Diário de bordo - Malm

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 13 set 2014, 19:44

Eu faço sempre questão de indicar a diferença de altitude. O recorde europeu com o Model S também foi conseguido com a ajuda da diferença de altitude. Segundo li partiram do ponto mais alto da Holanda.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 21 set 2014, 14:00

Passei hoje por ti na estrada da Figueira? Era um cinza.

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 21 set 2014, 17:14

Não, hoje não fui para esses lados.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 21 set 2014, 17:59

Também me pareceu ser outro, até porque a matrícula era LR, salvo erro.

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr » 21 set 2014, 20:04

É verdade, já que a deste como aberta, quando dás por encerrada a época de degradação dos packs? :D

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 22 set 2014, 12:08

Já nem me lembrava disso. Já a devia ter encerrado. Costumo considerar o dia 19 de setembro como o da abertura da época de baixa degradação. As noites começam a ficar definitivamente maiores e mais frias.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 30 set 2014, 10:11

Quase, quase com 3 anos e meio. Um pouco mais de 72.000 km. Que grande aventura. Poucos ou mesmo ninguém o conduziu tão próximo de todos os limites como eu. Talvez por isso ele me tenha revelado muitas coisas que mais ninguém vê. Sou o único que afirma que este modelo apenas redefine a sua capacidade uma vez por ano. Isto, claro está, tendo em conta toda a experiência que tenho com ele desde que o tenho. Ninguém mo disse, não está escrito em lado nenhum, é algo meu. Como tantas outras coisas. Os momentos mágicos, como ter 0,0% de SoC com voltagens superiores a 3,5V em todas as células, só eu mesmo. Sendo assim, e depois da revolução de março, ele há-de considerar que tem hoje exatamente a mesma capacidade do que tinha nesse mês. Se na altura definiu que era de 13 kWh (mais coisa, menos coisa), hoje considera que a sua capacidade é exatamente a mesma. Mas nessa altura que ele redefiniu que a sua capacidade era de 13 kWh, eu fiquei convencido que ele subavaliou a sua real capacidade, na realidade era seria de 14 kWh. Por isso deixou de carregar, na maioria dos carregamentos, o que carregava antes, ficando-se por 4,08V por célula quando no passado ia aos 4,11 V, por isso passou a parar com 0,0% de SoC com a célula mais fraca a 3,25V (em vez de com 14,5% de SoC e 2,75 V).

Eu ficarei muito contente se amanhã o descarregasse todo e ele me parasse com 0,0% (isto sem o deixar recalcular durante todo o dia uma única vez). Isso, na minha maneira de ver, significaria que continuava a ser de mais de 13 kWh. Desconfio que sim, mas já há muito tempo que nem sequer me aproximo dos 0,0%. E não sinto qualquer necessidade de o fazer.
Última edição por Malm em 30 set 2014, 10:49, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Orlando » 30 set 2014, 10:39

Não conheço muito bem esta química, mas pensar que 1 kwh está em 0,03v em final de carga é um pouco ingénuo. :mrgreen:
Se fosse 1 ou 2% da carga, tudo bem, agora 8%,,,acho muito, mas como sei que sabes mais do que eu, apenas evoco poéticmanete esta possibilidade!
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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 30 set 2014, 10:46

0,03V perto de 100% de SOC não dá 1kW.h, mas não esquecer que os limites são tanto em cima como em baixo. Parar a 3,5V em vez de a 2,8V dá para 1kW.h.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 30 set 2014, 11:11

Estamos a falar de 0,03 V a menos em cima e 0,5V a mais em baixo (ele para, na maioria das vezes, com 3,25V em baixo). Reparem que eu disse que ele se considerava mais ou menos de 13,0 kWh, ou seja, admito que se considere de 13,25 kWh. Talvez essa diferença (registada quer acima, quer abaixo) permita comportar mais 0,75 kWh. Eu já tenho feito um segundo carregamento depois de ele terminar e obtenho da tomada mais 0,4 kWh. De 15,4 kWh após um carregamento completo passa a ter consumido 15,8 kWh. Isso poderá querer dizer mais uns 0,3 kWh na bateria (quando faço este segundo carregamento, aí sim, as células ficam com as voltagens próximas do que acontecia antes de março, 4,105 a 4,11V em todas as células).

Um dia destes faço um carregamento desde os 2,75 V da célula mais fraca aos 4,105 V (isso vão ser, segundo as minhas contas, mais de 105% de SoC - é isto que faz de mim único).
Última edição por Malm em 30 set 2014, 11:38, editado 1 vez no total.
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