FullElectric Escreveu:21,8 kWh úteis!!
Muito bom
Só faltou o teste da tomada
Obrigado FullEletric!;-)
Embora ainda não tenha feito um teste de tomada a partir da tartaruga, já fiz um, há 3 semanas, quando ainda não tinha OBCD2, desde o aviso de bateria muito baixa, 7% reportado pelo LBC, situação de partida semelhante à que reportam os mais recentes gráficos do LS, com 22 GIDS, e que aqui coloquei. Nessa altura, registei (está num post anterior):
Início teste : 7%, 5 barras temperatura
Carga admitida: 22.5Kwh , em 11h , a +/- 2280 w , ESVE 10A
Concertando as duas leituras, julgo não estar muito errado se admitir que a bateria me disponibiliza, neste momento,
entre 21.8 e 22.5 Kwh!;-)
A menos que seja forçado a levar a bateria à tartaruga em alguma viagem, não irei fazer o teste da tomada nessas condições. Embora tenha já a certeza que o LBC faz um excelente trabalho, diz-me a minha experiência acumulada com Lipo´s que o assassino nº1 dessas baterias é a descarga profunda e, logo a seguir, a temperatura, sendo que estas duas variáveis estão intimamente correlacionadas. Sigo nelas uma regra conhecida na comunidade dos seus utilizadores e que é
evitar retirar mais do que 80% da capacidade da bateria. Esses 80%, na atualidade do meu Leaf, corresponderão a
+/- 17Kwh (22*0,8). Já confirmei com o LS que, tal como nas Lipo a que estou habituado, os elementos individuais da bateria do Leaf debitam esses 80% quando a voltagem, que começou à volta dos 4,11v, fica a oscilar entre os
3,72 e os 3,78 v, em repouso. Abaixo desses valores, a temperatura sobe significativamente e, na minha experiência, por ter uma vez levado alguns elementos de uma bateria 10S1P abaixo dos 2.5 v, tive um incêndio de um helicóptero radiocontrolado em pleno voo...
Desde essa altura que passei a trocar mais segurança e longevidade das baterias por alguma imprecisão na estimativa da sua capacidade ou degradação, se preferirmos! Passei a contentar-me com intervalos de valores de capacidades, em vez de valores precisos !;-)