Diário de Bordo - RJSC

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por VETL »

FullElectric Escreveu:
VETL Escreveu: 2ª. questão:
O fulleletric acho que queria saber quantos GID's reporta o LeafSpy...
Era isso mesmo, a pergunta é que não foi bem feita
Obrigado VETL :D
Não é que eu não queira saber. Mas aproveitei a deixa... :lol: :lol: 8-)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC »

Eu também desconfiei mas... Os GIDs são uma unidade arbitrária de energia utilizada só nos Leafs e eNV200 e não uma unidade universal, tenho uma certa alergia mental a coisas proprietárias/"não standard" e nunca lhes liguei...
Particularidades desta estranha criatura (já parece um discurso do malm :lol: )

Como tal não registei...
"Pelo bem da ciência" vou então fazer mais uma maldadezita ao pack e mudar o modo de carga de 80% para 100% para amanhã.
Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 10:34
Data de Aquisicao: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por pnunes »

RJSC Escreveu: "Pelo bem da ciência" vou então fazer mais uma maldadezita ao pack e mudar o modo de carga de 80% para 100% para amanhã.
Mas espera aí! Também és dos que pensa que a carregar a 80% e melhor que carregar a 100%?
Isto deixa me bastante confuso!!!
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC »

Segundo o que pude ler até hoje manter o pack entre 30% e 80% aumenta a vida útil da bateria.
Alguns computadores portáteis têm um modo de 80% de carga e até os Teslas para carregar a 100% têm um modo de "Max Range".
Na folha que me entregaram na revisão da Nissan um dos pontos avaliados no tratamento da bateria era o tempo passado em estados de carga elevados.
Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 10:34
Data de Aquisicao: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por pnunes »

RJSC Escreveu:Segundo o que pude ler até hoje manter o pack entre 30% e 80% aumenta a vida útil da bateria.
Alguns computadores portáteis têm um modo de 80% de carga e até os Teslas para carregar a 100% têm um modo de "Max Range".
Na folha que me entregaram na revisão da Nissan um dos pontos avaliados no tratamento da bateria era o tempo passado em estados de carga elevados.
Não sei q te diga!!
Podia se abrir um topico com uma votação/estatistica em que os utilizadores clicavam no regime em q carregavam, daqui a uns tempos ou até mesmo agora daria para começar a perceber na realidade os resultados desses regimes de carga...
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por mjr »

Há outra razão para carregar a 80%, para quem não precisa da autonomia. Chama-se regen.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC »

E eu saio de casa a descer, dá jeito.
A carga completa reportou 230 GIDs.
Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 18:16
Data de Aquisicao: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por galt »

Da pouca experiência que tenho com Leaf a temperatura é o maior inimigo da longevidade.
As baterias no nível de carga a 100% estão poucas horas (final do carregamento até sair de manhã).

Como o meu Leaf "dorme" numa garagem com temperatura que ronda os 20ºC (esta semana) a temperatura não baixa o desejado, apenas durante o dia nos dias frescos.

Um dos leafs que levou uma bateria nova à uns meses ao abrigo da garantia foi precisamente devido às temperaturas altas permanentes existente na garagem.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Orlando »

Temperatura é veneno... Cargas rápidas não.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 18:39
Data de Aquisicao: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por FullElectric »

RJSC Escreveu:E eu saio de casa a descer, dá jeito.
A carga completa reportou 230 GIDs.
Certo. Este valor está em linha com os 84% SOH. Os 22,5 kWh da tomada é que não estão na mesma linha
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”