
Apresentação Luiz
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Apresentação Luiz
Olá a todos, sou o Luís e inscrevi-me pois ando a ponderar em adquirir um Leaf (já fiz um test drive) e gostaria de poder esclarecer algumas duvidas com os especialistas:
1. Faço cerca de 135 km/dia (67+67) fora de cidade, zona relativamente plana e sempre a rolar – tipo via rápida – Distrito de Portalegre. 25 km à média de 90km/h e os restantes 110/120km/h. Vale a pena o Leaf (nova versão)? Autonomia real nestas velocidades ?
2. Ao fim dos 5 anos de garantia da bateria o carro terá cerca de 179.000 kms, isto pode ser um problema? Muito calor no verão e bastante frio no inverno...
3. Como o Leaf não paga ISV vale a pena pensar na importação? Já li alguns artigos do fórum mas não percebi muito bem qual o real custo da legalização (dum veiculo de 2013 por exemplo...)? O tipo de garantia/assistência é idêntico por toda a Europa?
Peço desculpa por tantas questões no 1º post...
Obrigado!
1. Faço cerca de 135 km/dia (67+67) fora de cidade, zona relativamente plana e sempre a rolar – tipo via rápida – Distrito de Portalegre. 25 km à média de 90km/h e os restantes 110/120km/h. Vale a pena o Leaf (nova versão)? Autonomia real nestas velocidades ?
2. Ao fim dos 5 anos de garantia da bateria o carro terá cerca de 179.000 kms, isto pode ser um problema? Muito calor no verão e bastante frio no inverno...
3. Como o Leaf não paga ISV vale a pena pensar na importação? Já li alguns artigos do fórum mas não percebi muito bem qual o real custo da legalização (dum veiculo de 2013 por exemplo...)? O tipo de garantia/assistência é idêntico por toda a Europa?
Peço desculpa por tantas questões no 1º post...
Obrigado!
- mjr
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Re: Apresentação Luiz
Bem-vindo Luiz,
1 - 100-120km para esse trajeto a essas velocidades. É fundamental carregar a meio. Para fazer tudo sem carregar só a 60-70km/h (isto ficando com alguma folga enquanto é novo).
2 - A garantia só vai até aos 100000 km. As baterias são como os alimentos, conservam no frio. O Verão pode ser um problema, a não ser que durante o dia possa ficar abrigado a carregar.
3 - Só paga IVA, se for novo. De resto pagas a legalização, que penso andar pelos 100€, mais o transporte.
1 - 100-120km para esse trajeto a essas velocidades. É fundamental carregar a meio. Para fazer tudo sem carregar só a 60-70km/h (isto ficando com alguma folga enquanto é novo).
2 - A garantia só vai até aos 100000 km. As baterias são como os alimentos, conservam no frio. O Verão pode ser um problema, a não ser que durante o dia possa ficar abrigado a carregar.
3 - Só paga IVA, se for novo. De resto pagas a legalização, que penso andar pelos 100€, mais o transporte.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Apresentação Luiz
E se não for tudo feito pelo próprio tem que se pagar a uma agência de importação, que não são nada baratas.
Para legalizar cá, é necessário pedir um Certificado de Conformidade Europeu (COC) diretamente à Nissan, que também são uns trocos valentes e com o certificado ir a um centro de inspeções fazer uma inspeção B de nova matrícula.
Depois tem que se ir à alfândega registar a entrada do veículo no país, onde os CI pagam o imposto e os VE usados apenas 90 cêntimos da papelada. No final desse processo é atribuída a matrícula e depois não sei se é automático ou se terá que ir ao IMTT pedir o Documento Único Automóvel.
Não fosse a parte de negociar com França na mesma manhã para não perder o carro (o meu Françes é miserável) e arranjar transporte teria feito tudo eu mesmo.
Quanto a esse percurso com essas velocidades sem carregar no local de trabalho a é mesmo para esquecer como foi dito.
Pode sempre habituar-se a circular mais lentamente.
Já com o carro a gasóleo que tive quer por questões ambientais (de consciência) quer por questões de económicas a minha velocidade em auto-estrada era de 100 km/h.
Para legalizar cá, é necessário pedir um Certificado de Conformidade Europeu (COC) diretamente à Nissan, que também são uns trocos valentes e com o certificado ir a um centro de inspeções fazer uma inspeção B de nova matrícula.
Depois tem que se ir à alfândega registar a entrada do veículo no país, onde os CI pagam o imposto e os VE usados apenas 90 cêntimos da papelada. No final desse processo é atribuída a matrícula e depois não sei se é automático ou se terá que ir ao IMTT pedir o Documento Único Automóvel.
Não fosse a parte de negociar com França na mesma manhã para não perder o carro (o meu Françes é miserável) e arranjar transporte teria feito tudo eu mesmo.
Quanto a esse percurso com essas velocidades sem carregar no local de trabalho a é mesmo para esquecer como foi dito.
Pode sempre habituar-se a circular mais lentamente.
Já com o carro a gasóleo que tive quer por questões ambientais (de consciência) quer por questões de económicas a minha velocidade em auto-estrada era de 100 km/h.
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Re: Apresentação Luiz
Obrigado pelos esclarecimentos!
Sei que as velocidades mencionadas acima são elevadas para um VE! No entanto pensei que como a autonomia anunciada é de 199 km, um aumento da velocidade média de condução possibilitasse ainda efectuar o percurso sem carregar a meio.
relativamente à importação é para esquecer...
Tive uma proposta por um Acenta matriculado 2014/03 com 1500 km (viatura de demonstração que fiz o test drive) de 28.000€ dum concessionário da Nissan, é um valor razoável ou nem por isso?
Sei que as velocidades mencionadas acima são elevadas para um VE! No entanto pensei que como a autonomia anunciada é de 199 km, um aumento da velocidade média de condução possibilitasse ainda efectuar o percurso sem carregar a meio.
relativamente à importação é para esquecer...
Tive uma proposta por um Acenta matriculado 2014/03 com 1500 km (viatura de demonstração que fiz o test drive) de 28.000€ dum concessionário da Nissan, é um valor razoável ou nem por isso?
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Re: Apresentação Luiz
Não tem mesmo hipótese de utilizar uma tomada no local de trabalho?
Mesmo que a autobomia desse era preferível carregar a meio para a vida útil da bateria.
Duas meias descargas desgastam menos a bateria que uma descarga completa.
Por essa razão mesmo que a bateria como no meu caso sirva para utilizar por 2 ou 3 dias sem carregar, todos os dias a carrego até 80%.
No manual do carro vem referido que é preferível fazer muitos ciclos de carga curtos que um ciclo total.
Os 199km são ciclo NEDC que inclui condução em cidade a 30 km/h e outras velocidadades baixas semelhantes.
Mesmo que a autobomia desse era preferível carregar a meio para a vida útil da bateria.
Duas meias descargas desgastam menos a bateria que uma descarga completa.
Por essa razão mesmo que a bateria como no meu caso sirva para utilizar por 2 ou 3 dias sem carregar, todos os dias a carrego até 80%.
No manual do carro vem referido que é preferível fazer muitos ciclos de carga curtos que um ciclo total.
Os 199km são ciclo NEDC que inclui condução em cidade a 30 km/h e outras velocidadades baixas semelhantes.
Re: Apresentação Luiz
Olá e bem vindo.
Estou na mesma fase que o Luiz, ou seja, de compra de um leaf. A minha opinião neste momento é que a não ser que se arranje um grande negócio em Portugal (28mil € não o é) é preferível importar, a diferença de preços é muito grande, mesmo dando o trabalho todo a uma empresa. Atenção que para não se pagar iva na importação, o carro tem de ter mais de 6 meses e mais de 6mil klms, em frança tem de ter 1ano segundo sei. Se arranjar maneira de carregar a meio vai pagar o carro num instante, não paga IUC, e por 12€ anuais pode estacionar em qualquer parque de superfície da Emel sem qualquer custo adicional, e em todas as zonas. Não há qualquer razão para se andar a combustível. Se de facto não tem hipótese nenhuma de carregar a meio e tiver disponibilidade financeira para subir de segmento, pode sempre ver o tesla model s ou o roadster, veículo que aguenta essas velocidades e muito mais sem qualquer carga a meio.
Boa sorte na aquisição.
Estou na mesma fase que o Luiz, ou seja, de compra de um leaf. A minha opinião neste momento é que a não ser que se arranje um grande negócio em Portugal (28mil € não o é) é preferível importar, a diferença de preços é muito grande, mesmo dando o trabalho todo a uma empresa. Atenção que para não se pagar iva na importação, o carro tem de ter mais de 6 meses e mais de 6mil klms, em frança tem de ter 1ano segundo sei. Se arranjar maneira de carregar a meio vai pagar o carro num instante, não paga IUC, e por 12€ anuais pode estacionar em qualquer parque de superfície da Emel sem qualquer custo adicional, e em todas as zonas. Não há qualquer razão para se andar a combustível. Se de facto não tem hipótese nenhuma de carregar a meio e tiver disponibilidade financeira para subir de segmento, pode sempre ver o tesla model s ou o roadster, veículo que aguenta essas velocidades e muito mais sem qualquer carga a meio.
Boa sorte na aquisição.
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Re: Apresentação Luiz
Para tantos kms de uma só vez, não aconselho...esgotaria a bateria quase todos os dias...não consegue um carregamento parcial, nem que seja à hora de almoço?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: Apresentação Luiz
Infelizmente penso que carregar na hora de almoço será complicado. Os carros ficam estacionados do lado de fora da vedação ao ar livre numa zona industrial... não exitem tomadas perto nem posto mobi e...
Relativamente aos Tesla são muito acima da minha carteira
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Re: Apresentação Luiz
Pode sempre tentar convencer o patrão a colocar uma tomada do lado de fora da vedação com um interruptor de chave só para os funcionários...
Re: Apresentação Luiz
Parece-me muito boa ideia, nem que fosse custeado pelo Luiz, até porque é barato.RJSC Escreveu:Pode sempre tentar convencer o patrão a colocar uma tomada do lado de fora da vedação com um interruptor de chave só para os funcionários...