
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Carregar a 10 ou 16 amperes é mais ou menos a mesma coisa, ou estou enganado? Foi a essa conclusão que cheguei lendo este fórum, foi isso que me levou a comprar uma wallbox que carrega a 16...
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Re: Diário de bordo - Malm
Com as nossas temperaturas de inverno...é quase o mesmo....cromero Escreveu:Carregar a 10 ou 16 amperes é mais ou menos a mesma coisa, ou estou enganado? Foi a essa conclusão que cheguei lendo este fórum, foi isso que me levou a comprar uma wallbox que carrega a 16...
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Re: Diário de bordo - Malm
Carregar a 10a parece-me que faz menos aquecimento do que a 16a, muito ligeiramente, mas faz.
- mjr
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Re: Diário de bordo - Malm
Carregar a 10A,16A, 32A, para a bateria são sempre cócegas. A 16A dos 230V entram na bateria cerca de 9A, que para uma bateria nova de 65Ah correspondem a um ritmo de carga de C/7 (65Ah/7h = 9A). Isto é muito abaixo do ritmo de carga a que foi feito o estudo (C/1). Mesmo a 32A dos 230VAC estamos a falar de 18A para a bateria que é C/3,5.
O problema acontece mais nas cargas rápidas (carga até 2C) e na regeneração (1C a 2C), a temperaturas relativamente baixas.
Eu entendo que a deposição de lítio acontece porque a temperatura não permite que este se combine com o ânodo a correntes elevadas devido à menor velocidade das reações químicas que acontece a temperaturas baixas. A deposição é irreversível.
A temperatura ideal depende naturalmente da química específica de cada célula e eu acredito que no Leaf a temperatura ideal ande entre os 15-20C. Se acreditarmos que o LBC protege a bateria desta situação, então podemos assumir que a temperatura ideal poderá ser ainda inferior, pois a deposição de lítio só acontece se a corrente de carga for acima da velocidade das reações químicas, algo que pode ser medido em laboratório.
O problema acontece mais nas cargas rápidas (carga até 2C) e na regeneração (1C a 2C), a temperaturas relativamente baixas.
Eu entendo que a deposição de lítio acontece porque a temperatura não permite que este se combine com o ânodo a correntes elevadas devido à menor velocidade das reações químicas que acontece a temperaturas baixas. A deposição é irreversível.
A temperatura ideal depende naturalmente da química específica de cada célula e eu acredito que no Leaf a temperatura ideal ande entre os 15-20C. Se acreditarmos que o LBC protege a bateria desta situação, então podemos assumir que a temperatura ideal poderá ser ainda inferior, pois a deposição de lítio só acontece se a corrente de carga for acima da velocidade das reações químicas, algo que pode ser medido em laboratório.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de bordo - Malm
Portanto, cargas rápidas no Inverno são desaconselhadas, e regenerações fortes também. Passei o Verão a conduzir em modo B, passarei, com o frio, a conduzir em modo D. Estou a pensar bem?
- Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
"Cargas rápidas e regenerações fortes no inverno são desaconcelhadas" - Tudo depende da temperatura a que tiveres o pack. Se ficar de noite na garagem e no dia anterior tiver andado bastante, a temperatura do pack de manhã vai ser muito superior à temperatura exterior. Eu diria semre que tiver o pack a temperaturas inferiores a 15º C, cargas rápidas e regenerações fortes são desaconcelhadas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Entendido. Obrigado, Malm
- mjr
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Re: Diário de bordo - Malm
Tendo em conta aquilo que se conhece da degradação do pack em locais frios, eu diria que o LBC protege bem a bateria para a deposição de lítio, e por isso não deveria ser algo que nos preocupasse.
O caso do Steve Marsh, que perdeu a terceira barra quase com 200000km mostra que o pack se aguenta bem em condições de uso contínuo a baixas temperaturas, com duas cargas rápidas diárias e o resto do tempo a andar ou a carregar em modo lento. Na verdade a degradação do pack dele deve ter mais a ver com temperaturas elevadas do pack do que com o frio, pois com este nível de uso o pack nunca arrefece.
O caso do Steve Marsh, que perdeu a terceira barra quase com 200000km mostra que o pack se aguenta bem em condições de uso contínuo a baixas temperaturas, com duas cargas rápidas diárias e o resto do tempo a andar ou a carregar em modo lento. Na verdade a degradação do pack dele deve ter mais a ver com temperaturas elevadas do pack do que com o frio, pois com este nível de uso o pack nunca arrefece.
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Re: Diário de bordo - Malm
Isso quer dizer, mjr, que para as temperaturas de Inverno no Porto, com casos pouco frequentes de temperatura negativa, a malta dos Leaf não deve preocupar-se com esta questão? Nunca fiz uma carga rápida e não sei quando farei alguma, o que significa que, quando o frio apertar, o pack vai mesmo descer de temperatura. Será ou não, com o frio, aconselhável desactivar o modo B de condução? Uma das coisas que eu vejo no meu Leaf (que está sempre no modo B) quando desacelero fortemente ou travo, são os círculos de regeneração completamente preenchidos, o que equivale, ao que me dizem, a uma carga rápida instantânea. O que me aconselham? Também posso, no Inverno, manter o carro na garagem, onde as temperaturas não descem abaixo dos 16/17 graus. Isto de tratar bem um carrinho eléctrico dá algumas preocupações.mjr Escreveu:Tendo em conta aquilo que se conhece da degradação do pack em locais frios, eu diria que o LBC protege bem a bateria para a deposição de lítio, e por isso não deveria ser algo que nos preocupasse.
O caso do Steve Marsh, que perdeu a terceira barra quase com 200000km mostra que o pack se aguenta bem em condições de uso contínuo a baixas temperaturas, com duas cargas rápidas diárias e o resto do tempo a andar ou a carregar em modo lento. Na verdade a degradação do pack dele deve ter mais a ver com temperaturas elevadas do pack do que com o frio, pois com este nível de uso o pack nunca arrefece.
- mjr
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Re: Diário de bordo - Malm
A deposição de lítio penso que só acontece durante períodos mais longos de carga, quando a velocidade das reações não permite que o lítio se combine com o ânodo. Pequenos picos de carga como acontece na regeneração não deve ser problemático.
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