autonomia zoe

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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 17 jun 2015, 00:10

Aqui fica um tópico interessante do fórum francês sobre a perda de capacidade da bateria nos Zoe.

http://renault-zoe.forumpro.fr/t6397-sa ... e-batterie

Quem tem um Zoe pode fazer o teste num concessionário Renault ou usar o programa iCarSoft i907 com o OBD ligado.

Imagem

São 60.582 km feitos sem aparente perda de capacidade, normalíssimo numa bateria NMC.

O valor 8.065 Kwh deve significar a electricidade retirada da bateria e os 9.470 Kwh a electricidade usada para carregar a bateria. Isto significa uma eficiência de carregamento de aproximadamente 85%. Considerando que a bateria do Q210 tem 22 Kwh utilizáveis, significa que aos 8.065 Kwh retirados da bateria correspondem 366 ciclos completos de carga/descarga.

O carro também gastou da rede eléctrica em média 15,6 Kwh por cada 100 km feitos, para os mesmos 100 km foram em média retirados 13,3 Kwh da bateria.

Considerando um valor arredondado para cima de 0,20€ por cada Kwh, são 3,2€ gastos da tomada por cada 100 km. Nada mau.

No total, foram desperdiçados 1.405 Kwh pelo carregador, que correspondem a 281€.


O R240 terá melhores resultados com o seu motor/carregador mais eficiente.

Gostava de saber a eficiência do carregador interno do Leaf. Deve rondar os 90%.

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VETL
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Re: autonomia zoe

Mensagem por VETL » 17 jun 2015, 00:57

E a temperatura nessa química não faz mossa?
Há alguma comparação por exemplo com os das zonas quentes de Espanha?
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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 17 jun 2015, 01:34

Pelo que percebi o Zoe dele é de pelo menos maio de 2013.


Respondendo à minha questão:
Here are my charging measurements on the Leaf:

Charging using the original 120v EVSE: (112.5v recorded at EVSE input)

Standby Power: 4.9w
Charge Power in: 1.451kW
Power to Leaf Battery: 1.125kW
Total Power Lost: 326w
Total Charge Efficiency: 77.5%

These measurements are all using our Rev2 Upgraded EVSE:

120v: (112.6v recorded at EVSE input)
Standby Power: 1.7w
Charge Power in: 1.436kW
Power to Leaf Battery: 1.125kW
Total Power Lost: 311w
Total Charge Efficiency: 78.3%

240v: (239.8v recorded at EVSE input)
Standby Power: 3.4w
Charge Power in: 3.756kW
Power to Leaf Battery: 3.414kW
Total Power Lost: 342w
Total Charge Efficiency: 90.9%
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=31&t=8583

A eficiência do carregador do Leak mk1 é de 91%, penso que houve um aumento no mk2. Não me admirava se fosse de 95%.


O Brusa NLG513 tem uma eficiência de 93%.
Technical Characteristics:
Range input voltage 100-264 V
Max. input current 16 A
Range input frequency 48-62 Hz
Range charging voltage 200-520 V
Max. charging current 12.5 A
Efficiency 93%
Weight 6.2 kg
http://www.brusa.eu/en/products/energy/ ... ooled.html

No Brusa NLG664 usado como opção no Smart ED a eficiência é de 94%.
Technical Characteristics:
Input voltage range single-phase 200-250 V
Input voltage range three-phase 360-440 V
Max. input current three-phase (per Phase) 32 A
Input frequency (+/-1%) 50 Hz
Charging voltage single-phase NLG664 200-450 V
Charging voltage three-phase NLG664 310-430 V
Max. charging current 60 A
Efficiency three-phase >94%
Weight 12.0 kg
http://www.brusa.eu/en/products/energy/ ... arger.html


---

VETL, para além das NMC serem mais resistentes à temperatura, o Zoe tem arrefecimento activo da bateria. A temperatura tem uma influência mínima.

Eu só me preocuparia em evitar carregar frequentemente a bateria a mais de 80% e descarregar para valores abaixo dos 20%.

Dá uma olhadela às características técnicas da célula NMC do link abaixo. Se completamente descarregada mantém 80% da capacidade inicial após 4.000 ciclos de carga/descarga. Se só fizermos descargas de 80%, mantemos 80% da capacidade após 8.000 ciclos.

Ou seja, usar os 20% de bateria a mais duplicam a degradação.

http://www.xaltenergy.com/images/pdfs/d ... 5Ah_HE.pdf


No entanto, por segurança tanto no Leaf como no Zoe é impossível usar a bateria toda, mesmo que queiramos. O Leaf tem uma bateria de 24 Kwh, sendo 21 Kwh utilizáveis, ou seja, podemos usar no máximo 87,5% da bateria. No Zoe Q210, a bateria de 26 Kwh tem 22 Kwh utilizáveis, ou seja, 84,6%.

A bateria tem a sua resistência interna no máximo nos seus extremos. Quando se aproxima de estar completamente cheia ou completamente vazia. A resistência interna por si mesma, aumenta a temperatura das células que as degrada.

O ideal é ter o carro a descarregar de 80% a 20%. Não ter a bateria nos extremos da sua capacidade.

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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 17 jun 2015, 02:09

rdias Escreveu:o Q210 tem 26 kwh ? pensava ter 24 kwh... sendo 22 kwh utilizaveis.....

Sim, são 26 KWh. Toma lá informação confidencial. Faz download do pdf antes que desapareça :)
d. Batterie de traction
Caractéristiques de la batterie de traction
Tension 400 V
Intensité de courant 300 A
Capacité 26 kWh
Masse
290 Kg
Type de batterie Lithium-Ion
Dimensions (l*w*h) 1280 * 1630 *335

Página 9:

http://formation.sdis42.fr/spiral-files ... data=21909


Do R240 só sabemos que a bateria tem 23,3 Kwh utilizáveis, a capacidade total ainda não se sabe.

Eu evitava carregar até 100% e descarregar até 0%, isso é que aumenta a probabilidade de ter uma bateria desbalanceada. Carregar até 100% para balancear a bateria acaba por ter o efeito contrário. Os extremos são de evitar sempre que possível.

200.000 km é pouco. Mesmo com descargas de 100% eu espero no mínimo o dobro disso.

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Re: autonomia zoe

Mensagem por Orlando » 17 jun 2015, 08:16

Carregar até 100% para balancear a bateria acaba por ter o efeito contrário.
Porquê?
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Re: autonomia zoe

Mensagem por VETL » 17 jun 2015, 08:25

Orlando Escreveu:
Carregar até 100% para balancear a bateria acaba por ter o efeito contrário.
Porquê?
Eu concordo.
Não sei se se lembram quando o mjr explicou como conseguiu equilibrar duas células do pack do carro dele e dos métodos que seguiu.
Na mesma altura eu também andava intrigado pois a célula 32 do meu pack é mais preguiçosa e andava muitas vezes com o shunt ativo.
Com a história do mjr até fiz com a ajuda dele e do log, um gráfico comparando o comportamento da 32 com outra das mais altas durante um carregamento completo.
Nessa altura cheguei à conclusão que se carregasse apenas até ao intervalo entre os 4,0v e os 4,05v por célula (leitura em repouso), ele deixava a 32 em paz para efeitos de ter shunt ativo.
Eu não sabia porquê mas isso resultava.
Mais tarde, verifiquei que se forçasse segundo carregamento depois do carro ter terminado era fatal ter shunt activo na 32, apesar dela ser mais fraca.
A conclusão que tirei (e admito estar redondamente enganado pois eu não domino nada disto) é que por ser a célula mais fraca, terá mais resistência interna e isso faz com que, em estados de carga muito elevados, ela seja a primeira a subir mais a tensão quando submetida ao carregamento.
Por isso é que quando eu carregava sempre a 100% e principalmente quando forçava um segundo após terminar a carga e não saía logo com o carro, a 32 andava sempre com o shunt ativo. Isto porque ela, por ser mais fraca, elevava mais a tensão em resultado da sua resistência e por isso o LBC dava ordens para ela ser descarregada.
Faz sentido a ideia que construí na minha mente fruto destas observações?
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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 17 jun 2015, 13:13

Orlando Escreveu:
Carregar até 100% para balancear a bateria acaba por ter o efeito contrário.
Porquê?
Por causa do aumento da resistência interna das células que acontece nos extremos, quando a bateria está próxima de estar completamente cheia ou completamente vazia. A curto prazo até pode parecer boa ideia, mas a longo prazo estão a "matar" a bateria.

No Leaf o problema da resistência interna é ainda mais grave que nos outros carros eléctricos, pela química e disposição das células (umas em cima das outras).

Tentar bater recordes de autonomia descarregando a bateria até ao limite é igualmente má ideia.

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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 17 jun 2015, 14:03


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Re: autonomia zoe

Mensagem por BECOOL » 17 jun 2015, 14:38

Fica aqui mais uma prova do que já é possível fazer caso haja vontade para isso.

Um Mazda 5 de 7 lugares, convertido para eléctrico, com jantes como eu gosto e as minhas células favoritas da Xalt Energy (ex Dow Kokam).

Imagem

Imagem


Segundo o forococheselectricos a bateria é de 108 Kwh, mas no site oficial diz que é de 98 Kwh. A autonomia conseguida com uma carga foi de 825 km à velocidade média de 72 km/h.

Imagem


http://forococheselectricos.com/2015/06 ... carga.html

http://eauto.si/en/metron7-2/

Este Mazda 5 eléctrico seria o sonho de qualquer taxista :D

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Re: autonomia zoe

Mensagem por VETL » 17 jun 2015, 14:48

Tem algum esquema do posicionamento das células no ZOE, BE-COOL?
=> Automóvel Eléctrico
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