Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm »

E a propósito de andar menos participativo, existem várias razões para isso: sobre o Leaf o VETL, o RJSC e o mjr sabem mais que eu, até porque eu nunca pus as mãos no volante de um, pelo que deixo as opiniões para os entendidos. 2 - O carro só faz atualização da sua capacidade de ano a ano, estou a adaptar-me ao ritmo dele. É que não existem mesmo novidades para dar.

Leva-me a mim e ao puto para a escola, vai até Viseu onde carrega ao lado do Smart,vai uma vez por semana até Santa Comba Dão. Uma ou duas vezes por mês até Coimbra, menos vezes à Figueira. Continua a ser o carro que usamos em 340 dias do ano.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por RJSC »

Eu já migrei as técnicas de hypermiling de CI para elétrico e agora ando com média de consumo global de 10 kWh/100 km.
Já deve ser uma média à malm. :)
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3111
Registado: 19 fev 2011, 02:51
Data de Aquisicao: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Filipe »

Malm Escreveu:E a propósito de andar menos participativo, existem várias razões para isso: sobre o Leaf o VETL, o RJSC e o mjr sabem mais que eu, até porque eu nunca pus as mãos no volante de um, pelo que deixo as opiniões para os entendidos. 2 - O carro só faz atualização da sua capacidade de ano a ano, estou a adaptar-me ao ritmo dele. É que não existem mesmo novidades para dar.

Leva-me a mim e ao puto para a escola, vai até Viseu onde carrega ao lado do Smart,vai uma vez por semana até Santa Comba Dão. Uma ou duas vezes por mês até Coimbra, menos vezes à Figueira. Continua a ser o carro que usamos em 340 dias do ano.
Mesmo assim dará BI antes do Natal :?: :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm »

Ontem removi a cobertura metálica na base da mala, que dá acesso ao inversor, carregador e bomba de vácuo dos travões. Acho que já o tinha feito uma vez, há muito, muito tempo. Lá estava ela, a tão badalada bomba de vácuo, e é prateada. Isso quer dizer que é das que têm sido substituídas. Mitsubishi, aguardem pela minha chamada. As novas são pretas e mais pequenas.

Não lhe deteto qualquer problema, e mesmo que venha a ter a diferença só se detetará em travagens raras de emergência.

Fiquei impressionado foi com a camadona de pó que cobre agora aquilo tudo. Tive de pegar num pano e removê-lo para chegar aos autocolantes e tirar o número da peça. Ainda bem que a minha mulher não viu aquilo senão adeus i-MiEV.

Podem ver imagens (sem toneladas de pó) sobre isto em http://myimiev.com/forum/viewtopic.php? ... l&start=20
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm »

http://www.sciencedirect.com/science/ar ... 5314004352

Segundo este artigo, a degradação aumenta a temperaturas abaixo dos 25º C ??????????. Será que é por fazerem carregamentos rápidos?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de Aquisicao: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Fil »

Sinceramente, para mim não faz sentido, por aquilo que temos visto nos climas mais quentes.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr »

O problema das temperaturas baixas é só durante o carregamento. Provavelmente é por essa razão que no Leaf após a P3227 a regeneração ficou fortemente diminuída para temperaturas abaixo dos 25C.

A deposição de lítio no ânodo durante o carregamento acontece a temperatura baixas e/ou a correntes de carga elevadas. Nas cargas lentas não há qualquer risco a não ser a temperaturas extremamente baixas (-20C).

A Nissan sabe bem deste efeito e é por isso que numa carga rápida a baixa temperatura a corrente de carga começa relativamente elevada mas em pouco tempo baixa bastante, apesar de as tensões por célula permitirem correntes mais elevadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm »

E eu a pensar que já sabia tudo. Vou ter de começar a andar em C, que as tenho sempre bem abaixo dos 25º C.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Orlando »

mjr Escreveu:A deposição de lítio no ânodo durante o carregamento acontece a temperatura baixas e/ou a correntes de carga elevadas. Nas cargas lentas não há qualquer risco a não ser a temperaturas extremamente baixas (-20C).
Fantástico, então quando eu dizia que porreiro eram as cargas de 10a...até acertei sem querer!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por lmlr »

Eu, por via das dúvidas, sempre que posso carrego com o de 10A.
Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”