
http://www.abola.pt/motores/ver.aspx?id=260858Carregamentos mais baratos para eléctricosPor AutoFoco
Até Dezembro de 2012 um proprietário de um veículo eléctrico pagará em período de vazio (ou seja, das 24 às 6 horas da manhã) 0,03 euros por kWh para carregar a sua bateria. Se optar por carregar em período fora de vazio (6 às 24 horas) esse montante sobe para 0,07 euros e se escolher, ainda, o carregamento rápido o valor passa para 0,20 euros.
O Governo confirma, assim a decisão que já havia anunciado de regular, nos primeiros tempos, o preço da energia nos postos de carregamento para veículos eléctricos. A portaria n.º 180 publicada na passada segunda-feira define isso mesmo, o regime económico-financeiro da actividade de operação de pontos de carregamento. Falta agora a taxa máxima de serviço que os operadores poderão cobrar aos utilizadores da rede MOBI.E, cuja portaria deverá sair a muito breve trecho.
Mas se os serviços ainda não estão tabelados, já se sabe que «a ocupação de pontos de carregamento sem efectivo carregamento...» e por tempo excessivo, ou seja, «mais de 50% do tempo despendido para efeitos de carregamento a plena carga de baterias» ou «em alternativa, consoante a decisão do operador, a utilização do ponto de carregamento por mais de trinta minutos, no caso de pontos de carregamento normal e por mais de dez minutos, no caso de pontos de carregamento rápido», dará direito a penalização por ocupação indevida (valor ainda não definido).
Saiba mais pormenores na próxima edição escrita de AUTO FOCO. 10:57 - 03-05-2011