
Diario de Bordo - ICEM4N - ION
- mjr
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Acho que a diferença é maior, nas mesmas condições... especialmente a velocidades mais elevadas.
Em relação à degradação não sei se será bem assim. Eu tenho 97000km, 50 meses e 24% de degradação. Ainda há poucos dias fiz 120km com CC a 80km/h na AE e ainda tinha bateria para mais 15-20km. Acho que o Malm com mais ou menos o mesmo tempo e menos km tem uma degradação igual...
Isto claro, se não for a versão do iMiEV com células SCiB, porque nesse caso a degradação no eMiEV é diminuta. Mas acho que foi uma série pequena de iMiEVs com essas baterias, pois são bem mais caras...
Em relação à degradação não sei se será bem assim. Eu tenho 97000km, 50 meses e 24% de degradação. Ainda há poucos dias fiz 120km com CC a 80km/h na AE e ainda tinha bateria para mais 15-20km. Acho que o Malm com mais ou menos o mesmo tempo e menos km tem uma degradação igual...
Isto claro, se não for a versão do iMiEV com células SCiB, porque nesse caso a degradação no eMiEV é diminuta. Mas acho que foi uma série pequena de iMiEVs com essas baterias, pois são bem mais caras...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- rnlcarlov
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
O Malm tem o factor agravado de ter dado "muito" cabo da bateria nos primeiros anos, antes do truque do AC ser descoberto. Um utilizador prevenido pode diminuir muito a degradação face ao que o Malm experienciou.
- Malm
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Sim, andaram bem quentinhas durante algum tempo em 2012 e 2013. Agora, a coisa está muito mais controlada. Considerando 48 Ah novo, de 4/2011 a 3/2014 desceu para 36,4 Ah, ou seja, perda de 24,2% da capacidade, dá perda de 8% ao ano. Mas de 3/2011 a 6/2015 desceu para 35 Ah, ou seja, perda de 27,1% da capacidade, dá perda de 6,3% ao ano (relembro que ao contrário dos Leaf, uma perda de 27,1% de capacidade não equivale a uma perda de 27,1% de autonomia, dado que em novo o carro para com 3,6 V nas células. Equivale para aí a uma perda de 20%). Estou convencido que desde setembro de 2013 consegui diminuir a velocidade de degradação para menos de metade. Com a utilização do CaniOn também se tornou muito mais fácil acompanhar o evolução do estado da bateria, e a perda neste dois últimos anos é de facto quase impercetível. Eu diria que em termos de perda de autonomia, nos últimos dois anos, a perda é 0. Deve chegar é aos 0,0% com voltagens já a tocar nos 2,75 V, enquanto que em março de 2013 a mais fraca estaria a rondar os 3,4 V.rnlcarlov Escreveu:O Malm tem o factor agravado de ter dado "muito" cabo da bateria nos primeiros anos, antes do truque do AC ser descoberto. Um utilizador prevenido pode diminuir muito a degradação face ao que o Malm experienciou.
A diferença de autonomia entre o Leaf e os i-MiEV depende também do trajeto e da velocidade. Em autoestrada, a velocidades de 90 km/h, acho que a diferença é superior a 20 km. Já em estradas com muitos altos e baixos, curvas frequentes, a diferença de autonomia reduz-se.
Se tudo correr como estou a idealizar, em março vou ter novamente o valor de capacidade restante. Acredito que o valor será muito próximo de 34 Ah, o que me permitirá baixar a taxa de degradação para baixo dos 6% ao ano. O CaniOn parece indicar que assim vai ser, com as barras a continuar a valer o mesmo em energia do que valiam em 2013, e com a possibilidade de chegar aos 0,0% de SoC ou muito, muito próximo disso.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Tal como o meu Leaf... Nos dois primeiros anos passou o Verão a carregar durante a noite numa garagem a 24C, o que significa que saía de manhã com pelo menos 28C na bateria e provavelmente chegava ao fim do dia acima dos 30C. Nunca via as 5 barras de temperatura durante 4 meses do ano. Mesmo no Inverno, só vi 4 barras de temperatura mais de 2 anos depois de ter o carro.rnlcarlov Escreveu:O Malm tem o factor agravado de ter dado "muito" cabo da bateria nos primeiros anos, antes do truque do AC ser descoberto. Um utilizador prevenido pode diminuir muito a degradação face ao que o Malm experienciou.
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Malm hoje vi o carro a carregar dos 50% aos 55% e carregou 655wh
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Mais do que eu estava à espera. Ótimo. O meu só carrega uns 545 Wh. São menos 17%. Devo ter menos 17% de autonomia que tu.
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Ainda bem, fico satisfeito desta forma e assim acredito cada vez mais que foi uma compra excepcional.Malm Escreveu:Mais do que eu estava à espera. Ótimo. O meu só carrega uns 545 Wh. São menos 17%. Devo ter menos 17% de autonomia que tu.
Aproveitando essa boa noticia, ontem o Ion fez 1 mes na minhas maos e terminou o 1º mes com 3050km!! Nada mau.
Desde que tenho o canion nunca tive o pack a mais de 30graus sendo que a média dos dias ronda os 24º, só por 2 vezes as celulas chegaram aos 31º e foi no fim de um carregamento, que ao ligar o ac depois de carregar baixaram de imediato.
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Não percebi muito bem o que é isso.
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
É a possibilidade de trocar a consola de origem, para colocar um auto râdio diferente.