Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 29 dez 2014, 00:26

OK, o Leaf também "arranca" sempre com o som ligado. O do leaf é bastante discreto, se calhar demasiado. O do Zoe não passa despercebido.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 29 dez 2014, 13:19

Mau.. Pela segunda vez em duas semanas fiquei sem bateria de 12V. Da primeira vez o carro ficou em repouso 2 dias. Da segunda foi hoje de manhã, com o carro em repouso cerca de 12h.

Ressuscitei o carro com uma fonte de PC adaptada ligada à bateria para poder ligar o evse de seguida.

Tenho o ELM permanentemente ligado desde 01/Agosto. Ultimamente a única alteração que me lembro foi ter ativado o carwings há umas 3 semanas. Antes disso estava desligado.

Será que o ELM + carwings sozinhos são capazes de descarregar a bateria por completo?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por VETL » 29 dez 2014, 13:35

Apr Escreveu:Mau.. Pela segunda vez em duas semanas fiquei sem bateria de 12V. Da primeira vez o carro ficou em repouso 2 dias. Da segunda foi hoje de manhã, com o carro em repouso cerca de 12h.

Ressuscitei o carro com uma fonte de PC adaptada ligada à bateria para poder ligar o evse de seguida.

Tenho o ELM permanentemente ligado desde 01/Agosto. Ultimamente a única alteração que me lembro foi ter ativado o carwings há umas 3 semanas. Antes disso estava desligado.

Será que o ELM + carwings sozinhos são capazes de descarregar a bateria por completo?
A bateria de tracção carrega a bateria de 12v.
Vê a página CH-28 e a EV-05 aqui: https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... n-LEAF.pdf, tentando descortinar se estás com algum procedimento que impeça esse carregamento automático...
O meu já esteve 15 dias parado sem stress!
Última edição por VETL em 29 dez 2014, 13:40, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por mrr » 29 dez 2014, 13:37

Apr Escreveu:Mau.. Pela segunda vez em duas semanas fiquei sem bateria de 12V. Da primeira vez o carro ficou em repouso 2 dias. Da segunda foi hoje de manhã, com o carro em repouso cerca de 12h.

Ressuscitei o carro com uma fonte de PC adaptada ligada à bateria para poder ligar o evse de seguida.

Tenho o ELM permanentemente ligado desde 01/Agosto. Ultimamente a única alteração que me lembro foi ter ativado o carwings há umas 3 semanas. Antes disso estava desligado.

Será que o ELM + carwings sozinhos são capazes de descarregar a bateria por completo?
Também já tive esse problema duas vezes por ter o carro parado 48h ou mais, nunca cheguei a saber o porquê, mas também nunca mais teve tanto tempo parado, não faço a mínima ideia o que poderá ser e se voltará a acontecer.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 29 dez 2014, 17:14

mjr Escreveu:Não vejo nenhum problema em indicar o Hotel, pelo contrário. ;)
Não costumo fazer publicidade a nada, acho que para o fazer devem-me pagar, de qualquer das formas abro uma excepção porque tem a ver com a mobilidade eléctrica, se bem que o Apr já escreveu quase tudo. Coloco aqui o que escrevi na Pm ao RJSC ;

O grupo é o turistrela, podes carregar em todos eles, no entanto, no hotel serra da estrela é que tem o posto de carga da renault, funciona com mennekes ;)
No Sabugueiro têm lá uma casa de turismo rural, que é tipo um hotel de 3 estrelas mas novo, abriu este ano, é impecável, caldeira a pellets, tudo à maneira, até sporttv têm, e tem poucos quartos, logo pouca confusão, e dá para carregar mesmo à porta. O dono ficou maravilhado com o leaf e fartou-se de fazer perguntas, quer comprar um para a mulher, e disse que estava a equacionar colocar um posto de carregamento na bomba de combustível que está a construir. Ah, a casa chama-se abrigo da montanha. Deixo aqui as duas possibilidades que conheço ;)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Orlando » 29 dez 2014, 18:12

Se quiserem em Seia, tenho amigos com uma pensão baratinha.
Basta flar com eles, de certeza que deixam.
Aliás em breve vou lá!
Procurem por Quinta do Castelão. Se forem antes de fevereiro eu dou um toque.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por lmlr » 29 dez 2014, 22:42

Já fiquei tanto no Hotel Serra da Estrela, como no Carqueijais e nunca vi local para carregar. Também não fui de VE.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Apr » 29 dez 2014, 23:54

Obrigado pelos vossos comentarios, fui à nissan e vai ser trocada a bateria ao abrigo da garantia. No forum americano há uma thread enorme sobre este problema. Pelo que li não vou ficar descansado enquanto não arranjar um carregador de bateria portatil para colocar na bagageira em caso de necessidade.

Para registo, a fonte de alimentação do PC de prai 400W dá para fazer abrir o compartimento de carga e dá para o carro detetar o EVSE e iniciar a carga (e por conseguinte a bateria de 12v). A fonte desligou quando tentei ligar o carro, não deve ser suficientemente potente para a tarefa. É preciso deixar carregar uns 5 minutos antes de tentar ligar o carro para conduzir.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por galt » 30 dez 2014, 00:53

Solução à vista, óptimo! ;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagem por Fil » 30 dez 2014, 01:40

Explica lá como é que ligaste a fonte de alimentação sff, pode vir a ser útil algum dia ;)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”