprendemos muito nestes 3 anos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.