Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 18 nov 2014, 22:06

O que lixa tudo é a falta de fiabilidade do posto...
Vamos fiados, chegamos lá e ficamos a pé.
Por acaso quando fui buscar o Leaf arranquei de Leiria a "ariscar", cheguei ao PCR de Pombal com uma barra. Tive sorte que estava a funcionar.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 24 dez 2014, 04:48

Mais uma viagem a desafiar limites! Serra da Estrela!!

Imagem

Esta foto foi tidada no dia a seguir. No dia da viagem tivémos 2 grandes problemas:
- o GPS do Leaf mandava seguir pelo meio das aldeias, com alguns troços que tiveram que ser feitos com manobras. A dada altura usámos um tom tom que nos mandou por caminhos dos madeireiros. E por lá andámos... Nunca discuti tanto com o raio do GPS. Dos dois GPS's!
- Na subida apanhámos uma tempestade com nevoeiro cerrado com chuva e neve que não dava para ver a ponta dum... eletrão. Só se via o traço branco a delimitar a via e o traço amarelo a delimitar a berma. Quando a berma "abria" para por exemplo, uma zona de descanso, tinha que por a cabeça de fora para dar com o caminho! Foi o inferno!

Com os dados do LS dá para ver por que %SOC andei na viagem:

Imagem

Esta viagem deu uma média no CB do carro de 20kWh/100Km.

O trajeto que escolhi para a subida foi errado, creio que a melhor opção para subir nas calmas, para quem vem dos lados de Coimbra, é ir direto a Seia, arranjar um carregamento até 100% e subir até à torre. Ah e fica já a nota que não se deve subir depois das 16h se houver suspeita de nevão.

O Hotel onde fiquei tinha 2 Zoe e 1 Leaf de serviço, por isso estas andanças de VE's não eram novidades para eles. Perguntei qual era a autonomia dos carros ali. A resposta foi entre 50 e 60Km! Curioso que o local mais agreste para utilização de VE's é o que tem VE's!!!! Fiquei espantado.

Outras curiosidades foi ir e vir à Covilhã a partir das penhas da saude: (desta vez com dados do quadrante do carro)
- partida com 60%
- chegada ao shopping da covilhã com 75%
- regresso às penhas da saude com 35%
É um trajeto com ~15Km para cada lado!

No regresso fizémos mesmo a descida até Seia, sempre por caminhos principais. O trajeto de Penhas da Saude até à Torre levou 20% de bateria e mostrou um consumo de 36,4kWh/100Km, tudo valores do CB do carro. Na descida não consegui carregar mais do que 87% e travei bastante, já que a regeneração andava pelo mínimo. Tenho ideia que podia ter saído com 50 ou 60% de bateria que chegava com os mesmos 87% a Seia. Daí até Coimbra foi sempre a andar bem. Pudera, é sempre a descer!

MALM, quero dizer-te que nas conversas que tivemos em que discordámos em algumas coisas, depois desta, já não discordo tanto. :-) :-)
Última edição por Apr em 27 dez 2014, 23:56, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Filipe » 24 dez 2014, 11:30

por Apr » 24 dez 2014, 03:48

o GPS do Leaf mandava seguir pelo meio das aldeias, com alguns troços que tiveram que ser feitos com manobras. A dada altura usámos um tom tom que nos mandou por caminhos dos madeireiros. E por lá andámos... Nunca discuti tanto com o raio do GPS. Dos dois GPS's!

Em Portugal, os GPS's para mim são um autentico PERIGO ,já vi alguns em contramão, sentidos proíbidos e quejandos, a tentar navegar com a cabeça baixa, sem se aperçeberem o que
estão a fazer na realidade. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 25 dez 2014, 03:02

Grande viagem Apr, tiveste mais sorte que eu, nos dois dias que tive pela serra, esteve cortada a estrada, era gelo por todo o lado, que perigo. Também tive para ficar nesse hotel, mas como cortaram a estrada não pude passar para o lado de lá.

Veremos se Seia coloca um posto no mapa. Pelo menos referiram que andavam a estudar o caso há algum tempo, para a subida à torre é de facto importante carregar ali perto, percebo-te bem.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 28 dez 2014, 00:11

rdias Escreveu:transportei um sueco que dizia que e os electricos não servem para o frio... eu respondi ... já foi à Noruega ? santa paciencia....

parabens por mais um objectivo conquistado.....
A pouca autonomia dos VE's na Serra da Estrela não tem a ver com frio, mas sim com as subidas. Tenho poucas dúvidas que se fizesse a subida Covilhã - Penhas da Saúde com 100% de carga sempre a abrir derretia a autonomia toda.
Filipe Escreveu:
Em Portugal, os GPS's para mim são um autentico PERIGO ,já vi alguns em contramão, sentidos proíbidos e quejandos, a tentar navegar com a cabeça baixa, sem se aperçeberem o que estão a fazer na realidade. :roll:
Ainda mais com um VE nas mãos com poucos Kms de combustivel!

Fil Escreveu: Veremos se Seia coloca um posto no mapa. Pelo menos referiram que andavam a estudar o caso há algum tempo, para a subida à torre é de facto importante carregar ali perto, percebo-te bem.
Creio que nos Bombeiros não haverá problema em abastecer, mediante um contacto previo.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 28 dez 2014, 00:58

Provavelmente uma condução mais agressiva na subida da Covilhã para a Torre teria um impacto moderado no consumo de energia, pois não é possível atingir velocidades elevadas nesse troço. A energia gasta a subir não depende da velocidade. A velocidade apenas influencia o consumo da mesma maneira como se fosse em plano, pelas perdas aerodinâmicas.

Isto claro se a condução não fosse à Fangio 8-) travar nas curvas de maneira violenta impede a regeneração e aí sim há grandes perdas de energia nos travões.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 28 dez 2014, 02:58

Qual é o Hotel?
Disponibilizam lugares para carregar?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 28 dez 2014, 21:25

Eu respondo por pm para não fazer publicidade, se bem que eles merecem ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mjr » 28 dez 2014, 21:51

Não vejo nenhum problema em indicar o Hotel, pelo contrário. ;)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 28 dez 2014, 22:41

Os VE's parecem ser do complexo da Turistrela. Os Zoes estavam no hotel da serra da Estrela e o Leaf vi num hotel mais abaixo ao pé do antigo sanatório.

Imagem

Eu fiquei num chalé onde me deixaram totalmente à vontade para carregar, cada chalé tem 30A no quadro. Aguentou perfeitamente com tudo ligado mais 10A do carro.

Uma curiosidade, quando vi o Zoe a passar por mim fazia um barulho significativo. Será do som artificial a baixa velocidade?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”