Mensagem
por Malm » 13 mar 2016, 20:07
67,6% pelas suas contas (33,8/50). Pelas minhas (33,8/48) são 70,42%. Interessante é verificar que a nova aplicação EvBatMon que eu tive a oportunidade de utilizar hoje, com sucesso, pela primeira vez, dá exatamente o valor de 70,42% no parâmetro Battery Condition. Resta saber se o valor é reportado pelo carro ou obtido por cálculo a partir da aplicação (o que quereria dizer que o autor da aplicação também considera 48 Ah).
Mas como já escrevi, também não é por aqui que o gato vai às filhoses. Mesmo considerando os 48 iniciais em vez dos 50, a perda foi bem superior à esperada. No entanto, volto a referir que se a capacidade caiu 30%, a autonomia caiu bastante menos. Parece um paradoxo, mas é a realidade. Sem dúvida que faço hoje a viagem Aveiro-Tábua de forma mais relaxada do que fazia há 4 anos. Chego, talvez, com duas barras a menos (ou seja, 10% a menos), que são compensados pela experiência e pela utilização do CaniOn.
Vou fazer em breve uma exposição à Mitsubishi sobre o meu caso, e até já recolhi os dados que demonstram claramente a perda de capacidade substancial que registo. Mas na verdade a que trago chega perfeitamente para as minhas necessidades, e não tenho nenhuma célula em falência. E gostava de continuar a segui-la, para acompanhar o ritmo da degradação numa bateria mais antiga.
Ou seja, não vou ficar minimamente chateado se não ma trocarem. Pode não fazer sentido, mas é isso que sinto.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.