
Bateria: comprar ou alugar
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Bateria: comprar ou alugar
Errado....e não errado...incompleto.
As cargas rápidas DC tem controle activo de temperatura das baterias e não as deixam cozer (com Leaf).
Já em AC nem todos os carregadores o fazem...e carregam sem parar.
Já vi esta discussão no NE e houve quem respondesse bem mas não o perceberam.
CR com altas temperaturas isso sim são um misto perigoso...e se for até 100% e o carro ficar parado...é a morte.
As cargas rápidas DC tem controle activo de temperatura das baterias e não as deixam cozer (com Leaf).
Já em AC nem todos os carregadores o fazem...e carregam sem parar.
Já vi esta discussão no NE e houve quem respondesse bem mas não o perceberam.
CR com altas temperaturas isso sim são um misto perigoso...e se for até 100% e o carro ficar parado...é a morte.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Bateria: comprar ou alugar
Peço imensa desculpa jfr2006, mas a forma como colocou a questão deixava claro a forma como o interpelei.
Só o fiz para ficar bem vincado que uma coisa não tem a ver com a outra se não se falar na questão da temperatura. Isso parece-me estar mais que demonstrado.
Para responder melhor à questão que colocou, que tal começar por investigar a degradação dos Leaf's mk1 nos países nórdicos, mesmo aqueles que fazem muitas cargas rápidas?
Eu tenho muita curiosidade e a comunidade agradecia.
Só o fiz para ficar bem vincado que uma coisa não tem a ver com a outra se não se falar na questão da temperatura. Isso parece-me estar mais que demonstrado.
Para responder melhor à questão que colocou, que tal começar por investigar a degradação dos Leaf's mk1 nos países nórdicos, mesmo aqueles que fazem muitas cargas rápidas?
Eu tenho muita curiosidade e a comunidade agradecia.

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Bateria: comprar ou alugar
Pode alterar, mas para a maioria das pessoas uma bateria em casa é complicado se não for uma solução plug and play.VETL Escreveu:Então e se a todos esses dados juntares o facto de um dia poderes ficar com uma bateria por 1230€ para casa ou para vender não altera em nada essas contas?
Por outro lado alguns intervenientes neste tópico garantem que o custo das baterias vai descer, não é certo que se consiga ganhar dinheiro ao vender uma bateria de 1a geração.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria: comprar ou alugar
Conheces alguém que tenha trocado a bateria às suas custas (fora da garantia)?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Bateria: comprar ou alugar
O problema é que o aluguer não baixa durante o contrato...ou seja, hoje em dia começas a pagar um aluguer de 79€ que se mantém durante todo o contrato, enquanto que o preço da bateria vai baixarmjr Escreveu:Em princípio, com o abaixamento dos preços das baterias também o aluguer ficará mais barato. Não é uma comparação simples.

-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Bateria: comprar ou alugar
Não tens nada que pedir desculpa. Eu estou a partir do principio/ideia que as altas temperaturas são prejudiciais às baterias e que as cargas rápidas contribuem para um aumento da temperatura. Posso estar errado, mas tinha a ideia que um bom principio de procura por um leaf usado era verificar a quantidade de cargas rápidas a que tinha sido sujeito.VETL Escreveu:Peço imensa desculpa jfr2006, mas a forma como colocou a questão deixava claro a forma como o interpelei.
Só o fiz para ficar bem vincado que uma coisa não tem a ver com a outra se não se falar na questão da temperatura. Isso parece-me estar mais que demonstrado.
Para responder melhor à questão que colocou, que tal começar por investigar a degradação dos Leaf's mk1 nos países nórdicos, mesmo aqueles que fazem muitas cargas rápidas?
Eu tenho muita curiosidade e a comunidade agradecia.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Bateria: comprar ou alugar
E é.jfr2006 Escreveu:Não tens nada que pedir desculpa. Eu estou a partir do principio/ideia que as altas temperaturas são prejudiciais às baterias e que as cargas rápidas contribuem para um aumento da temperatura. Posso estar errado, mas tinha a ideia que um bom principio de procura por um leaf usado era verificar a quantidade de cargas rápidas a que tinha sido sujeito.VETL Escreveu:Peço imensa desculpa jfr2006, mas a forma como colocou a questão deixava claro a forma como o interpelei.
Só o fiz para ficar bem vincado que uma coisa não tem a ver com a outra se não se falar na questão da temperatura. Isso parece-me estar mais que demonstrado.
Para responder melhor à questão que colocou, que tal começar por investigar a degradação dos Leaf's mk1 nos países nórdicos, mesmo aqueles que fazem muitas cargas rápidas?
Eu tenho muita curiosidade e a comunidade agradecia.
Só intervi para clarificar que é a temp.ª e não a carga rápida em si. Achei importante apenas para que ninguém ficasse a pensar apenas na carga rápida.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria: comprar ou alugar
...até porque podem ser cargas rápidas de 5 minutos ou menos. Bem mais de metade das CR do meu Leaf são extremamente curtas, só para ter carga até ao próximo destino onde posso carregar com tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Bateria: comprar ou alugar
Ok..eu quando falava em cargas rápidas estava a considerar cargas até aos 80% 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Bateria: comprar ou alugar
100% é bem piorjfr2006 Escreveu:Ok..eu quando falava em cargas rápidas estava a considerar cargas até aos 80%
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh