
Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
22 úteis, tal como no Leaf.
Excelente hacking alexmol!
Excelente hacking alexmol!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Desculpa a pergunta, mas consegues este gráfico com a variação de altitudes na net?? Qual o site que usas?alexmol Escreveu:6-Mar-2015
O perfil do circuito de teste, com ida e volta pelo mesmo caminho:
Mais duas voltas realizadas a 56 e a 60km/h.
A 56km/h a média foi de 10.7 kWh/100km.
A 60km/h a média foi de 11.3 kWh/100km.
Próximos testes serão a velocidades mais elevadas mas não conseguirei manter a velocidade constante acima dos 70km/h devido a algumas curvas apertadas.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
lmmr74 Escreveu:Desculpa a pergunta, mas consegues este gráfico com a variação de altitudes na net?? Qual o site que usas?
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
13-Abr-2015
Valores típicos quando se leva a bateria do Fluence até zero, já com dados do can-bus:
Aproximadamente aos 12% de SoC entra na reserva e surge o indicador de bateria fraca, a estimativa de autonomia permanece válida e a performance mantem-se inalterada.
Aos 4.3% de SoC a estimativa de autonomia deixa de ser mostrada no display.
Aos 3.9% de SoC restam 0.7kWh na bateria e começa a soar o alarme de bateria muito fraca, a potência máxima disponível começa gradualmente a diminuir, em vez dos 74kW neste nível de SoC só se consegue puxar cerca de 60kW.
Aos 1.3% de SoC restam 0.2kWh e surge a mensagem "desempenho reduzido" sendo a potência máxima disponível cerca de 30kW.
Aos 0.0% de SoC restam 0.0kWh e o carro continua ligado não se sabendo por mais quanto tempo. Não testei a potência maxima disponivel neste ponto.
Mesmo com 0% é possível voltar a ligar o carro.
Mesmo levando os números todos a 0 o sistema de aquecimento/ar condicionado continua sempre a funcionar.
Valores típicos quando se leva a bateria do Fluence até zero, já com dados do can-bus:
Aproximadamente aos 12% de SoC entra na reserva e surge o indicador de bateria fraca, a estimativa de autonomia permanece válida e a performance mantem-se inalterada.
Aos 4.3% de SoC a estimativa de autonomia deixa de ser mostrada no display.
Aos 3.9% de SoC restam 0.7kWh na bateria e começa a soar o alarme de bateria muito fraca, a potência máxima disponível começa gradualmente a diminuir, em vez dos 74kW neste nível de SoC só se consegue puxar cerca de 60kW.
Aos 1.3% de SoC restam 0.2kWh e surge a mensagem "desempenho reduzido" sendo a potência máxima disponível cerca de 30kW.
Aos 0.0% de SoC restam 0.0kWh e o carro continua ligado não se sabendo por mais quanto tempo. Não testei a potência maxima disponivel neste ponto.
Mesmo com 0% é possível voltar a ligar o carro.
Mesmo levando os números todos a 0 o sistema de aquecimento/ar condicionado continua sempre a funcionar.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Obrigado AlexMol!alexmol Escreveu:lmmr74 Escreveu:Desculpa a pergunta, mas consegues este gráfico com a variação de altitudes na net?? Qual o site que usas?

- mjr
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Interessante Alexmol. Precisas de descobrir como obter as tensões das células, é certamente por aí que ele desliga a bateria.
Sobre ele continuar a trabalhar com 0% de SOC, será uma questão semelhante ao iMiEV? O Malm disse que no dele é possível o carro chegar a 0% de SOC sem que a bateria esteja efetivamente descarregada. Será que se deixares o AC ligado até a bateria se desligar permite que ele recalibre a capacidade da bateria e consigas obter mais capacidade?
Sobre ele continuar a trabalhar com 0% de SOC, será uma questão semelhante ao iMiEV? O Malm disse que no dele é possível o carro chegar a 0% de SOC sem que a bateria esteja efetivamente descarregada. Será que se deixares o AC ligado até a bateria se desligar permite que ele recalibre a capacidade da bateria e consigas obter mais capacidade?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
17-Abr-2015
Carga completa efectuada e spritmonitor actualizado, a média mantem-se sem alterações, em parte devido às sevícias a que tem sido sujeito o Fluence para descoberta dos dados no can-bus.
Alguns dados obtidos com o FluenceSpy:
O ponteiro no painel de instrumentos e a aplicação MyZE marcam 100% mas a minha leitura de Soc no CanBus foi até aos 103%.
O valor de kWh restantes na bateria parece-me bastante fiável. Nesta carga completa foi até aos 19.6kWh. Se o pack novo tem 22kWh este está com 89% da capacidade original.
Ao considerar que o meu pack actualmente tem 19.6kWh e que num carregamento completo na tomada puxou 21.8kWh a eficiência do carregador será de 89% o que me parece razoável dado que carrego maioritariamente a 6 e 10A num carregador de 16A (as melhores eficiências dos carregadores são normalmente atingidas no valor nominal de corrente).
Outra conclusão que tirei ao analisar dados do CanBus é que o medidor de kWh gastos do painel de instrumentos tem um bug. Se não se desligar o carro ele marca bem, mas cada vez que se desliga ele perde os décimos de kWh (não visiveis), por exemplo se ja tinham sido gastos 1.9kWh no display mostra 1kWh mas ao desligar o carro os 1.9 passam para 1.0 e gastando mais 0.5 kWh o display continua a mostrar 1kWh. Daí não se poder confiar nos kWh gastos do painel de instrumentos.
Isto faz com que a média kWh/100km do CB também seja afectada e não sirva para quase nada. Se a eficiência do carregador é próxima de 90% deveria ser essa a proporção entre a média do CB e a média da tomada, mas não é. A minha média do spritmonitor (tomada) é de 16.5 logo a do CB deveria ser 14.9 mas na realidade marca pouco mais de 12.
Se eu usar os kWh restantes na bateria (do CanBus) e a autonomia prevista, neste caso 19.6kWh para 130km chego a uma média de 15.0 o que já está de acordo com os 14.9 previstos.
Como eu já suspeitava a autonomia é das poucas coisas que o painel de instrumentos marca mesmo bem.
Para estimar a capacidade do pack sem hardware adicional só há mesmo uma forma:
Carregar a 100%
Fazer reset aos kWh gastos no painel de instrumentos
Ligar o carro e ligar o aquecimento para o máximo
Deixar assim até descarregar totalmente (contar com umas 5 horas)
Quando soar o alarme de bateria muito fraca registar o tempo entre cada kwh gasto e o tempo desde o momento que o display andou 1kWh para poder estimar a ponta final.
Talvez um dia faça este teste.
Carga completa efectuada e spritmonitor actualizado, a média mantem-se sem alterações, em parte devido às sevícias a que tem sido sujeito o Fluence para descoberta dos dados no can-bus.
Alguns dados obtidos com o FluenceSpy:
O ponteiro no painel de instrumentos e a aplicação MyZE marcam 100% mas a minha leitura de Soc no CanBus foi até aos 103%.
O valor de kWh restantes na bateria parece-me bastante fiável. Nesta carga completa foi até aos 19.6kWh. Se o pack novo tem 22kWh este está com 89% da capacidade original.
Ao considerar que o meu pack actualmente tem 19.6kWh e que num carregamento completo na tomada puxou 21.8kWh a eficiência do carregador será de 89% o que me parece razoável dado que carrego maioritariamente a 6 e 10A num carregador de 16A (as melhores eficiências dos carregadores são normalmente atingidas no valor nominal de corrente).
Outra conclusão que tirei ao analisar dados do CanBus é que o medidor de kWh gastos do painel de instrumentos tem um bug. Se não se desligar o carro ele marca bem, mas cada vez que se desliga ele perde os décimos de kWh (não visiveis), por exemplo se ja tinham sido gastos 1.9kWh no display mostra 1kWh mas ao desligar o carro os 1.9 passam para 1.0 e gastando mais 0.5 kWh o display continua a mostrar 1kWh. Daí não se poder confiar nos kWh gastos do painel de instrumentos.
Isto faz com que a média kWh/100km do CB também seja afectada e não sirva para quase nada. Se a eficiência do carregador é próxima de 90% deveria ser essa a proporção entre a média do CB e a média da tomada, mas não é. A minha média do spritmonitor (tomada) é de 16.5 logo a do CB deveria ser 14.9 mas na realidade marca pouco mais de 12.
Se eu usar os kWh restantes na bateria (do CanBus) e a autonomia prevista, neste caso 19.6kWh para 130km chego a uma média de 15.0 o que já está de acordo com os 14.9 previstos.
Como eu já suspeitava a autonomia é das poucas coisas que o painel de instrumentos marca mesmo bem.
Para estimar a capacidade do pack sem hardware adicional só há mesmo uma forma:
Carregar a 100%
Fazer reset aos kWh gastos no painel de instrumentos
Ligar o carro e ligar o aquecimento para o máximo
Deixar assim até descarregar totalmente (contar com umas 5 horas)
Quando soar o alarme de bateria muito fraca registar o tempo entre cada kwh gasto e o tempo desde o momento que o display andou 1kWh para poder estimar a ponta final.
Talvez um dia faça este teste.

- Filipe
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Alexandre, espero que o teu diário esteja a ser visto por quem de direito na Renault, pois aqui vai aprender muito
; Continua o bom ( excelente ) trabalho para
a comunidade VE.

a comunidade VE.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Sem dúvida x2, dá gosto lerFilipe Escreveu:Alexandre, espero que o teu diário esteja a ser visto por quem de direito na Renault, pois aqui vai aprender muito; Continua o bom ( excelente ) trabalho para
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
x3
Muito bom trabalho!
Muito bom trabalho!
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