Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 04 mai 2015, 10:29

Encontrei uns gráficos engraçados num site sobre estes pneus de que falamos e que vai de encontro aos v/ conselhos.

Michelin Energy Saver Plus
[img]http://dataf.pneus-online.com/radar/www ... /10880.png[/img]

Bridgestone Ecopia EP001s
[img]http://dataf.pneus-online.com/radar/www ... /11977.png[/img]

O problema é que estes gráficos parece que são elaborados com base na opinião dos utilizadores e não em dados científicos. :P
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 04 mai 2015, 11:19

Os pneus Michelim e Continental também são os meus preferidos nos veículos de CI.

No Leaf a minha escolha deve seguir a proposta aqui apresentada da Michelim. ;)

Obrigado VETL pelos gráficos, apesar da avaliação ser atribuída pelos utilizadores.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 04 mai 2015, 11:43

Sobre os gráficos comparativos, dá claramente para perceber o calcanhar de Aquiles dos Ecopia, que é a durabilidade. 55000km num pneu é para mim, de longe, o pior resultado de sempre. Os ES+ que tenho agora parecem novos, apesar de já terem mais de 30 mil km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Fil » 04 mai 2015, 12:52

VETL Escreveu:
Fil Escreveu:Os Bridgestone Ecopia EP001S 205/55 R16 91V são dos pneus mais aconselhados para os leaf, devido ao menor atrito e ao baixo consumo, tal como diz na etiqueta que passou a ser obrigatória, e bem. Obviamente que não são os melhores pneus do mercado, para isso tem de se ir para pneus de topo, mas os leafs costumavam ter ecopia de origem por isso mesmo, mais autonomia devido/menor consumo, no entanto esses Michelin devem ser muito equivalentes.
Não Fil.
Os ECOPIA que equiparam os Leaf de origem eram os EP150 cuja etiqueta era C/C/71.
Estes que coloquei acima, os EP001, não têm nada a ver a esse nível.
O que eu queria mesmo saber era se a etiqueta europeia é algo em que confiar ou se é treta.
Sim, claro que são diferentes para melhor, passaram 4/5 anos, mas a ideia é a mesma.
mjr Escreveu:Sobre os gráficos comparativos, dá claramente para perceber o calcanhar de Aquiles dos Ecopia, que é a durabilidade. 55000km num pneu é para mim, de longe, o pior resultado de sempre. Os ES+ que tenho agora parecem novos, apesar de já terem mais de 30 mil km.
De uma maneira geral, os pneus que menos duram são os melhores, a borracha é mais macia, adere melhor. Os melhores pneus que tive também eram da michelin, e já usei algumas marcas, mas a gama era completamente diferente da que aqui discutimos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 04 mai 2015, 13:54

Mas para mim os ES+ da Michelin têm melhores performances que os Ecopia, especialmente a curvar e em aceleração. Há muitas variáveis em jogo, embora concorde que em média um pneu com melhores características dinâmicas tenha mais desgaste.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Fil » 04 mai 2015, 16:14

mjr Escreveu:Mas para mim os ES+ da Michelin têm melhores performances que os Ecopia, especialmente a curvar e em aceleração. Há muitas variáveis em jogo, embora concorde que em média um pneu com melhores características dinâmicas tenha mais desgaste.
Não duvido, até pelos gráficos demonstrados. Quer então dizer que o carro vai ter mais autonomia com um pneu que agarre menos à estrada e melhor performance (o pneu) com um que agarre mais. Não podemos também esquecer, que 50% ou mais da segurança de um automóvel, está nos pneus.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 05 mai 2015, 18:40

Será que podemos pôr 225 em vez de 205?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 05 mai 2015, 18:54

rdias Escreveu:Estamos a falar de um Nissan leaf... Não querem um pneu de competição :).../querem segurança e durabilidade.. Michelin....
Quem disse isso...eu gosto dum xuningzinho...e um 225 ficava lá a matar, mas não sei se posso.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Fil » 05 mai 2015, 18:56

Orlando Escreveu:
rdias Escreveu:Estamos a falar de um Nissan leaf... Não querem um pneu de competição :).../querem segurança e durabilidade.. Michelin....
Quem disse isso...eu gosto dum xuningzinho...e um 225 ficava lá a matar, mas não sei se posso.
Por acaso não sei, mas é ver no livrete. Podem-se pedir mais medidas à marca, no entanto, como não existem modelos com motorizações diferentes no caso do leaf, deve ser difícil colocar algo mais do que aquilo que o teckna permite.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 05 mai 2015, 19:00

Sim mas o tekna é 17", eu pretendi em 16"....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”