
Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Então não há nada de errado? É carregar, andar e deixar o LBC fazer o seu trabalho.
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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
yep! só quando detetares uma ou várias células com valores muito diferentes das restantes, e em vários estados de carga é que pode fazer sentido tentar uma manobra para as tentar obrigar a "equalizar".
Até lá é andar e tentar capturar o maior numero possivel de logs do leaf spy.
Um carro elétrico é isto mesmo! Temos o veiculo totalmente sob controlo e ao primeiro sintoma de desvio pode-se tentar corrigir imediatamente.
Num motor de combustão interna a deteção de problemas é sempre muito mais demorada, um barulho, um consumo maior, etc é sempre um processo que demora tempo até que seja evidente ao condutor para que o leve ao mecânico, e às vezes o mecânico não ajuda e fica o problema a acumular, a desgastar e a esforçar mais peças até que eventualmente o dono desista e o venda. Quem o comprar vai ficar muito contente com o negócio, mas passado pouco tempo vai passar a vida no mecânico a tentar "tapar buracos" que entretanto apareceram derivados do problema original que não foi diagnosticado a tempo. Basicamente um cancro... com rodas.
Até lá é andar e tentar capturar o maior numero possivel de logs do leaf spy.
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Num motor de combustão interna a deteção de problemas é sempre muito mais demorada, um barulho, um consumo maior, etc é sempre um processo que demora tempo até que seja evidente ao condutor para que o leve ao mecânico, e às vezes o mecânico não ajuda e fica o problema a acumular, a desgastar e a esforçar mais peças até que eventualmente o dono desista e o venda. Quem o comprar vai ficar muito contente com o negócio, mas passado pouco tempo vai passar a vida no mecânico a tentar "tapar buracos" que entretanto apareceram derivados do problema original que não foi diagnosticado a tempo. Basicamente um cancro... com rodas.
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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Quais os valores que devemos nos preocupar?Apr Escreveu:yep! só quando detetares uma ou várias células com valores muito diferentes das restantes
Podes explicar melhor o que são os "vários estados de carga?Apr Escreveu: e em vários estados de carga é que pode fazer sentido tentar uma manobra para as tentar obrigar a "equalizar".
"Equalizar" = teste da tomada?
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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Não é fácil de explicar. Uma diferença de 50mV pode ser enorme ou insignificante consoante o estado de carga da bateria. Isto porque quando as células estão acima de 10-15% de SOC, a tensão varia pouco com o estado de carga, desde os 3,7V a 10-15% até aos 4,1V aos 96% (100% Nissan). O problema é que os primeiros 15% de SOC começam nos 3V até aos 3,7V, ou seja uma variação maior para uma diferença SOC muito menor. E isto não é linear, ou seja a curva de descarga não são duas rectas que se intersetam aos 3,7V. Abaixo do joelho (3,7V) o comportamento não é linear, aumentando a velocidade de descida da tensão com os estados de carga menores.
Esta imagem da AESC revela o efeito:

Para mim, tudo o que seja mais de 20mV de desvio acima dos 3,75V de tensão média das células é preocupante. De notar que esta medida tem de ser feita com a bateria em repouso pelo menos 20 minutos. Outra maneira é visual, ou seja ao ver o gráfico das tensões das células reparar que há uma significativamente mais abaixo das outras todas.
Equalizar é descarregar as células mais carregadas para ficarem iguais às menos carregadas e é representado a vermelho no gráfico do Leaf Spy.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
E como se faz para descarregar as células mais carregadas para ficarem iguais ás menos carregadas e assim conseguir equalizar para ficar com uma diferença menor em mv?mjr Escreveu:Não é fácil de explicar. Uma diferença de 50mV pode ser enorme ou insignificante consoante o estado de carga da bateria. Isto porque quando as células estão acima de 10-15% de SOC, a tensão varia pouco com o estado de carga, desde os 3,7V a 10-15% até aos 4,1V aos 96% (100% Nissan). O problema é que os primeiros 15% de SOC começam nos 3V até aos 3,7V, ou seja uma variação maior para uma diferença SOC muito menor. E isto não é linear, ou seja a curva de descarga não são duas rectas que se intersetam aos 3,7V. Abaixo do joelho (3,7V) o comportamento não é linear, aumentando a velocidade de descida da tensão com os estados de carga menores.
Esta imagem da AESC revela o efeito:
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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
É isso que o carro faz...ledve Escreveu:E como se faz para descarregar as células mais carregadas para ficarem iguais ás menos carregadas e assim conseguir equalizar para ficar com uma diferença menor em mv?
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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Estive hoje a verificar a voltagem das células do pack, alertado pelo post do mjr. Com 75% de SOC, e com as células todas acima de 4,0V, a diferença máxima pelo LS era de 13mV. É normal?
Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Então como se faz a tal manobra que o Apr fala para as tentar equalizar melhor.VETL Escreveu:É isso que o carro faz...ledve Escreveu:E como se faz para descarregar as células mais carregadas para ficarem iguais ás menos carregadas e assim conseguir equalizar para ficar com uma diferença menor em mv?
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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Os 13mV do cromero são ótimos.
Só vale a pena investigar o assunto se a diferença for considerável, pois o carro normalmente equaliza tudo direitinho sozinho.
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Re: Leaf - Stª Mª da Feira - Jasmim
Obrigado mjrmjr Escreveu:Os 13mV do cromero são ótimos.
Só vale a pena investigar o assunto se a diferença for considerável, pois o carro normalmente equaliza tudo direitinho sozinho.
