Apresentações

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3091
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Apresentações

Mensagem por Filipe » 13 jun 2011, 23:50

À valente PIONEIRO. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Apresentações

Mensagem por Essiemme » 14 jun 2011, 09:50

victormcpinto Escreveu:Os testes e relatos que vão sendo publicados, sugerem-me uma apreciação muito pessoal. Façam o favor de discordar em absoluto comigo. Sairei enriquecido.
A Nissan, umas vezes de uma forma mais ou menos disfarçada, outras vezes de forma bem explícita, chama a atenção para diversos aspectos que se prendem com a autonomia e com as características do carro, sugerindo até " vejam se é este o carro que lhe convém". Não é legítimo exigir aquilo que ele não pode dar, até porque não terá sido pensado para tal. Para além de um automóvel "simpático", considero-o um excelente brinquedo tecnológico, capaz de satisfazer plenamente quando "bem utilizado", que estará desactualizado dentro de poucos anos e a necessitar de um upgrade (baterias) mas, mesmo assim, foi com esses pressupostos que o adquiri. Espero que esse upgrade seja possível, por valores comportáveis, de forma a prolongar-lhe a vida por 10/12 anos.
90 a 95% das viagens diárias que com ele farei terão distancias compreendidas entre 80 e 90 km. Não haverá stress nos primeiros anos de vida. As outras situações, servirão para testar, estudar, stressar e divertir.
Tudo isto me faz lembrar o percurso que fiz com o "spectrum", o processado 86, 286, 386sx, 486, Pentium....sei lá que mais, até ao iPhone/iPad. Vou iniciar agora uma nova fase, mas nos carros. O que não devo é ter tempo....
Eu ainda "apanhei" uma fase anterior ao Spectrum... foi a do ZX-81 da Sinclair.

Foi comprado em KIT, montado pelo meu irmão e comecei então a explorar a programação em Basic nesta máquina... deveria ter praí uns 10 anitos de idade!
:D

Pronto... já me revelei... sou um apaixonado pela tecnologia, sim... :ugeek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

fma
Mensagens: 83
Registado: 18 jul 2011, 20:53

Re: Apresentações

Mensagem por fma » 22 jul 2011, 20:14

Tenho um PRIUS, e 65 anos. O meu interesse pelo leaf, levou - me à Nissan. O vendedor que me atendeu, não me deu informações, mas pediu-me os meus conctatos. Até hoje nada!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentações

Mensagem por mjr » 22 jul 2011, 20:37

fma Escreveu:Tenho um PRIUS, e 65 anos. O meu interesse pelo leaf, levou - me à Nissan. O vendedor que me atendeu, não me deu informações, mas pediu-me os meus conctatos. Até hoje nada!
Olá fma, antes de mais bem-vindo ao fórum!

Quando é que foi isso? Até há pouco tempo a única maneira de adquirir o LEAF era através do site da Nissan fazendo uma pré-reserva. Só muito recentemente é que é possível ir aos concessionários encomendar o carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Apresentações

Mensagem por Seal » 22 jul 2011, 23:23

Não é o 1º a queixar-se do atendimento. Eu não o sei informar do melhor local/stand para ir, mas os outros membros vão ajudá-lo. ;)

Bem vindo.
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Apresentações

Mensagem por ruimegas » 23 jul 2011, 19:46

Bem vindo fma.

Está à vontade para colocar as tuas questões e dúvidas sobre o Nissan Leaf.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

fma
Mensagens: 83
Registado: 18 jul 2011, 20:53

Re: Apresentações

Mensagem por fma » 29 jul 2011, 20:30

Tenho um PRIUS, e 65 anos. O meu interesse pelo leaf, levou - me à Nissan. O vendedor que me atendeu, não me deu informações, mas pediu-me os meus conctatos. Até hoje nada!

Foi no dia 11/07, e não houve nenhum contacto até hoje 29/07.
Tenho andado na net a ler tudo o que encontro sobre o leaf. Estou cheio de dúvidas! Principalmente sobre as diferentes maneiras de carregamento. Há alguma confusão entre potências , tensões, e intensidades de correntes na net sobre o leaf.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentações

Mensagem por mjr » 29 jul 2011, 23:05

Olá fma, vou tentar explicar como se processa o carregamento.

Para carregar o LEAF é necessário ter um equipamento chamado EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment), que não é mais que um equipamento que indica ao carregador a bordo do LEAF qual a corrente máxima que pode puxar (até ao limite de 16A do carregador interno do LEAF), além de algumas questões de segurança da carga. Os LEAFs até agora entregues vêm todos com um EVSE portátil de 16A com ficha CEE industrial azul, cuja função oficial é para carregar na rede pública de carregadores, mas que também pode ser utilizado em casa para carregar, desde que o circuito eléctrico aguente e tenha uma tomada CEE azul. Desta maneira o LEAF pode ser carregado em 7 horas se completamente descarregado.

Há ainda um EVSE portátil de 10A (penso que ainda não está disponível) com ficha Schuko, que pode ser ligado a uma tomada normal, pois 10A é uma corrente bastante comum em equipamentos caseiros (aquecedores, máquinas de lavar loiça, fornos, etc). Não vou aqui discutir o facto de a maioria das tomadas schuko serem especificadas para 16A. O objectivo deste EVSE de 10A é poder ser utilizado para carregar quando fora de casa, como em casa dos sogros, dos filhos, em hotéis, etc. Com este cabo a carga demora umas 12 horas se completamente descarregado.

Finalmente, há os EVSE fixos de 16A da Efacec que fazem o mesmo que o EVSE portátil de 16A, mas que ficam fixos no ponto de carga (garagem, normalmente). Esta é a solução recomendada pela Nissan, pela garantia de que a instalação eléctrica não terá problemas com a carga de 16A, pois esta é feita por técnicos credenciados (estou aqui a reproduzir o que me disseram da Nissan).

Eu no meu caso estou a utilizar o EVSE portátil de 16A fornecido com o carro para carregar o LEAF numa instalação supervisionada por mim.

O problema é que parece que vão deixar de fornecer o EVSE portátil com o carro, pois os postos públicos vão passar a incorporar um EVSE, sendo apenas necessário um cabo simples a ligar o carro ao equipamento de carga, cabo este que será fornecido com os LEAFs. Quando assim for, haverá duas soluções:

- adquirir à Nissan um EVSE portátil de 10A ou 16A
- Instalar uma EVSE fixo da Efacec (ou outro que entretanto apareça)

Espero ter ajudado e está à vontade para expor as dúvidas que ainda tenhas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Apresentações

Mensagem por ruimegas » 30 jul 2011, 12:16

Em complemento à fantástica explicação do mjr :D aproveito para acrescentar que existe ainda uma outra forma de carregar o LEAF através da porta de carregamento rápido existente no Leaf que através dela pode carregar em 28 minutos 80% da carga do carro mas que neste momento só existem 3 ou 4 em todo o País, normalmente em postos da GALP em Auto-Estradas para possibilitar viagens mais longas em tempo útil. Prevê-se a instalação de 50 desses postos.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Apresentações

Mensagem por Essiemme » 30 jul 2011, 14:27

Estou curioso, se o Leaf vai deixar de trazer o EVSE incluído, o preço vai baixar no valor equivalente a esse componente ?

É que, a meu ver, me parece ser muito chato "empurrar" os clientes para a solução EFACEC, para que possam carregar em casa...

De certeza que vai deixar de incluir o cabo ?!?!?

...ou será pressão para a malta ir a correr comprar já ??? (pouco provável, pois a Nissan não dá conta das encomendas...)

:shock:

:cry: :roll:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Apresentações”