Postos de carga rápida
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Re: Postos de carga rápida
Em Portugal, na Mobie.e, segundo o decreto lei que regula a mobilidade eléctrica paga-se a energia (kWh).
Por abastecimento devia até ser ilegal! Estão a imaginar uma estação de serviço a cobrar o gasóleo com uma taxa fixa por abastecimento?
Ia lá um Smart, pagava o mesmo que um camião.
Isto é de loucos!
Na mobilidade eléctrica acontece o mesmo entre um Smart ED e um Model S.
Por abastecimento devia até ser ilegal! Estão a imaginar uma estação de serviço a cobrar o gasóleo com uma taxa fixa por abastecimento?
Ia lá um Smart, pagava o mesmo que um camião.
Isto é de loucos!
Na mobilidade eléctrica acontece o mesmo entre um Smart ED e um Model S.
-
- Registado: 17 jun 2015, 14:32
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Isso em Maiorca é mesmo feitovpara o negócio do aluguer de carros, as empresas passam a alugar só carros eléctricos com cartões associados aos carros. Assim os turistas andam pela ilha descansados.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Não digas isso.rdias Escreveu:Já agora vejam isto :
http://www.ibil.es
Não vão descobrir preço por kwh, mas já alguém se deu a trabalho de investigar e com preço de compra do cartão e descontos dá 0.383 € kwh , num PCR da IBIL.
Este assunto foi discutido no face e há quem ache justo, que é o mercado a funcionar.
Com estes preços vai matar-se a mobilidade eléctrica.
Eu tenho a prática de VE e posso te garantir que teria pago bem esses 0.383 em determinadas viagens muito especificas...de resto nunca precisei...mesmo quando fiz os meus 15000km em 4 meses só fiz 2 meias CR, porém na realida só precisei mesmo de uma.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Registado: 17 jun 2015, 14:32
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
É isso que eu acho, não tenho VE, mas não acho caro pois so usaria os pcr em raras ocasiões, nas outras carrego em casa que posso tornar muito mais barato.
Mas em Portugal é possível ter cargas rápidas sem qq custo, basta que para isso o pessoal dos VE quisesse colaborar e as marcas de VE até estivessem interessadas...
Basta termos apenas um pouco de criatividade...
É isso que tenho estado à procura com todos os parceiros com que temos falado.
Temos todos a ganhar e não imputamos custos aos users dos VE.
É possível. Basta colaboração entre todos...
... mas temos de prescindir dos lucros chorudos!
Basta termos apenas um pouco de criatividade...
É isso que tenho estado à procura com todos os parceiros com que temos falado.
Temos todos a ganhar e não imputamos custos aos users dos VE.
É possível. Basta colaboração entre todos...
... mas temos de prescindir dos lucros chorudos!
-
- Proprietário Ion
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Atencao, se eu carregar o carro durante o dia em minha casa (tenho bi-horario) pago cerca de 0.20Kwh com iva incluido... 0.38€ não é assim nenhuma loucura para quem precise de rapidamente fazer +100/150kmrdias Escreveu:Já agora vejam isto :
http://www.ibil.es
Não vão descobrir preço por kwh, mas já alguém se deu a trabalho de investigar e com preço de compra do cartão e descontos dá 0.383 € kwh , num PCR da IBIL.
Este assunto foi discutido no face e há quem ache justo, que é o mercado a funcionar.
Com estes preços vai matar-se a mobilidade eléctrica.
Continuo a dizer, é preferivel PCR mal localizados e caros do que nao haver PCR. Cabe aos users fazer forca para melhorar a localicaçao e o preço dos mesmos!!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Um posto rápido custa uns bons milhares de Euros.
Se o investimento não é pago a médio prazo ninguém vai querer ficar com nenhum na sua responsabilidade. Acredito que a manutenção tenha de ser periódica e com custos ainda altos. Se somar-mos o preço da potência contratada e a electricidade (kW mais caro devido à elevada potência contratada) como se obtém o dinheiro para pagar todos os custos? A utilização vai ser sempre residual.
Outra leitura que fiz num post anterior referia-se ao custo por utilizacao e não ao custo do consumo. Se os postos rápidos vão ficar limitados por tempo (30 min) ou 80% de carga como é que um tesla carrega mais que um Leaf?
Quem usa atualmente um VE sabe de forma aproximada fazer o custo da carga sem medidor, só precisa de saber o tempo de carga e a velocidade de carregamento (cabo usado) para saber o consumo.
Exemplo: se carrego o carro a 16A durante uma hora já sei quanto vai carregar...
Se o investimento não é pago a médio prazo ninguém vai querer ficar com nenhum na sua responsabilidade. Acredito que a manutenção tenha de ser periódica e com custos ainda altos. Se somar-mos o preço da potência contratada e a electricidade (kW mais caro devido à elevada potência contratada) como se obtém o dinheiro para pagar todos os custos? A utilização vai ser sempre residual.
Outra leitura que fiz num post anterior referia-se ao custo por utilizacao e não ao custo do consumo. Se os postos rápidos vão ficar limitados por tempo (30 min) ou 80% de carga como é que um tesla carrega mais que um Leaf?
Quem usa atualmente um VE sabe de forma aproximada fazer o custo da carga sem medidor, só precisa de saber o tempo de carga e a velocidade de carregamento (cabo usado) para saber o consumo.
Exemplo: se carrego o carro a 16A durante uma hora já sei quanto vai carregar...
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Sabe mais ou menos. depende do local pode carregar a 3kw/h ou a 3.7kw/h como no Mobi.e. Há sempre perdas dependendo do material usado....galt Escreveu:Exemplo: se carrego o carro a 16A durante uma hora já sei quanto vai carregar...
-
- Registado: 21 jun 2015, 22:34
- Data de fabrico: 13 fev 2014
Neste momento está um camião com grua a descarregar o PCR novo em Aveiras no sentido S/N, vamos ver quando fica em funcionamento. Avistei do sentido oposto. ☺
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
Já me dava jeito para dia 13 à noite...chegachaves Escreveu:Neste momento está um camião com grua a descarregar o PCR novo em Aveiras no sentido S/N, vamos ver quando fica em funcionamento. Avistei do sentido oposto. ☺
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.