Sinceros agradecimentos a TODOS!
Comunidade voluntária e muito prestável (faz-me lembrar a mailing list de um grupo de utilizadores Macintosh há 20 anos). Muita generosidade, tentativa e resolução de problemas dos utilizadores completamente despendida, simplesmente o que importava era ajudar.
Bem hajam !
Vou-vos massacrar ainda mais um pouco
Quando há uns meses vi o Leaf (bateria de 24) aqui num stand fiquei curioso e foi lá ver, perguntar, e as pessoas foram tão simpáticas que me deixaram trazer o carro de demonstração num fim de semana.
Fiquei ENCANTADO com a tecnologia. O negócio não se concretizou por muito pouco.
Com o BMW i3 fiquei APAIXONADO. Cada um tem as suas preferências, os seus gostos. Para mim o carro é único !
É um negócio que embora tenha algo de racional (ou não estaria aqui a perguntar se face a alguns condicionantes o preço é bom) tem muito, muito de paixão. É uma compra de impulso.
Penso que está definido porque não comprei o Leaf e estou com as vistas todas para o BMW.
No BMW seduz-me tudo, mais uma coisa que para muitos será despicienda, a altura dos bancos, o nível que vamos em relação aos outros. Tenho um Seat Cordova Vário e parece que vamos no chão, à semelhança do Leaf e tenho um Opel Meriva onde vamos como no BMW i3. Gosto desta posição mais alta e a mulher já não se consegue habituar ao Seat.
Ontem vinha a pensar nos extras e nas coisas que podem encarecer o carro que sendo fundamentais para uns, para outros não fazem tanto sentido.
Ontem vinha a pensar nisso, dadas as mensagens aqui dos posts. O meu Meriva tem todas os extras. Comandos no volante, rádio, GPS, ar condicionado automático, ajudas ao estacionamento, ..., ...., ...
Não as utilizo ! ou muito pouco ! Mudar de estação, no comando do rádio, mais alto/baixo no comando do rádio, ar condicionado meia dúzia de vezes, controlo de velocidade uma única vez para experimentar ! Ou seja não tiro partido de tanto equipamento que o carro tem.
Daí ter perguntado por algumas coisas sobre o carregamento rápido e outros. O BMW i3 na Alemanha com as baterias de 96 Ah fica com os impostos em 36.150 euros.
https://www.bmw.de/de/neufahrzeuge/bmw- ... ml#katalog
É mais caro que este BMW com a oferta dos 3000 em equipamento.
O que acontece, segundo o vendedor é que na rede nacional da BMW e só este que existe! Todos os outros estão mais equipados e com outros acabamentos e são muito mais caros.
No entanto face ao acima também entendo que é caro. Posso ir à Alemanha e ficar com um carro melhor por menos.
É neste equilibrio que não sei o que será um bom negócio. Claro que sendo unidade única se alguém o comprar fica resolvido. Terei de esperar pela nova bateria. Mas se fechar este negócio o que entendem por razoável ? O carro na Alemanha custa 34.950 euros !
Tenho seguido com muito agrado dos diários de bordo. Assim quero perguntar mais algumas coisas.
Num carro (BMW i3) sem carregamento rápido carrega-se em casa com o sabonete dado pela BMW. Se for outro quantos Amperes suporta ? Tempos de carregamento ?
Quando vai do Porto ou Lisboa à Batalha, por exemplo, se for sem carregamento rápido, há a possibilidade de carregar nos postos publico (semi-rápidos ?) e como se processo esse carregamento ? É com o sabonete ou com outro cabo ? Quanto tempo demora ?
Claro que aqui em São Miguel não existe qualquer tipo de carregamento público. A Nissan tem lá um equipamento que penso que carrega com o cabo (Mennekes ? ) -que não é o do sabonete- a 32A.
Mas, se um dia regressar ao Continente, o que se pode contar, digamos de uma viagem de Amarante à Batalha ?
Obrigado pela paciência.
Cumprimentos
Manuel Silva