Diário de bordo - Malm
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de bordo - Malm
E aquela curiosidade sobre a eficiência dos 10a e 16a...tb concordas?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Acho estranho, pode ser que o carro deixe carregar mais se tiver a carregar a 10A. Eu também se for bebendo devagar não fico bêbado tão depressa.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
O meu carro acaba de ser chamado pela Mitsubishi. Vai ter direito a uma bomba de vácuo dos travões nova (mas não só, o resto ainda não descobri). De resto, não sei o que se passa, até é possível que seja o aparelho que mede a energia consumida que esteja avariado, mas está a carregar energia como eu nunca vi. De ontem para hoje, mais uma vez dos 20% aos 100% - 14,5 kWh.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Registado: 16 set 2013, 12:48
- Data de fabrico: 15 set 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Bom dia Malm, na sua opinião qual é o melhor concessionário Mitsubishi para lidar com veículos eléctricos, eu tenho um Outlander e sou do Porto, mas não me importo de um dia me deslocar a outro local e fazer um check up ao carro !
obrigado
obrigado
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Lembro-me que a Nissan também teve a iniciativa de chamar o meu Leaf. Não duvido que a Mitsubish também irá assumir as suas responsabilidades, espero que na totalidade, e que o relacionamento com o cliente seja mais leal do que aquilo que aconteceu comigo. Não será fácil. O Japão está do outro lado do mundo...e lembro que me senti "não proprietário" daquilo que comprei e paguei. A postura entre venda e pós-venda é abismal e se hoje a Tesla parece fugir deste padrão, ainda é muito jovem. Estas más práticas adquirem-se com o tempo.Malm Escreveu:O meu carro acaba de ser chamado pela Mitsubishi. Vai ter direito a uma bomba de vácuo dos travões nova (mas não só, o resto ainda não descobri). De resto, não sei o que se passa, até é possível que seja o aparelho que mede a energia consumida que esteja avariado, mas está a carregar energia como eu nunca vi. De ontem para hoje, mais uma vez dos 20% aos 100% - 14,5 kWh.
Pela minha parte, continuo a registar o que sinto. O "meu" concessionário, Caetano Power-Porto, em termos comerciais é do que melhor que se poderá encontrar. Em termos assistência tecnica, fazem o que podem, são extremamente atenciosos e cordiais...
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Eu só conheço onde vou sempre fazer a revisão, em Oliveira do Hospital. Não sei se são melhores ou piores que noutros sítios.MLF Escreveu:Bom dia Malm, na sua opinião qual é o melhor concessionário Mitsubishi para lidar com veículos eléctricos, eu tenho um Outlander e sou do Porto, mas não me importo de um dia me deslocar a outro local e fazer um check up ao carro !
obrigado
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Não conheço o suficiente para dar uma opinião fundamentada. Acho que binário, para o carro que é, tem mais que suficiente. Pode tornar-se mais divertido, mas também mais perigoso. Um pouco mais de autonomia também é sempre bem vindo mas suponho que é com o mesmo pack. Se assim for, é na regeneração e na perda de peso que conseguem melhorá-la. À maneira do Leaf, na prática isso pouco vale.
Já sei um pouco mais sobre o "recall" do meu carro. A bomba de vácuo dos travões é uma das razões, tem sido mudada por todo o mundo, deve ter chegado a minha vez. Estou convencido que vão trocá-la, apesar de me parecer que funciona lindamente. Outra coisa que dizem que me vão trocar é uns relés - esta é completamente nova para mim. E terceiro, nova atualização do software. Desta última ele precisa, sem dúvida. Já aqui descrevi como ele falha no SoC, e isso pode e deve ser melhorado. O problema é que eu sabia como, quando e porquê ele falhava. Agora lá terei que andar a olhar pelo Canion a reaprender a interpretar o SoC que me dá.
Mas o que mais me anda a intrigar é este súbito aumento da carga que ele é capaz de carregar. Este mês, sem que eu esperasse, começou a fazer cargas de 80% que eu nunca antes registei e que o colocam melhor que muitos carros com menos de um ano. E juro-vos por tudo o que descobri até agora que começa com verdadeiros SoC de 20% (pelas voltagens e equilíbrio do Pack no início da carregamento). De resto, as barras continuam a valer o mesmo desde março ou seja, uma barra de 5% continua a valer 580 Wh na bateria. E raramente se decide a carregar-me reais 100% (ontem lá o enganei utilizando os meus truques e sim, consegui por as células todas a 4,105 ou 4,110 V; esses truques envolvem deixá-lo a repousar umas horas algures durante o carregamento, para que ele perceba que anda a subestimar muito a sua real capacidade).
Anda cá com uma proteção em cima e em baixo que vai mesmo encostar por outra razão no futuro que não a degradação do pack.
Estou cada vez mais convencido que algo mudou no carro. Em Março eu escrevia aqui que ele tinha passado a considera-se de 13 kWh, mais coisa menos coisa, e o contador marcava persistentemente valores entre 14 e 15 kWh num carregamento completo. Agora passou a carregar isso para 80% de SoC ??????
Já sei um pouco mais sobre o "recall" do meu carro. A bomba de vácuo dos travões é uma das razões, tem sido mudada por todo o mundo, deve ter chegado a minha vez. Estou convencido que vão trocá-la, apesar de me parecer que funciona lindamente. Outra coisa que dizem que me vão trocar é uns relés - esta é completamente nova para mim. E terceiro, nova atualização do software. Desta última ele precisa, sem dúvida. Já aqui descrevi como ele falha no SoC, e isso pode e deve ser melhorado. O problema é que eu sabia como, quando e porquê ele falhava. Agora lá terei que andar a olhar pelo Canion a reaprender a interpretar o SoC que me dá.
Mas o que mais me anda a intrigar é este súbito aumento da carga que ele é capaz de carregar. Este mês, sem que eu esperasse, começou a fazer cargas de 80% que eu nunca antes registei e que o colocam melhor que muitos carros com menos de um ano. E juro-vos por tudo o que descobri até agora que começa com verdadeiros SoC de 20% (pelas voltagens e equilíbrio do Pack no início da carregamento). De resto, as barras continuam a valer o mesmo desde março ou seja, uma barra de 5% continua a valer 580 Wh na bateria. E raramente se decide a carregar-me reais 100% (ontem lá o enganei utilizando os meus truques e sim, consegui por as células todas a 4,105 ou 4,110 V; esses truques envolvem deixá-lo a repousar umas horas algures durante o carregamento, para que ele perceba que anda a subestimar muito a sua real capacidade).
Anda cá com uma proteção em cima e em baixo que vai mesmo encostar por outra razão no futuro que não a degradação do pack.
Estou cada vez mais convencido que algo mudou no carro. Em Março eu escrevia aqui que ele tinha passado a considera-se de 13 kWh, mais coisa menos coisa, e o contador marcava persistentemente valores entre 14 e 15 kWh num carregamento completo. Agora passou a carregar isso para 80% de SoC ??????
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
E estás com mais autonomia?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Não porque ele continua a considerar que o máximo que carrega é os tais 14, 15. Acaba por parar indicando 0% de SoC mas com energia mais que suficiente para fazer 20 km sem tocar nos 2,75 V numa célula. A única hipótese de poder andar mais quilómetros é parar uma a duas horas a 3/4 da viagem e ele fazer-me um recalculo do SoC. Enquanto ele não se decidir a fazer uma reavaliação para cima da sua real capacidade, a autonomia continua a mesma.jasmim Escreveu:E estás com mais autonomia?
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Isso seria a primeira vez que se registava tal comportamento nestes carros. O expectável é o valor ir baixando com o tempo, pelo menos é o que se tem verificado nos Leaf. Alguma coisa mudou este outubro, o que mais me está a fazer confusão é cada barra continuar a valer o mesmo. É que se de facto começou agora a carregar mais isso fará com que chegue aos 0,0% de SoC com voltagens correspondentes a 15 ou 20% de SoC.MRider Escreveu:hum não será mais resistência interna no pack por isso leva mais energia da tomada para carregar a 100% ?
O meu carro anda desde março a subestimar muito a sua capacidade. Podia perfeitamente ter barras a valer o mesmo que as de um novo, que na minha ideia pararia na altura em que aparece a indicação de 0 km de autonomia estimada e desaparece a última barra. Ou seja, a indicar que tem 12% de SoC (falsos), mais coisa menos coisa. Como está, até haveria vida para além da tartaruga, se os 0,0% não fossem um factor que obriga o carro a parar.