
Diário de Bordo Leaf - VETL
- mjr
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu da primeira e das últimas vezes também medi a energia desde o ponto em que o contactor da bateria abre.
Eu confiava mais no primeiro contador. 20,9/25 = 0,836. Mesmo assim, bem melhor do que aquilo que o LBC pensa ser a capacidade. Disseste que descarregaste a bateria de 12V? Se assim foi ele durante a carga da bateria de tração também vai carregar a bateria de 12V. 12V*40Ah = 0.48kW.h, fora as perdas na carga, que numa bateria de chumbo são elevadas (20-30%).
Para confirmar que o contador está a medir bem, eu colocava o carro a carregar durante uma hora exata a partir de um SOC menor que 60% (para nunca baixar o ritmo de carga) e media a tensão com um multímetro calibrado numa tomada próxima durante a carga, de preferência na mesma fase. Como o fator de potência do carregador do Leaf é 100%, basta multiplicar a tensão medida por 16A e confirmar que dá o mesmo valor numa hora de carga. Já calibrei o meu contador assim.
Eu confiava mais no primeiro contador. 20,9/25 = 0,836. Mesmo assim, bem melhor do que aquilo que o LBC pensa ser a capacidade. Disseste que descarregaste a bateria de 12V? Se assim foi ele durante a carga da bateria de tração também vai carregar a bateria de 12V. 12V*40Ah = 0.48kW.h, fora as perdas na carga, que numa bateria de chumbo são elevadas (20-30%).
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Mesmo assim dá algo mais que 80% de capacidade.
Com o tratamento e os km que lhe tenho dado, esperava menos.
O contador deve ter um erro não desprezível.
Com o tratamento e os km que lhe tenho dado, esperava menos.
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Na realidade o fator de potência do carregador está lá perto mas não é 100%mjr Escreveu:Eu da primeira e das últimas vezes também medi a energia desde o ponto em que o contactor da bateria abre.
Eu confiava mais no primeiro contador. 20,9/25 = 0,836. Mesmo assim, bem melhor do que aquilo que o LBC pensa ser a capacidade. Disseste que descarregaste a bateria de 12V? Se assim foi ele durante a carga da bateria de tração também vai carregar a bateria de 12V. 12V*40Ah = 0.48kW.h, fora as perdas na carga, que numa bateria de chumbo são elevadas (20-30%).
Para confirmar que o contador está a medir bem, eu colocava o carro a carregar durante uma hora exata a partir de um SOC menor que 60% (para nunca baixar o ritmo de carga) e media a tensão com um multímetro calibrado numa tomada próxima durante a carga, de preferência na mesma fase. Como o fator de potência do carregador do Leaf é 100%, basta multiplicar a tensão medida por 16A e confirmar que dá o mesmo valor numa hora de carga. Já calibrei o meu contador assim.
O meu analizador, embora possa não ser muito exato, mede um fator de potência entre 0,98 e 0,99 nesta fase do carregamento. Na minha opinião, e aberto a outras opiniões, penso que considerando 98,5% estaremos perto da realidade.
- mjr
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Penso que só com aparelhagem muito sensível é que se poderia ter um valor 100% correto. No MNL há este tópico:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... b6dd37e3c1
Tinha retido (desde há 3 anos!) o valor de "0.99 or better"e por isso é que para simplificar indiquei 100%.
O facto é que com o meu contador, multiplicar 16A (assumidos como exatos) por 240V (medidos com Fluke 179 calibrado) dava exatamente o valor que ele indicava carregar numa hora.
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... b6dd37e3c1
Código: Selecionar todos
The Power factor varies but is almost always above .96 and usually .99 or better.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Parabéns pelo centenário do teu DB VETL.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Filipe
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Ah Malm, tiraste-me as palavras da boca, pelos parabéns do 1º Centenário deste Diário de Bordo Leaf - VETL, que qualquer dia
te irá ultrapassar.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Obrigado aos dois!
Por mais post's que cá tenha qualquer DB, o do Malm é inultrapassável...

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
A diferença pode ter sido atenuada pelo valor da corrente. Com baixos valores de SOC e dependendo da temperatura, o carro puxa mais que 16A, tem períodos de 16.3, 16,4 e até 16,5A.mjr Escreveu:Penso que só com aparelhagem muito sensível é que se poderia ter um valor 100% correto. No MNL há este tópico:
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O facto é que com o meu contador, multiplicar 16A (assumidos como exatos) por 240V (medidos com Fluke 179 calibrado) dava exatamente o valor que ele indicava carregar numa hora.
e assim, 230 x 16 = 3680W deu-te um resultado equivalente a 230 x 16,3 x 0,985 = 3692W
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu meço o fator de potencia na minha casa e de cada vez que o leaf está a carregar o valor estabiliza na unidade.
Na fase final parece degradar um pouco, mas nao consigo quantificar porque há outros consumos envolvidos
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- VETL
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
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