Diário de bordo - Malm

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 12 jul 2014, 09:17

Hoje embuchou mais 16 kWh dos 0 aos 100%. O verão subiu-lhe um bocadito o apetite, e continuo a achar que o estômago tem agora um bocadito mais de capacidade de encaixe do que no final do verão passado. Está agora consistentemente a carregar 16 kWh, quando há 6 meses se ficava pelos 15,8 kWh. E parece-me que a tendência é para melhorar, à medida que o pack vai ficando mais equilibrado. Em 3 anos, eram as internas que estavam a degradar mais rápido, mas agora é ao contrário.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por victormcpinto » 12 jul 2014, 10:20

Malm Escreveu:?..Em 3 anos, eram as internas que estavam a degradar mais rápido, mas agora é ao contrário.
O que significa que, qualquer dia, há que parar/reduzir este tratamento para não conduzir a um novo desequilíbrio.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 12 jul 2014, 11:47

Para conseguir voltar a po-las maioritariamente semelhantes vão ser precisos vários anos. E há um conjunto pequeno em que não se consegue atuar, pelo que torna-lo perfeito será impossível. O ganho deverá ser mesmo real.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 12 jul 2014, 12:20

Malm Escreveu:Hoje embuchou mais 16 kWh dos 0 aos 100%. O verão subiu-lhe um bocadito o apetite, e continuo a achar que o estômago tem agora um bocadito mais de capacidade de encaixe do que no final do verão passado. Está agora consistentemente a carregar 16 kWh, quando há 6 meses se ficava pelos 15,8 kWh. E parece-me que a tendência é para melhorar, à medida que o pack vai ficando mais equilibrado. Em 3 anos, eram as internas que estavam a degradar mais rápido, mas agora é ao contrário.
E que temperatura tinham as células quando acabaram a carga? A carga foi toda de uma vez?
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 12 jul 2014, 13:11

mjr Escreveu:
Malm Escreveu:Hoje embuchou mais 16 kWh dos 0 aos 100%. O verão subiu-lhe um bocadito o apetite, e continuo a achar que o estômago tem agora um bocadito mais de capacidade de encaixe do que no final do verão passado. Está agora consistentemente a carregar 16 kWh, quando há 6 meses se ficava pelos 15,8 kWh. E parece-me que a tendência é para melhorar, à medida que o pack vai ficando mais equilibrado. Em 3 anos, eram as internas que estavam a degradar mais rápido, mas agora é ao contrário.
E que temperatura tinham as células quando acabaram a carga? A carga foi toda de uma vez?
A carga foi dos 15% aos 98,5%. Carregou 13.43 kWh. Os 15% foi com uma voltagem que me garantia a chegada ao 0.0%. Os 98.5% com voltagens de 4.08V, o que equivale a dizer que dava para carregar mais uns 0,5 kWh medidos da tomada. Para 100% eram 16. E começa a ser rotina. As temperaturas deverão ter variado entre os 21 e os 25 °C.

Como se pode depreender pelo que escrevi, só uma carga.
Última edição por Malm em 12 jul 2014, 13:19, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 12 jul 2014, 13:16

A melhor explicação que tenho para o que está a acontecer e que um reequilíbrio do pack favoreça o encaixe de mais carga.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 12 jul 2014, 14:10

Apesar de tudo não deixa de ser uma estimativa, onde o erro é bem superior aos 0,2kW.h em 16kW.h (1,25%). Conclusões desse tipo eu só tiraria com cargas completas de 0 a 100%...
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 12 jul 2014, 17:50

Mesmo dos 0 aos 100% é uma estimativa. Recordo que o meu zero pode variar imenso, tanto posso parar com 6% de SoC como -20% (apesar de só me deixar gastar até aos 0)(a voltagem mínima tanto pode ser 2,75V como 3,7V).

Sinceramente, não vejo que nos i-MiEV seja muito diferente fazer as contas entre 0 e 100 ou entre 15 e 100, desde que se tenha a certeza que vai mesmo ao zero, o que ultimamente é a regra.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 12 jul 2014, 18:31

Hoje acompanhei quanto precisou de carregar para ganhar uma barra de 5%:

O Magnum Cap mostrava 750 Wh em 14 minutos. Já o Canion mostrava, nos mesmo 14 minutos, 570 Wh de energia ganha (este valor fica sempre muito aquém do que deve carregar na realidade).

Considerando o valor obtido pelo carregador: 750 Wh x 20, para 100% = 15 kWh (gastaria 15 kWh numa carga dos 0 aos 100%). Na bateria ficariam, devido às perdas, uns 15 x 0,87 = 13,05 kWh.

Esta é matemática que utiliza nos últimos tempos. Mas no final lá descobre que ainda lá cabe mais qualquer coisa e carrega 16 kWh.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 12 jul 2014, 18:41

Ha uma maneira que é infalível. Se medires a tensão de início e fim de carga tens algo que não muda pois não são valores estimados. Por exemplo descarregas até 3,3V/célula e depois carregas até 4,10V, nem que para isso seja necessário insistir. Aí tens dados objetivos e reproduzíveis.
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