mjr Escreveu:As do Leaf são mais sensíveis à temperatura que o representado (a nível de degradação, não em segurança!), há uma enorme quantidade de evidências sobre isso. Mesmo a baixas temperaturas a degradação continua sempre a baixar pois o LBC protege contra o efeito de deposição de Lítio no ánodo (limitando a corrente de carga a temperaturas baixas, mesmo quando a tensão permitiria correntes mais altas).
Pois... cenário artificializado pelo LBC para o consumidor e que, por certo, ajuda a reforçar esse mito urbano de que " Quanto mais fria melhor"...
Erro quiçá intencionalmente induzido pela concorrência industrial e que, associado ao conhecimento referencial que havia da primeira química, as LCO, ainda hoje utilizadas em Teslas (Roadster, por ex), mas devidamente antecipada a sua sensibilidade à temperatura, através do adequado (sobre)dimensionamento em capacidade e inclusão de sistemas de refrigeração (nos Teslas, nomeadamente), fez desenvolver o ceticismo sobre as mais modernas químicas LMO e NMC , sem sistemas de refrigeração e utilizadas, nomeadamente, nos Leaf e alguns clones...
Aqui fica um quadro de sensibilidades, desta feita para o lado das temperaturas elevadas,o outro extremo do problema (de que pode resultar a destruição da 1ª camada de SEI e a decomposição prematura do cátodo) que parece preocupar mais quem vive em países mais quentes , como o nosso, e achar que tudo se resolveria baixando a temperatura, das várias químicas, dos nossos dias... E não vamos entrar sequer no mundo quase "secreto" dos aditivos que cada produtor de baterias injeta na química base para " camuflar" os efeitos das químicas de referência, seja abaixo dos 15C, seja acima dos 50C... Isso seria abrir a caixa de pandora...!!
Mantenhamo-nos pois no intervalo adequado definido para as químicas base, sem aditivos, e o consumidor poderá desfrutar com tranquilidade da sua bateria sem passar o tempo a achar que se tivesse um sistema de refrigeração, como a marca "X", do vizinho, usa , estaria no Céu...!
"Alternative Lithium cathode chemistries
Lithium Cobalt Oxide was the first material used for the cathodes in Lithium secondary cells but safety concerns were raised for two reasons. The onset of chemical breakdown is at a relatively low temperature and when the cathode breaks down, prodigious amounts of energy are released. For that reason alternative cathode materials have been developed. The diagram below shows the breakdown characteristics of several alternative cathode materials. "
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http://i63.tinypic.com/magvx0.jpg[/img]
Fonte:http://www.mpoweruk.com/lithium_failures.htm#lifetime
E a propósito de evidência lusitanas, em químicas diferenciadas, pelo menos em aditivos, do mk1 e mk2, aqui ficam os meus resultados (mk2) e, devidamente referenciados e os do VETL (mk1), que ele fez o favor de publicar nos seeu DB...
O meu Mk2:
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http://i67.tinypic.com/15re97k.jpg[/img]
O mk1 do VETL, consultável em
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... start=1130:
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http://i66.tinypic.com/2z6fnh0.jpg[/img]
Poderse-á concluir como evidente, a degradação da temperatura nas nossas baterias, e cujos valores médios se situaram no intervalo recomendado?! Valerá o investimento em dinheiro, tempo e emoções, que alguns de nós pretendem investir, a " corrigir" o aparente "erro" ou "esperteza comercial" das marcas, e conceber sistemas de refrigeração de baterias para aqueles VE que não as trouxeram de origem, como os Leaf..?! Eu, com estas evidências, e continuando a viver em Portugal, não vou dar para esse peditório, em definitivo!
