Pelo que percebi o Zoe dele é de pelo menos maio de 2013.
Respondendo à minha questão:
Here are my charging measurements on the Leaf:
Charging using the original 120v EVSE: (112.5v recorded at EVSE input)
Standby Power: 4.9w
Charge Power in: 1.451kW
Power to Leaf Battery: 1.125kW
Total Power Lost: 326w
Total Charge Efficiency: 77.5%
These measurements are all using our Rev2 Upgraded EVSE:
120v: (112.6v recorded at EVSE input)
Standby Power: 1.7w
Charge Power in: 1.436kW
Power to Leaf Battery: 1.125kW
Total Power Lost: 311w
Total Charge Efficiency: 78.3%
240v: (239.8v recorded at EVSE input)
Standby Power: 3.4w
Charge Power in: 3.756kW
Power to Leaf Battery: 3.414kW
Total Power Lost: 342w
Total Charge Efficiency: 90.9%
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=31&t=8583
A eficiência do carregador do Leak mk1 é de 91%, penso que houve um aumento no mk2. Não me admirava se fosse de 95%.
O Brusa NLG513 tem uma eficiência de 93%.
Technical Characteristics:
Range input voltage 100-264 V
Max. input current 16 A
Range input frequency 48-62 Hz
Range charging voltage 200-520 V
Max. charging current 12.5 A
Efficiency 93%
Weight 6.2 kg
http://www.brusa.eu/en/products/energy/ ... ooled.html
No Brusa NLG664 usado como opção no Smart ED a eficiência é de 94%.
Technical Characteristics:
Input voltage range single-phase 200-250 V
Input voltage range three-phase 360-440 V
Max. input current three-phase (per Phase) 32 A
Input frequency (+/-1%) 50 Hz
Charging voltage single-phase NLG664 200-450 V
Charging voltage three-phase NLG664 310-430 V
Max. charging current 60 A
Efficiency three-phase >94%
Weight 12.0 kg
http://www.brusa.eu/en/products/energy/ ... arger.html
---
VETL, para além das NMC serem mais resistentes à temperatura, o Zoe tem arrefecimento activo da bateria. A temperatura tem uma influência mínima.
Eu só me preocuparia em evitar carregar frequentemente a bateria a mais de 80% e descarregar para valores abaixo dos 20%.
Dá uma olhadela às características técnicas da célula NMC do link abaixo. Se completamente descarregada mantém 80% da capacidade inicial após 4.000 ciclos de carga/descarga. Se só fizermos descargas de 80%, mantemos 80% da capacidade após 8.000 ciclos.
Ou seja, usar os 20% de bateria a mais duplicam a degradação.
http://www.xaltenergy.com/images/pdfs/d ... 5Ah_HE.pdf
No entanto, por segurança tanto no Leaf como no Zoe é impossível usar a bateria toda, mesmo que queiramos. O Leaf tem uma bateria de 24 Kwh, sendo 21 Kwh utilizáveis, ou seja, podemos usar no máximo 87,5% da bateria. No Zoe Q210, a bateria de 26 Kwh tem 22 Kwh utilizáveis, ou seja, 84,6%.
A bateria tem a sua resistência interna no máximo nos seus extremos. Quando se aproxima de estar completamente cheia ou completamente vazia. A resistência interna por si mesma, aumenta a temperatura das células que as degrada.
O ideal é ter o carro a descarregar de 80% a 20%. Não ter a bateria nos extremos da sua capacidade.