Diário de bordo de vip

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 20 jun 2014, 13:39

Mas na imagem que mandaste isso não aconteceu. Será porque terias de esperar mais tempo até essa informação ser descarregada para o telemóvel? Uma coisa que descobri é que o LBC só reajusta as células a descarregar se o SOC estiver acima de 65% (na verdade algures entre 65 e 70%) e o carro desligado mais de 10 a 20 minutos (ainda não descobri qual o tempo exato). Isto pode levantar problemas a quem como eu tem algumas células com comportamento não linear. Se eu carregar a 100% ele acende quase todas as células a vermelho, mas se entretanto só descarregar até 80% ele vai recalcular o valor e descarregar um conjunto de células completamente diferente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 20 jun 2014, 15:39

Estive a ver os 45 carregamentos a 100% registados e, apenas uma vez, me apareceram a vermelho as células 71 e 72.
As outras, há para todos os gostos.
Estas medições serão sempre feitas de manhã, umas horas após o final do carregamento.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Orlando » 20 jun 2014, 15:47

Mas alguem sabe como forçar realmente o balanceamento?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Filipe » 21 jun 2014, 00:53

Orlando Escreveu:Mas alguem sabe como forçar realmente o balanceamento?
Última edição por Filipe em 22 jun 2014, 01:09, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 21 jun 2014, 09:39

Para o carro recalcular o balanceamento basta o SOC estar acima de 65-70% e desligado mais de 15-20 minutos. Nessas condições ele recalcula quais células a balancear. Abaixo de 65% de SOC, ele mantém o perfil de balanceamento anterior até descarregar todas as células aquilo que tinha calculado. Progressivamente vão ficando menos células a vermelho se conseguirem manter o SOC abaixo de 65%. Isto é baseado na minha experiência com o meu carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 25 jun 2014, 14:49

Referiu o mjr "Só para terem uma ideia, recordo-me ter mais de 30mV de diferença entre as células numa carga a 100%. Recentemente obtive 17mV."

A paciência que eu vou ter para atingir essas diferenças em cargas a 100%. Nunca consegui melhor do que 22mv e o meu LBC foi novo... (não sei se mede melhor, pior ou igual).

Imagem
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Orlando » 25 jun 2014, 15:11

Estranho a 100% no azul do céu lembro-me de ter 21mv....sem problemas....
Mas ele foi quase sempre carregado a 100%....voilá!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 25 jun 2014, 15:25

Se for carregado a 100% e depois descarregado só a 75%, por exemplo, ele vai recalcular quais as células a descarregar. Isso pode desequilibrar o pack a 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Orlando » 25 jun 2014, 15:27

mjr Escreveu:Se for carregado a 100% e depois descarregado só a 75%, por exemplo, ele vai recalcular quais as células a descarregar. Isso pode desequilibrar o pack a 100%.
Mas eu a 70%, 40% de SOC cheguei a ter 17mv....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 25 jun 2014, 15:33

Não percebi a conclusão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”