Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por cromero » 08 out 2014, 22:45

Carregar a 10 ou 16 amperes é mais ou menos a mesma coisa, ou estou enganado? Foi a essa conclusão que cheguei lendo este fórum, foi isso que me levou a comprar uma wallbox que carrega a 16...

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Orlando » 08 out 2014, 22:51

cromero Escreveu:Carregar a 10 ou 16 amperes é mais ou menos a mesma coisa, ou estou enganado? Foi a essa conclusão que cheguei lendo este fórum, foi isso que me levou a comprar uma wallbox que carrega a 16...
Com as nossas temperaturas de inverno...é quase o mesmo....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Fil » 08 out 2014, 22:58

Carregar a 10a parece-me que faz menos aquecimento do que a 16a, muito ligeiramente, mas faz.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 09 out 2014, 00:37

Carregar a 10A,16A, 32A, para a bateria são sempre cócegas. A 16A dos 230V entram na bateria cerca de 9A, que para uma bateria nova de 65Ah correspondem a um ritmo de carga de C/7 (65Ah/7h = 9A). Isto é muito abaixo do ritmo de carga a que foi feito o estudo (C/1). Mesmo a 32A dos 230VAC estamos a falar de 18A para a bateria que é C/3,5.

O problema acontece mais nas cargas rápidas (carga até 2C) e na regeneração (1C a 2C), a temperaturas relativamente baixas.

Eu entendo que a deposição de lítio acontece porque a temperatura não permite que este se combine com o ânodo a correntes elevadas devido à menor velocidade das reações químicas que acontece a temperaturas baixas. A deposição é irreversível.

A temperatura ideal depende naturalmente da química específica de cada célula e eu acredito que no Leaf a temperatura ideal ande entre os 15-20C. Se acreditarmos que o LBC protege a bateria desta situação, então podemos assumir que a temperatura ideal poderá ser ainda inferior, pois a deposição de lítio só acontece se a corrente de carga for acima da velocidade das reações químicas, algo que pode ser medido em laboratório.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por cromero » 09 out 2014, 00:54

Portanto, cargas rápidas no Inverno são desaconselhadas, e regenerações fortes também. Passei o Verão a conduzir em modo B, passarei, com o frio, a conduzir em modo D. Estou a pensar bem?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 09 out 2014, 07:50

"Cargas rápidas e regenerações fortes no inverno são desaconcelhadas" - Tudo depende da temperatura a que tiveres o pack. Se ficar de noite na garagem e no dia anterior tiver andado bastante, a temperatura do pack de manhã vai ser muito superior à temperatura exterior. Eu diria semre que tiver o pack a temperaturas inferiores a 15º C, cargas rápidas e regenerações fortes são desaconcelhadas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por cromero » 09 out 2014, 08:22

Entendido. Obrigado, Malm

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 09 out 2014, 09:38

Tendo em conta aquilo que se conhece da degradação do pack em locais frios, eu diria que o LBC protege bem a bateria para a deposição de lítio, e por isso não deveria ser algo que nos preocupasse.

O caso do Steve Marsh, que perdeu a terceira barra quase com 200000km mostra que o pack se aguenta bem em condições de uso contínuo a baixas temperaturas, com duas cargas rápidas diárias e o resto do tempo a andar ou a carregar em modo lento. Na verdade a degradação do pack dele deve ter mais a ver com temperaturas elevadas do pack do que com o frio, pois com este nível de uso o pack nunca arrefece.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por cromero » 09 out 2014, 10:37

mjr Escreveu:Tendo em conta aquilo que se conhece da degradação do pack em locais frios, eu diria que o LBC protege bem a bateria para a deposição de lítio, e por isso não deveria ser algo que nos preocupasse.

O caso do Steve Marsh, que perdeu a terceira barra quase com 200000km mostra que o pack se aguenta bem em condições de uso contínuo a baixas temperaturas, com duas cargas rápidas diárias e o resto do tempo a andar ou a carregar em modo lento. Na verdade a degradação do pack dele deve ter mais a ver com temperaturas elevadas do pack do que com o frio, pois com este nível de uso o pack nunca arrefece.
Isso quer dizer, mjr, que para as temperaturas de Inverno no Porto, com casos pouco frequentes de temperatura negativa, a malta dos Leaf não deve preocupar-se com esta questão? Nunca fiz uma carga rápida e não sei quando farei alguma, o que significa que, quando o frio apertar, o pack vai mesmo descer de temperatura. Será ou não, com o frio, aconselhável desactivar o modo B de condução? Uma das coisas que eu vejo no meu Leaf (que está sempre no modo B) quando desacelero fortemente ou travo, são os círculos de regeneração completamente preenchidos, o que equivale, ao que me dizem, a uma carga rápida instantânea. O que me aconselham? Também posso, no Inverno, manter o carro na garagem, onde as temperaturas não descem abaixo dos 16/17 graus. Isto de tratar bem um carrinho eléctrico dá algumas preocupações.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 09 out 2014, 10:46

A deposição de lítio penso que só acontece durante períodos mais longos de carga, quando a velocidade das reações não permite que o lítio se combine com o ânodo. Pequenos picos de carga como acontece na regeneração não deve ser problemático.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”