Ontem esteve um dia bastante frio e o meu carro praticamente não andou. Acho que ontem teria, pela meia-noite, as baterias a 16º C, coisa assim. Parei o carro a essa hora na garagem com 19% de SoC e 329 de voltagem total. Sempre que tive essa voltagem total o carro com 19% ele chegou aos 0%, pelo que assumo que ele tinha de facto, mais uma vez e com esses 19%, energia para chegar aos 0% de SoC. Hoje de manhã fui ver quanto ele tinha consumido e o valor que lá estava era 14,08 kWh.

. Eu até estava desconfiado que ele me carregaria um pouco mais que o normal, pois já há uns tempos que ando com esta ideia que ele consome significativamente mais energia da rede quando começa o carregamento muito frio (desconfio que o processo de carregamento se torna bastante menos eficiente). Mas 14,08 kWh para 81% nunca imaginei. Isso quer dizer que se eu ontem o tivesse levado ao 0% (e estou convicto por tudo o que conheço do carro que ele ia mesmo até lá, é muito raro que isso não aconteça atualmente e para isso acontecer ele tem de me dar uma barra extra quando chega aos 30 e tal por cento, coisa que não aconteceu) eu gastaria da rede 17,38 kWh. O máximo que eu o vi carregar até ontem, desde que o tenho foi qualquer coisa como 16,6 kWh. E como também já sabem, por vezes com um segundo carregamento eu posso colocar lá mais 0,5 kWh da rede, o que neste caso me levaria para um valor próximo dos 18 kWh.
Fico com esta ideia mais reforçada, que a temperatura inicial do pack afeta de forma significativa o rendimento do processo de carregamento, e que se eu quiser (com um carro com 3 anos e 7 meses, com 72.000 km) eu consigo fazer um carregamento completo que me gasta mais de 17,5 kWh da rede.
Outra coisa que também pode contribuir para ter carregamentos com valores mais altos é o equilíbrio do Pack. Parece-me mais equilibrado agora, pois também não me lembro de a 329 de voltagem total ter uma diferença de apenas 0,05V entre as células.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.