
Home Charger... Vale a pena?
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Home Charger... Vale a pena?
Olá a todos!
Quando fui falar com o vendedor sobre o Leaf, o vendedor disse-me que é aconselhável a instalação do Home Charger, mas custa ~1 300€!
Qual é a vossa opinião? Vale a pena instalar o Home Charger, ou mais vale adquirir o "cabo da avó", que custa ~600€?
Pelo que percebi a diferença são 4A, de 16A do Home Charger para 12A para o "cabo da avó".
Abraços,
Zé
Quando fui falar com o vendedor sobre o Leaf, o vendedor disse-me que é aconselhável a instalação do Home Charger, mas custa ~1 300€!
Qual é a vossa opinião? Vale a pena instalar o Home Charger, ou mais vale adquirir o "cabo da avó", que custa ~600€?
Pelo que percebi a diferença são 4A, de 16A do Home Charger para 12A para o "cabo da avó".
Abraços,
Zé
- mjr
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Re: Home Charger... Vale a pena?
Se tiveres possibilidade de instalar uma tomada CEE na garagem podes utiizar o cabo que vem com o carro, que carrega a 16A.
Podes ver aqui a minha instalação:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=7&t=1395
Podes ver aqui a minha instalação:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=7&t=1395
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Home Charger... Vale a pena?
Whow... thanks, não sabia que isso era possível.mjr Escreveu:Se tiveres possibilidade de instalar uma tomada CEE na garagem podes utiizar o cabo que vem com o carro, que carrega a 16A.
Podes ver aqui a minha instalação:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=7&t=1395
Mas agora fiquei ainda mais confuso... Então para que serve o Home Charger? Tem alguma mais valia relativamente a uma instalação de uma tomada CEE?
Abraços,
Zé
- mjr
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Re: Home Charger... Vale a pena?
Vantagens do Home Charger:
- Não é necessário retirar o cabo do carro sempre que se quer carregar em casa
- Verificação da compatibilidade da instalação eléctrica
Desvantagens:
-PREÇO!
Se estiveres à vontade com a tua instalação eléctrica então podes utilizar o carregador incluído com uma ficha CEE. Eu recomendo um cabo de 2,5mm^2 (4mm^2 se for uma distância grande, >20m, para minimizar as perdas no cabo) entre o quadro e a tomada CEE. De maneira temporária até podes utilizar um adaptador CEE para Schuko e utilizar uma tomada normal. Só não recomendo isto para instalações definitivas pois as tomadas schuko são muito menos robustas que as CEE.
- Não é necessário retirar o cabo do carro sempre que se quer carregar em casa
- Verificação da compatibilidade da instalação eléctrica
Desvantagens:
-PREÇO!
Se estiveres à vontade com a tua instalação eléctrica então podes utilizar o carregador incluído com uma ficha CEE. Eu recomendo um cabo de 2,5mm^2 (4mm^2 se for uma distância grande, >20m, para minimizar as perdas no cabo) entre o quadro e a tomada CEE. De maneira temporária até podes utilizar um adaptador CEE para Schuko e utilizar uma tomada normal. Só não recomendo isto para instalações definitivas pois as tomadas schuko são muito menos robustas que as CEE.
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Re: Home Charger... Vale a pena?
Peço desculpa, mas isso não é uma vantagem inerente ao Home Charger.mjr Escreveu:Vantagens do Home Charger:
- Verificação da compatibilidade da instalação eléctrica
Se se perceber de eletricidade ou se se chamar um eletricista para instalar a tomada CEE, há verificação da compatibilidade na mesma.
A única vantagem é mesmo não ter que tirar o cabo do carro para carregar e não ter que o arrumar quando se sai.
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Re: Home Charger... Vale a pena?
jfreire Escreveu:Whow... thanks, não sabia que isso era possível.mjr Escreveu:Se tiveres possibilidade de instalar uma tomada CEE na garagem podes utiizar o cabo que vem com o carro, que carrega a 16A.
Podes ver aqui a minha instalação:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=7&t=1395
Mas agora fiquei ainda mais confuso... Então para que serve o Home Charger? Tem alguma mais valia relativamente a uma instalação de uma tomada CEE?
Abraços,
Zé
Há uma outra razão que convém referir que é a de se tiveres uma garagem colectiva é obrigatório por lei ter aceitação por parte do condomínio em reunião onde se deve solicitar em tempo autorização para tal e para que aceitem é necessário que o ponto de carga seja instalado por entidade que ofereça garantia da instalação. Se mais tarde existir uma vistoria evita que se venha a ter problemas e além disso ficamos com a segurança de que, por falta de montagem executada por técnicos acreditados, não iniciamos um incêndio no prédio por a cablagem não estar conforme ou outra razão qualquer. É preciso não esquecer que o LEAF fica a puxar continuamente através do cabo eléctrico cerca de 3700 watts ou seja os tais 16 amperes o que corresponde mais ou menos a uma máquina de lavar roupa e meia no máximo do seu programa mais exigente.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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Re: Home Charger... Vale a pena?
Sim, isso é de facto um tema relevante.ruimegas Escreveu:jfreire Escreveu:Whow... thanks, não sabia que isso era possível.mjr Escreveu:Se tiveres possibilidade de instalar uma tomada CEE na garagem podes utiizar o cabo que vem com o carro, que carrega a 16A.
Podes ver aqui a minha instalação:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=7&t=1395
Mas agora fiquei ainda mais confuso... Então para que serve o Home Charger? Tem alguma mais valia relativamente a uma instalação de uma tomada CEE?
Abraços,
Zé
Há uma outra razão que convém referir que é a de se tiveres uma garagem colectiva é obrigatório por lei ter aceitação por parte do condomínio em reunião onde se deve solicitar em tempo autorização para tal e para que aceitem é necessário que o ponto de carga seja instalado por entidade que ofereça garantia da instalação. Se mais tarde existir uma vistoria evita que se venha a ter problemas e além disso ficamos com a segurança de que, por falta de montagem executada por técnicos acreditados, não iniciamos um incêndio no prédio por a cablagem não estar conforme ou outra razão qualquer. É preciso não esquecer que o LEAF fica a puxar continuamente através do cabo eléctrico cerca de 3700 watts ou seja os tais 16 amperes o que corresponde mais ou menos a uma máquina de lavar roupa e meia no máximo do seu programa mais exigente.
No entanto, caso se opte pelo "cabo da avó", continuam a existir esses problemas? É obrigatório uma certificação para uma instalação de 12A?
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Re: Home Charger... Vale a pena?
Mesmo com o cabo de 12A, se houver um incêndio também vão logo dizer que é porque a instalação não foi certificada. Em teoria, até a instalção de uma lâmpada tinha que ser feita por um eletricista certificado.
Como se uma certificação mudasse alguma coisa. O que conta é o material instalado, não a burocracia feita depois.
Este problema também só se põe a quem quer fazer a instalação em regime de "faça você mesmo". Se for chamado um eletricista com toda a papelada em dia para instalar uma tomada CEE também fica a instalação certificada.
O problema só se põe se for com o eletricista da esquina que não passa fatura nem tem a tal "qualificação" obtida pelos meios académicos tradicionais.
Isto já parece o que se anda a passar nos EUA. Por ser um carro querem logo todos tentar encher-se com certificações.
Se um tipo fizer uma instalação para a garagem e meter lá uma máquina de lavar roupa e uma de secar para poupar espaço no apartamento, já ultrapassa o consumo do Leaf e não há certificação obrigatória.
Nas garagens não é comum, mas tenho visto já em vários apartamentos pessoas que passam um cabo pra as águas furtadas e metem lá a máquina de lavar, de secar e a arca, para poder usar o espaço da máquina de lavar roupa na cozinha para a máquina de lavar louça, nos apartamentos mais antigos.
O que se passa nos EUA é que para instalar um daqueles ares condicionados monstruosos à americano para toda a casa numa casa com primeiro andar, que tem um consumo de de 4000 W e que funciona a 240V não é preciso certificação. Mas para o carregador do carro a 240V já é... Andam a tentar encher-se ao impor as certificações...
Como se uma certificação mudasse alguma coisa. O que conta é o material instalado, não a burocracia feita depois.
Este problema também só se põe a quem quer fazer a instalação em regime de "faça você mesmo". Se for chamado um eletricista com toda a papelada em dia para instalar uma tomada CEE também fica a instalação certificada.
O problema só se põe se for com o eletricista da esquina que não passa fatura nem tem a tal "qualificação" obtida pelos meios académicos tradicionais.
Isto já parece o que se anda a passar nos EUA. Por ser um carro querem logo todos tentar encher-se com certificações.
Se um tipo fizer uma instalação para a garagem e meter lá uma máquina de lavar roupa e uma de secar para poupar espaço no apartamento, já ultrapassa o consumo do Leaf e não há certificação obrigatória.
Nas garagens não é comum, mas tenho visto já em vários apartamentos pessoas que passam um cabo pra as águas furtadas e metem lá a máquina de lavar, de secar e a arca, para poder usar o espaço da máquina de lavar roupa na cozinha para a máquina de lavar louça, nos apartamentos mais antigos.
O que se passa nos EUA é que para instalar um daqueles ares condicionados monstruosos à americano para toda a casa numa casa com primeiro andar, que tem um consumo de de 4000 W e que funciona a 240V não é preciso certificação. Mas para o carregador do carro a 240V já é... Andam a tentar encher-se ao impor as certificações...
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Re: Home Charger... Vale a pena?
Na minha instalação, incluí um descarregador de sobretensões. Penso que o Home Charger também inclui.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
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Re: Home Charger... Vale a pena?
A solução mais racional é mesmo instalar uma ficha CEE, com um disjuntor e 2 descarregadores de sobretensão (ou um Bipolar).
Se for feito por um eletricista certificado, também não têm problemas com o condomínio.
Atenção que porque acontece mais vezes do que se espera uma falha de Neutro, e por isso também convém ter descarregadores no neutro para se estar protegido.
Na minha casa já aconteceu o cabo do Neutro derreter a ponta na "Caixa de Portinhola" (de fusíveis) da EDP e ficar com o Neutro no ar e a Fase ligada.
E teve que ficar assim 7 horas até vir o piquete da EDP uma vez que eles metem uma fechadura deles na caixa e não nos dão nenhuma chave.
Se for feito por um eletricista certificado, também não têm problemas com o condomínio.
Atenção que porque acontece mais vezes do que se espera uma falha de Neutro, e por isso também convém ter descarregadores no neutro para se estar protegido.
Na minha casa já aconteceu o cabo do Neutro derreter a ponta na "Caixa de Portinhola" (de fusíveis) da EDP e ficar com o Neutro no ar e a Fase ligada.
E teve que ficar assim 7 horas até vir o piquete da EDP uma vez que eles metem uma fechadura deles na caixa e não nos dão nenhuma chave.