Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh
Eu se fosse Nissan quereria já me demarcar.
Vão todos cair no erro da toyota...fez um prius com um pouco mais de bateria e agora vão descontinua lo....falta de visão....e a Nissan vai para o mesmo.
Vão todos cair no erro da toyota...fez um prius com um pouco mais de bateria e agora vão descontinua lo....falta de visão....e a Nissan vai para o mesmo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
Pois mas eu não sou português...portanto não calo nem consento.rdias Escreveu:Mas vai haver novo prius e versão prius plug in.... Não percebo estas criticas... Quem for vender agora vai perder dinheiro mas quem comprou novo já perdeu balurdios e não se queixa...
Qto à Toyota, todos percebem que deu novamente um tiro no pé....e vai tentar relançar um aborto de um carro que nem teve expressão nas vendas.
http://www.automobile-propre.com/breves ... rius-phev/
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Orlando já ouviste falar na falácia de straw man?
É o que estás a fazer. Estás a dizer que a Nissan e Toyota estão a agir da mesma forma, por isso se não gostamos da estratégia da Toyota também não gostamos da estratégia da Nissan. A Toyota aposta nos híbridos, a Nissan nos carros eléctricos, estratégias totalmente diferentes.
Na politica usa-se muito esta falácia. Diz-se que ser do partido X é gostar de roubar criancinhas, por isso se gostamos de criancinhas não podemos ser do partido X. Ou que ser do Benfica é ser saloio, por isso se não gostamos de saloios não podemos ser benfiquistas...
Sejamos mais sérios nesta discussão. Neste fórum há pessoas inteligentes. É tão difícil admitir que o Leaf de 30 KWh é melhor que o de 24 KWh? Senão parece conversa de vendedor de carros usados que tenta ignorar as vantagens do modelo novo.
É o que estás a fazer. Estás a dizer que a Nissan e Toyota estão a agir da mesma forma, por isso se não gostamos da estratégia da Toyota também não gostamos da estratégia da Nissan. A Toyota aposta nos híbridos, a Nissan nos carros eléctricos, estratégias totalmente diferentes.
Na politica usa-se muito esta falácia. Diz-se que ser do partido X é gostar de roubar criancinhas, por isso se gostamos de criancinhas não podemos ser do partido X. Ou que ser do Benfica é ser saloio, por isso se não gostamos de saloios não podemos ser benfiquistas...
Sejamos mais sérios nesta discussão. Neste fórum há pessoas inteligentes. É tão difícil admitir que o Leaf de 30 KWh é melhor que o de 24 KWh? Senão parece conversa de vendedor de carros usados que tenta ignorar as vantagens do modelo novo.
-
- Proprietário Leaf
Lamento te sentires picado com a minha pobre argumentação e também lamento estares com juízos de valores sobre a minha pessoa, coisa que nem me atrevo a fazer neste forum.
Se ofendi a tua inteligência, as minhas desculpas. Não sou nem político, nem utópico, mas realista, pelo menos humildemente penso assim, e por cá só conheço strawberry, e são bem boas
(aqui sou eu a achar que tenho piada, porque a vida é demasiado curta para ser levada a sério)).
Nunca disse que 30kw era pior do que 24kw...aliás, como proprietário de um VE há muitos anos, apenas posso lamentar que foi um salto hipócrito (que outras marcas teimam em fazer) que vai apenas durar 12 meses, tal como tanto barulho e notícias houve neste forum sobre o modelo de 2013, e o tiro saiu pela culatra. Na altura ao fim de tanta especulação senti-me defraudado como entusiaste de VE. Nada mais. E sim sofro de Asperger....excesso de sinceridade.
Qto à Toyota, estive num almoço há uns tempos do pessoal dos hibrídos que se gabavam de fazer 3,8l, mas andando a 30kmh...quando de repente um diz " Não sei como fazem, mas eu não consigo baixar dos 5,5l"...e fez-se luz...o homem descobriu a pólvora...
Vai postando notícias concretas sobre este novo modelo, que te fico grato.
Se ofendi a tua inteligência, as minhas desculpas. Não sou nem político, nem utópico, mas realista, pelo menos humildemente penso assim, e por cá só conheço strawberry, e são bem boas

Nunca disse que 30kw era pior do que 24kw...aliás, como proprietário de um VE há muitos anos, apenas posso lamentar que foi um salto hipócrito (que outras marcas teimam em fazer) que vai apenas durar 12 meses, tal como tanto barulho e notícias houve neste forum sobre o modelo de 2013, e o tiro saiu pela culatra. Na altura ao fim de tanta especulação senti-me defraudado como entusiaste de VE. Nada mais. E sim sofro de Asperger....excesso de sinceridade.
Qto à Toyota, estive num almoço há uns tempos do pessoal dos hibrídos que se gabavam de fazer 3,8l, mas andando a 30kmh...quando de repente um diz " Não sei como fazem, mas eu não consigo baixar dos 5,5l"...e fez-se luz...o homem descobriu a pólvora...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Tentei explicar bem o que era a falácia de straw man, porque é pouco conhecida, pois também já o fizeram comigo e fiquei agradecido quando explicaram o que era. Aliás agradeço sempre que me ensinam algo novo, o que não é difícil. Toda a gente pode inocentemente dizer algo falacioso, por isso devemos estar gratos quando alguém educadamente o aponta e explica. Caso eu diga algo falacioso agradeço que o apontem. Criticas construtivas são sempre bem vindas e a vida só faz sentido quando aprendemos algo de novo e isso possibilita tornamos-nos cada vez melhores. Não é preciso estar na defensiva. Se reparares eu critiquei o argumento, não a pessoa que o fez. Se fizesse isso seria uma falácia ad hominem. Tenho muito cuidado para não ter um discurso falacioso, apesar de nem sempre isso ser possível.Orlando Escreveu:Lamento te sentires picado com a minha pobre argumentação e também lamento estares com juízos de valores sobre a minha pessoa, coisa que nem me atrevo a fazer neste forum.
Se ofendi a tua inteligência, as minhas desculpas. Não sou nem político, nem utópico, mas realista, pelo menos humildemente penso assim, e por cá só conheço strawberry, e são bem boas(aqui sou eu a achar que tenho piada, porque a vida é demasiado curta para ser levada a sério)).
Achas que não és politico? Só quem vive sozinho e isolado numa selva ou ilha não é um ser politico. Tudo o que se decide/faz em sociedade é politica, não só votar, mas assinar uma petição, fazer uma reclamação para fazerem um arranjo de um passeio ou telefonar para repararem um posto de carga por exemplo. Podes pesquisar a origem da palavra politica, Pólis.
Quanto a ser utópico, somos todos, a utopia é um caminho não um destino. Ninguém é totalmente feliz ou livre, mas devemos tentar sê-lo cada vez mais. A felicidade é algo utópico na medida em que é algo que nunca pode ser totalmente atingido, mas é algo que devemos trabalhar para tentar alcançar. O mesmo se aplica a sociedades, mais livres, justas, igualitárias, felizes... A utopia é o sonho que comanda a vida.
Podemos concordar que é um pequeno passo, mas é melhor do que os outros fora a Tesla estão a fazer. Mas não compreendo a tua reacção negativa com a estratégia da Nissan de aos poucos baixar o preço e aumentar a autonomia. Como disse, só compreendia se tivesses a tentar vender um carro usado. Se dissesses que era esse o caso, pronto, ficava esclarecido. No insideevs.com muita gente honestamente diz estar com reacções contraditórias, pois por um lado estão tristes por verem o carro actual desvalorizar, mas por outro felizes porque consideram um passo importante para a mobilidade eléctrica. Esta honestidade é de louvar.
Todas as criticas que faço tentam ser construtivas, se achas que não ganhas nada com elas, deixo de as fazer.
Voltando ao tema, estou bastante curioso sobre a configuração das células e na química usada na bateria de 30 KWh. Mantendo a mesma configuração de células umas em cima das outras e a química LMO é uma oportunidade perdida para melhorar significativamente a esperança de vida da bateria.
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Não sei que almoço foi esse, mas estares a propagar essas mentiras é que não...não é preciso andar a 30km/h para fazer 3,8l..Até te arranjo n exemplos de velocidades médias bem superiores e com consumos desses e melhores... O segredo está, tal como em qualquer carro (seja híbrido, seja normal, seja eléctrico) em antecipar em muito o que se vai fazer na condução: evitar acima de tudo travagens desnecessárias, acelerações à bruta e aproveitar em muito a morfologia do terreno e acima de tudo, cumprir os limites de velocidade...Orlando Escreveu: Qto à Toyota, estive num almoço há uns tempos do pessoal dos hibrídos que se gabavam de fazer 3,8l, mas andando a 30kmh...quando de repente um diz " Não sei como fazem, mas eu não consigo baixar dos 5,5l"...e fez-se luz...o homem descobriu a pólvora...
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Eu acho que há aqui um aspecto que falta discutir.
Se o Leaf 2016 com pack de 30kWh vai usar o mesmo form-factor da bateria actual isso pode abrir portas à troca do pack actual de 24 para 30kWh nos Mk2.
Outra questão, e corrijam-me se estiver errado, é que fiquei com ideia que a bateria de 30kWh só será opção nas versões mais caras, ficando as mais baratas com o pack actual de 24kWh.
Se o Leaf 2016 com pack de 30kWh vai usar o mesmo form-factor da bateria actual isso pode abrir portas à troca do pack actual de 24 para 30kWh nos Mk2.
Outra questão, e corrijam-me se estiver errado, é que fiquei com ideia que a bateria de 30kWh só será opção nas versões mais caras, ficando as mais baratas com o pack actual de 24kWh.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Não dá para saber a priori se a bateria de 30kW.h será compatível. Se tiver um número de células diferente, é para esquecer, pois obriga a um novo LBC. O passo lógico mantendo compatibilidade seria usar 3 células em paralelo em vez das 2 atuais, mas isso daria 36kW.h. Também é possível que usem novas células com mais capacidade, já da próxima geração.
Tenho algumas dúvidas que a bateria seja compatível com os mk1 e mesmo com os mk2 de 24kW.h. A não ser que lancem um update de firmware para o LBC, algo que não faz parte do modus operandi da Nissan (e de mais nenhuma marca exceto, claro, a Tesla). Talvez a única maneira seja trocar o pack e o LBC.
Seria uma prenda merecida para os pioneiros poder trocar um pack degradado por um de 30kW.h, mas confesso que estou pessimista nesse campo. Espero estar errado.,
Tenho algumas dúvidas que a bateria seja compatível com os mk1 e mesmo com os mk2 de 24kW.h. A não ser que lancem um update de firmware para o LBC, algo que não faz parte do modus operandi da Nissan (e de mais nenhuma marca exceto, claro, a Tesla). Talvez a única maneira seja trocar o pack e o LBC.
Seria uma prenda merecida para os pioneiros poder trocar um pack degradado por um de 30kW.h, mas confesso que estou pessimista nesse campo. Espero estar errado.,
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Suspeito que a bateria de 30 KWh terá a mesma quantidade de células, mas estas terão densidade energética superior.
As actuais células têm uma densidade energética de 157 wh/kg. A bateria tem no total 24 KWh de capacidade.
Se fizermos o exercício de actualização para células NMC, do tipo das que são usadas no Kia Soul EV obtemos os 30 KWh.
As células NMC da SK Innovation têm uma densidade energética de 200 wh/kg.
Ao mudar de células obtemos: 24 KWh x 200/157 = 30,6 KWh
Pode ser que a AESC já consiga fabricar células NMC. Era melhor do que a AESC fechar e a Nissan ter que recorrer a outro fabricante de células. Quantos mais fabricantes de células houver, melhor são os preços.
As actuais células têm uma densidade energética de 157 wh/kg. A bateria tem no total 24 KWh de capacidade.
Se fizermos o exercício de actualização para células NMC, do tipo das que são usadas no Kia Soul EV obtemos os 30 KWh.
As células NMC da SK Innovation têm uma densidade energética de 200 wh/kg.
Ao mudar de células obtemos: 24 KWh x 200/157 = 30,6 KWh
Pode ser que a AESC já consiga fabricar células NMC. Era melhor do que a AESC fechar e a Nissan ter que recorrer a outro fabricante de células. Quantos mais fabricantes de células houver, melhor são os preços.
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
E como alguém acha que eu não digo a verdade, se calhar estas imagens devem ser falsificadas:jfr2006 Escreveu:Não sei que almoço foi esse, mas estares a propagar essas mentiras é que não...não é preciso andar a 30km/h para fazer 3,8l..Até te arranjo n exemplos de velocidades médias bem superiores e com consumos desses e melhores... O segredo está, tal como em qualquer carro (seja híbrido, seja normal, seja eléctrico) em antecipar em muito o que se vai fazer na condução: evitar acima de tudo travagens desnecessárias, acelerações à bruta e aproveitar em muito a morfologia do terreno e acima de tudo, cumprir os limites de velocidade...Orlando Escreveu: Qto à Toyota, estive num almoço há uns tempos do pessoal dos hibrídos que se gabavam de fazer 3,8l, mas andando a 30kmh...quando de repente um diz " Não sei como fazem, mas eu não consigo baixar dos 5,5l"...e fez-se luz...o homem descobriu a pólvora...

(Velocidades médias de 62km/h e 51km/h devem ser a andar sempre a 30km/h...ou então foram descidas de 70 e 90 tal km cada)..
E forma feitas com o 3G do meu sogro...a minhas não vale a pena mostrar, porque como não tenho indicador de velocidade média no meu 2G, ainda vão dizer que andei a menos de 20km/h...