Diário de Bordo cromero

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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mjr
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 11 jul 2014, 11:58

Parece que o LS não está a conseguir ligar ao carro. Esses valores não são os do seu Leaf! Estaria o Leaf Spy lite ligado, a impedir o LS de comunicar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 11 jul 2014, 12:05

Sobre os gids, eles são a primeira informação que se obteve sobre a quantidade de energia armazenada numa bateria do Leaf. Inicialmente foi acordado que o valor máximo para um carro novo era de 281 gids, por isso a percentagem de gids é gids/281 * 100%. Depois descobriu-se que um gid equivale a 80W.h, daí em baixo indicar 13.4kW.h (167x0,08= 13.36). A percentagem de gids é apresentada devido a muita gente ter usado equipamentos que só mostravam esse valor de energia armazenado e por isso estar habituado a essa apresentação da energia restante. Eu sou um desses...

O SOC é diferente da % de gids por várias razões. Uma é que os gids representam a energia que é permitido ser usada, pois o SOC não desce de 1-2%. Além disso o carro também não carrega mais de 96-97% de SOC real. E com o tempo os valores vão divergindo ainda mais, pois com a degradação a energia armazenada vai diminuindo, embora o SOC naturalmente continue a variar entre 1-97%.
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 11 jul 2014, 12:06

Não, mjr, estes valores não são do meu carro. Só quero saber o significado daquelas variáveis.

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 11 jul 2014, 12:17

mjr Escreveu:Sobre os gids, eles são a primeira informação que se obteve sobre a quantidade de energia armazenada numa bateria do Leaf. Inicialmente foi acordado que o valor máximo para um carro novo era de 281 gids, por isso a percentagem de gids é gids/281 * 100%. Depois descobriu-se que um gid equivale a 80W.h, daí em baixo indicar 13.4kW.h (167x0,08= 13.36). A percentagem de gids é apresentada devido a muita gente ter usado equipamentos que só mostravam esse valor de energia armazenado e por isso estar habituado a essa apresentação da energia restante. Eu sou um desses...

O SOC é diferente da % de gids por várias razões. Uma é que os gids representam a energia que é permitido ser usada, pois o SOC não desce de 1-2%. Além disso o carro também não carrega mais de 96-97% de SOC real. E com o tempo os valores vão divergindo ainda mais, pois com a degradação a energia armazenada vai diminuindo, embora o SOC naturalmente continue a variar entre 1-97%.
Entendi. Obrigado, mjr :)

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por VETL » 11 jul 2014, 12:49

cromero Escreveu: Há alguma alma piedosa que me explique o que significam estes valores do LS?

- 167 GID's 59,4% - O que é isto? E qual a diferença entre estes 59,4% e o SOC de 68%?
- 48,9 miles rsrv ??
- @4.0 miles/kwh ??
- 1,192 wh ??
- SOH ??
- HX ??

Muito obrigado
Veja se isto ajuda alguma coisa:
http://www.electricvehiclewiki.com/?tit ... pplication
=> Automóvel Eléctrico
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 11 jul 2014, 12:54

VETL Escreveu:
cromero Escreveu: Há alguma alma piedosa que me explique o que significam estes valores do LS?

- 167 GID's 59,4% - O que é isto? E qual a diferença entre estes 59,4% e o SOC de 68%?
- 48,9 miles rsrv ??
- @4.0 miles/kwh ??
- 1,192 wh ??
- SOH ??
- HX ??

Muito obrigado
Veja se isto ajuda alguma coisa:
http://www.electricvehiclewiki.com/?tit ... pplication
É isto! Muito obrigado, VETL

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 18 jul 2014, 11:36

Uma loucura em honra de S.Malm…

Estou a preparar-me para fazer uma meia loucura (ou loucura completa? O tempo o dirá): fazer Porto/Ponte de Lima/Porto com o LEAF. São 180 kms por estradas nacionais. Ontem, fiz um pequeno teste para avaliar o grau de insanidade do empreendimento: fiz a ligação Porto/Póvoa de Varzim a velocidades baixas, não direi malmonásticas, mas quase. Saí com 16,8 kwh disponíveis e, depois de percorridos 39,9 kms, cheguei à Póvoa com 12,9 kwh. Feitas as contas, gastei 3,9 kwh, o que dá qualquer coisa como 9,75 kwh/100kms. (Reparem que a temperatura média das células praticamente não se alterou, depois de feitos 40 kms)
ImagemImagem
Ora, como o meu LEAF está ainda na infância, deverá ter usáveis um pouco mais de 20 kwh com carga completa. Continuando a fazer contas, a ligação Porto - Ponte de Lima, e volta, não só é possível, como, se os deuses e a paciência me ajudarem, posso passar os 200 kms com uma carga. Eu depois conto como foi.
Chegado ao Porto às onze e tal da noite, resolvi deixar o carro ao relento. A madrugada esteve fresca, com temperaturas entre os 15 e os 17 graus, mas, mesmo assim, de manhã a bateria tinha descido apenas dois graus.
Imagem Imagem

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 18 jul 2014, 12:46

Boa!

Quando é que será realizado o feito?
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 18 jul 2014, 13:00

mjr Escreveu:Boa!

Quando é que será realizado o feito?
Na primeira oportunidade. Não passa da próxima semana...

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mrr » 18 jul 2014, 13:18

cromero Escreveu:
mjr Escreveu:Boa!

Quando é que será realizado o feito?
Na primeira oportunidade. Não passa da próxima semana...
Se precisares de carga entre Famalicão e Barcelos avisa!! disponível até 32Amp. :lol:
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

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