Que eu tenha conhecimento só o Aqua em Portimão, ainda não fui lá para confirmar.Fil Escreveu:como estamos de centros comerciais que permitem carregar (no Algarve)?

Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
5-Mar-2015
Hoje fiz mais uma voltinha para testar consumos em modo hypermiling
O percurso de testes inclui ida e volta pela mesma estrada, num total de 13.3km, com bastantes curvas e variações de altitude entre a cota 90 e a cota 180m acima do nível do mar. Não foi utilizada climatização. Trata-se de um percurso real que acho que é representativo de consumos reais.
Comecei pelas velocidades mais difíceis, ou seja, as mais lentas
, que põem à prova a paciência e nervos
do(s) condutor(es).
Iniciei os testes a 40km/h, abaixo disso não creio que se ganhe muito com a diminuição do atrito e seria preciso uma boa dose de loucura
para circular a essas velocidades numa estrada nacional.
Com o limitador de velocidade a 40km/h, que foram mantidos durante todo o percurso excepto na rotunda onde se inicia o regresso, o resultado foi este:


Segunda volta desta vez a 50km/h o resultado foi:

A diferença é muito pouca não justificando na prática que se circule limitado a 40km/h em vez de 50km/h. Também se confirma que não valerá a pena testar velocidades mais lentas.
Nos próximos dias conto fazer mais testes no mesmo circuito.
Aos poucos a previsão de autonomia do CB vai subindo, a última vez que carreguei a 100% dava 115km.
Até já!
Hoje fiz mais uma voltinha para testar consumos em modo hypermiling

O percurso de testes inclui ida e volta pela mesma estrada, num total de 13.3km, com bastantes curvas e variações de altitude entre a cota 90 e a cota 180m acima do nível do mar. Não foi utilizada climatização. Trata-se de um percurso real que acho que é representativo de consumos reais.
Comecei pelas velocidades mais difíceis, ou seja, as mais lentas


Iniciei os testes a 40km/h, abaixo disso não creio que se ganhe muito com a diminuição do atrito e seria preciso uma boa dose de loucura

Com o limitador de velocidade a 40km/h, que foram mantidos durante todo o percurso excepto na rotunda onde se inicia o regresso, o resultado foi este:


Segunda volta desta vez a 50km/h o resultado foi:

A diferença é muito pouca não justificando na prática que se circule limitado a 40km/h em vez de 50km/h. Também se confirma que não valerá a pena testar velocidades mais lentas.
Nos próximos dias conto fazer mais testes no mesmo circuito.
Aos poucos a previsão de autonomia do CB vai subindo, a última vez que carreguei a 100% dava 115km.
Até já!
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
6-Mar-2015
O perfil do circuito de teste, com ida e volta pelo mesmo caminho:

Mais duas voltas realizadas a 56 e a 60km/h.
A 56km/h a média foi de 10.7 kWh/100km.
A 60km/h a média foi de 11.3 kWh/100km.
Próximos testes serão a velocidades mais elevadas mas não conseguirei manter a velocidade constante acima dos 70km/h devido a algumas curvas apertadas.
O perfil do circuito de teste, com ida e volta pelo mesmo caminho:

Mais duas voltas realizadas a 56 e a 60km/h.
A 56km/h a média foi de 10.7 kWh/100km.
A 60km/h a média foi de 11.3 kWh/100km.
Próximos testes serão a velocidades mais elevadas mas não conseguirei manter a velocidade constante acima dos 70km/h devido a algumas curvas apertadas.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
9-Mar-2015
Nova incursão no circuito de teste, desta vez a 70 e 80km/h (nas localidades a 50km/h)
A 70km/h a média foi de 11.9 kWh/100km.
A 80km/h a média foi de 13.1 kWh/100km.
A ver se faço um gráfico com os valores já testados.
Entretanto já consegui activar o acesso remoto para ver o estado da bateria e carregamentos na web e smartphone.
Nova incursão no circuito de teste, desta vez a 70 e 80km/h (nas localidades a 50km/h)
A 70km/h a média foi de 11.9 kWh/100km.
A 80km/h a média foi de 13.1 kWh/100km.
A ver se faço um gráfico com os valores já testados.
Entretanto já consegui activar o acesso remoto para ver o estado da bateria e carregamentos na web e smartphone.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Resumo dos testes efectuados (mesmo circuito sem climatização apenas variando a velocidade)
40km/h: 9.3kWh/100km
50km/h: 9.7kWh/100km
56km/h: 10.7kWh/100km
60km/h: 11.3kWh/100km
70km/h: 11.9kWh/100km
80km/h: 13.1kWh/100km
Gráfico com estes resultados:

Entretanto a coisa começa a compor-se no que toca a autonomia

40km/h: 9.3kWh/100km
50km/h: 9.7kWh/100km
56km/h: 10.7kWh/100km
60km/h: 11.3kWh/100km
70km/h: 11.9kWh/100km
80km/h: 13.1kWh/100km
Gráfico com estes resultados:

Entretanto a coisa começa a compor-se no que toca a autonomia


Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Pois, foi o que vi no electromaps também, mas é muito pouco para o Algarve todo. Obrigadoalexmol Escreveu:Que eu tenha conhecimento só o Aqua em Portimão, ainda não fui lá para confirmar.Fil Escreveu:como estamos de centros comerciais que permitem carregar (no Algarve)?

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Aqui fica a famosa cláusula do contrato de aluguer de bateria


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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
13-Mar-2015
Fui dar uma volta grande hoje, que incluiu alguns kms de autoestrada e teste da velocidade máxima (135 km/h no GPS) e sempre com o aquecimento ligado. A previsão de autonomia inicial era de 127km.
Percorri 111km e cheguei a casa com 5 km de autonomia e quando estava a estacionar a autonomia passou a ---
Acendeu a luz reserva (LBW) quando tinha 15km de autonomia.Não cheguei à fase dos apitos chatos e o aviso a piscar (VLBW).
Fui ver na aplicação o SOC, ficou em 4%
Fui por um pouco à carga e pela primeira vez ligou a ventilação da bateria, deve ter aquecido com os testes de velocidade máxima.
No dia seguinte carga completa com 99% de SOC (não lhe apetece ir aos 100% mesmo voltando a ligar a ficha).
Dos 4 aos 99% gastou da tomada 20.7kWh, os 100% corresponderiam então a 21.8kWh.
Fui dar uma volta grande hoje, que incluiu alguns kms de autoestrada e teste da velocidade máxima (135 km/h no GPS) e sempre com o aquecimento ligado. A previsão de autonomia inicial era de 127km.
Percorri 111km e cheguei a casa com 5 km de autonomia e quando estava a estacionar a autonomia passou a ---

Acendeu a luz reserva (LBW) quando tinha 15km de autonomia.Não cheguei à fase dos apitos chatos e o aviso a piscar (VLBW).
Fui ver na aplicação o SOC, ficou em 4%
Fui por um pouco à carga e pela primeira vez ligou a ventilação da bateria, deve ter aquecido com os testes de velocidade máxima.
No dia seguinte carga completa com 99% de SOC (não lhe apetece ir aos 100% mesmo voltando a ligar a ficha).
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Bons dados alexmol. A bateria parece estar ótima, tendo em conta que já tem algum tempo.
rdias,
29,2kW.h/100km é um consumo altíssimo. Se for um valor instantâneo, dá para entender pois podia ser a subir, em aceleração, etc. Mas se for de média então o pé do condutor deve ser muito pesado... Com 29,2kW.h/100km dá para 70km de autonomia!
rdias,
29,2kW.h/100km é um consumo altíssimo. Se for um valor instantâneo, dá para entender pois podia ser a subir, em aceleração, etc. Mas se for de média então o pé do condutor deve ser muito pesado... Com 29,2kW.h/100km dá para 70km de autonomia!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
O painel de instrumentos mostra o consumo médio em kWh/100km apesar de aparecer escrito "Velocidade média".rdias Escreveu:Velocidade instantânea é uma media do consumo instantâneo ?
No taxi fluence estava 29.2 kWh / 100 ... É alto ?
Ele já tem 58.200 kms....
Em lado nenhum se fala de valores instantâneos.
29kWh/100km é um consumo altíssimo, ainda por cima tendo em conta que o computador de bordo tem um bug (que falarei noutro post) que torna a média optimista.
A minha média real anda à volta dos 15kWh/100km, marcando o computador de bordo 13 a 14kWh/100km. É com este consumo que a autonomia anda à volta dos 140km.
O facto de ter 58200km poderia reduzir a autonomia, devido a degradação da bateria, mas o consumo médio não deveria ser tão alto.
A única explicação que encontro é o tipo de percurso incluir muitos períodos com o carro parado e ligado (possivelmente com a climatização ligada).